quarta-feira, 23 de março de 2016

Gestora Regional de Educação recebe comissão de estudantes do CE Graça Aranha

Texto: Cida Marconcine

Comissão de estudantes do CE Graça Aranha, na UREI
Foto: Cida Marconcine
Uma comissão de estudantes do Centro de Ensino Graça Aranha, escola localizada no Centro de Imperatriz, foi recebida ontem (22), pela gestora Regional de Educação de Imperatriz, professora Dra. Orleane Santana. Na reunião, que aconteceu na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), participou também a diretora Regional de Educação, professora Suelly Leal.

Na oportunidade, foi apresentada uma pauta de reivindicações tais como a questão da limpeza das salas de aula, falta de dois professores, entre outras questões relacionadas ao bom andamento da escola. A gestora ouviu atentamente as reivindicações dos estudantes, pontuou que algumas das questões levantadas, a própria gestão escolar e o colegiado podem ter os mecanismos possíveis para as soluções.
Estudantes do CE Graça Aranha abrem diálogo com a gestora e diretora da
URE de Imperatriz - Foto: Cida Marconcine
“O Colegiado representa toda a comunidade escolar: os pais, alunos, funcionários da escola e professores. Geralmente quando o colegiado tem uma atuação efetiva, esses problemas inerentes de uma escola são resolvidos na pauta de prioridades. Vejam que grande parte das questões que vocês relatam aqui poderia ser resolvida na própria escola”, destaca a diretora Regional, professora Suelly Leal.  “Problemáticas como limpeza, a capina do mato, zelo pelos banheiros e até adaptação de portas para deficientes físicos, limpeza de ar condicionado e goteiras são responsabilidades da gestão escolar. É o gestor da escola quem precisa identificar esses problemas e resolvê-los, através de repasses que a escola recebe durante o ano letivo”, explica a gestora Regional de Educação, professora Orleane
 “Agora no próximo mês, acontecerão eleições para escolha de novos membros do Colegiado Escolar, em todas as escolas estaduais. Por isso, é muito importante a participação de vocês neste processo democrático, para que possam escolher estes novos representantes e até, quem sabe um de vocês sair candidato no segmento aluno. A comunidade escolar precisa estar representada e participar das discussões, na busca de soluções para os problemas da escola”, explica a gestora da UREI, professora Orleane Santana.
A gestora de Educação disse ainda que outros problemas relatados já se encontram em fase de resolução, como licitação para compra de mais carteiras escolares, lotação em breve dos professores aprovados no último concurso público, assim como contratação de outros professores caso seja necessário, negociação em andamento entre o Governo do Estado e a empresa terceirizada para pagamento atrasado de ASG e vigilantes, responsáveis pela limpeza e segurança nas escolas e também as negociações entre o Governo e o Sindicato dos Professores (Sinproesemma) sobre o reajuste salarial dos professores.
"Vocês podem mudar a escola, a comunidade, a cidade e até o país,
através do protagonismo juvenil", disse a gestora Regional de Educação
de Imperatriz, profª Orleane Santana
Foto: Cida Marconcine

A gestora da UREI elogiou a ação dos alunos, de se organizarem e saírem na busca de seus direitos, destacando a importância desta participação e envolvimento nas questões da escola, como forma de exercer o protagonismo juvenil. “Parabéns a cada um de vocês pela iniciativa que tiveram. Fico pensando o quanto seria bom se todos os jovens estudantes fossem assim, participativos e ativos. Saber os seus direitos e deveres, cumprirem esses deveres e reivindicar seus direitos para que eles possam ser assegurados. Só assim vocês terão condições de mudar sua escola, mudar sua comunidade, sua cidade e mudar até o seu país, através do protagonismo juvenil. Façam isso sempre, mas na base do diálogo, que é o melhor caminho que existe”, finalizou a professora Orleane Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário