sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Realização do 2º Simulado Mais Ideb acontece com êxito na URE de Imperatriz


Aluna do CE Governador Archer durante a realização do 2º Simulado Mais Ideb
As escolas da Rede Estadual do Maranhão participaram nesta quinta (31), do 2º Simulado Mais Ideb, atividade que visa avaliar as habilidades de leitura, interpretação textual e resolução de problemas com base na Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática para todas as séries. O simulado também serve como preparo para o Enem e Prova Brasil, uma vez que os professores estão empenhados não só durante a aplicação da avaliação, mas na correção das questões em sala, na elaboração de itens e resolução com os alunos. O 1º Simulado foi aplicado em 13 de Junho e o 3º acontecerá em 28 de Setembro.

Diretora Regional de Educação, professora Suely Leal, em visita
 a aplicação do Simulado no CE Delahê Fiquene
“Esta ação faz parte do Plano Mais Ideb, do Governo do Maranhão, com o intuito de melhorar a qualidade da educação no Estado, de forma a melhorar também os índices da Educação Básica. O Simulado é apenas uma das ações que mostra o real compromisso do Governo do Estado com a melhoria dos índices na aprendizagem", afirma a gestora Regional de Educação, Profª Drª Orleane Santana. "Muito bom ver alunos empenhados na resolução deste 2º Simulado Mais Ideb, com foco no envolvimento, na melhoria e elevação dos índices educacionais", destaca a diretora Regional de Educação, professora Suely Leal, que acompanhou de perto a aplicação das avaliações para todos os alunos da Rede Pública Estadual.

 Equipe de Professores e técnicos da UREI preparados para mais um Simuladão
"No Centro de Ensino Amaral Raposo tivemos o privilégio de contarmos com cerca de 95% de frequência dos nossos alunos na realização do segundo Simulado Mais Ideb", conta com satisfação o gestor escolar, professor Edmilson Noleto de Sousa. No Centro de Ensino Parsondas de Carvalho, no município de Sítio Novo, a realização do Simulado Mais Ideb contou com 98% de freqüência dos alunos, de acordo com informação do gestor escolar, professor Jean Carvalho. Alegria que também quem a gestora escolar do CE Fortunato Moreira Neto (Porto Franco) professora Maria de Jesus Sousa Santos: “Tivemos 96% só no turno matutino, por exemplo. A nossa felicidade é grande em saber que nossos esforços não estão sendo em vão”, finaliza a gestora.
A aluna Fernanda Carvalho Lima de Aguiar, 1ª Série do Ensino Médio do Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto, município de Porto Franco, ressalta sua satisfação em participar do 2º Simulado Mais Ideb. "Foi um dia muito significativo para nós alunos. Eu me sinto lisonjeada em participar, porque é uma oportunidade de enriquecer ainda mais o meu aprendizado. A direção, os professores e o Governo do Estado estão nos apoiando, nos dando oportunidades de termos aulas de reforços que atribuirão a nós mais conhecimento e capacidade de responder as questões no Simuladão. E com esse apoio acredito que conseguiremos atingir as metas desejadas", reforça a aluna.
Para o professor de Filosofia, Ricardo Coelho da Silva, do Centro de Ensino Caminho Do Futuro, do bairro Vila Nova, em Imperatriz, o Simulado Mais Ideb é uma ação muito importante para a vida do estudante. "São vários os fatores para que os alunos tenham bom proveito no Simulado. Investir em Matemática e Língua Portuguesa é essencial, porque são disciplinas fundamentais para o bom preparo deles, principalmente ao se levar em conta a Prova Brasil. É importante que eles desenvolvam essas habilidades, no sentido de se prepararem melhor para enfrentar esse desafio. Então acreditamos pela adesão maciça da escola que eles terão bons resultados na Prova Brasil e no Enem, que se aproximam", esclarece o professor. A professora de Língua Portuguesa Dorinalva de Oliveira Costa, do CE Fortunato Moreira Neto (Porto Franco), também destaca a importância do Dia D do Simulado Mais Ideb e dos Aulões aos sábados: "O dia do Simulado é muito especial porque os alunos colocam em prática o que foi trabalhado durante as aulas, principalmente nos Aulões nos sábados. O que eu percebi é que os alunos estão tendo um bom desempenho e é isso é o que se espera agora nos resultados do 2º Simulado Mais Ideb. A escola como um todo esteve envolvida nesse processo, com a missão de alavancar os nossos índices, de melhorar os nossos indicadores no Ideb", finaliza ela.
O Comitê Mais Ideb, na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), é formado pelas professoras Leila Lopes Pereira e Aurenir Terto, que estão à frente em todas as ações necessárias para que o Plano Mais Ideb obtenha resultados positivos na Regional de Imperatriz. "O simulado é apenas uma das ações do Plano Mais Ideb, que tem como objetivo principal elevar a proficiência dos alunos no Ensino Médio em toda a Rede Estadual de Ensino, tendo em vista a realização da Prova Brasil, que é uma avaliação externa que nivela os estudantes de acordo com a escala de proficiência. Pautado nisso, o Governo do Estado tem desenvolvido algumas ações como formações de professores, principalmente das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, elaboração de Cadernos com orientações curriculares para estarem subsidiando o trabalho pedagógico dentro das escolas, os Aulões aos sábados e a realização dos simulados, que são ações que complementam esse trabalho na busca de elevar os índices da Educação Básica no Maranhão", esclarece a professora Aurenir Terto.

2º Simulado em números na URE de Imperatriz

* 15 Municípios
* 5.853 alunos (3º ano do Ensino Médio)
* 24.047 alunos (total)
* 685 turmas
* 50 Centros de Ensino
* 1417 professores
* 4 Técnicos Pedagógicos

Texto: Cida Marconcine (UREI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário