terça-feira, 2 de dezembro de 2025

IEMA Pleno Imperatriz conquista 1º lugar na Mostra “Maranhão na Trilha da Paz”


O Projeto “Círculos em Ação: Semeando a Paz, Colhendo o Respeito” alcança a maior pontuação da rede estadual e reforça o protagonismo da escola na promoção da cultura de paz...

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Pleno de Imperatriz conquistou o primeiro lugar na 1ª Mostra de Ciências e Inclusão – Maranhão na Trilha da Paz , promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). O resultado foi oficializado no documento publicado pela Comissão Organizadora da Mostra, datado de 28 de novembro de 2025.

A proposta vencedora, intitulada “Círculos em Ação: Semeando a Paz, Colhendo o Respeito” , foi desenvolvida pelo professor Rafael Pereira Duarte e alcançou 119,85 pontos , a maior pontuação entre todas as escolas participantes da rede estadual. O projeto se destacou por práticas pedagógicas articuladas e metodologias restaurativas para promover a cultura de paz no ambiente escolar.

O projeto do IEMA Pleno de Imperatriz baseia-se na implementação de círculos restaurativos , estratégia que aproxima estudantes, professores e comunidade escolar para dialogar sobre conflitos, estimular a empatia e fortalecer laços sociais. A iniciativa também contempla atividades de mediação, produção científica e ações coletivas voltadas à convivência saudável.

Segundo o edital, a avaliação consiste tanto na proposta escrita quanto no acompanhamento presencial durante as apresentações realizadas nos dias 19, 25 e 26 de novembro, etapa em que o projeto apresentou forte impacto pedagógico e social.

Reconhecimento Estadual

A Mostra premiou quatro instituições da rede estadual, mas o IEMA Pleno Imperatriz se destacou liderando a classificação geral, à frente do Lago dos Rodrigues, Barra do Corda e Itapecuru Mirim.

Além do reconhecimento público, o projeto receberá certificação e fará parte do conjunto de práticas pedagógicas valorizadas pelo Estado.

Importância da Conquista

Em um contexto de debates sobre convivência escolar, violência simbólica e práticas restaurativas, o resultado evidencia a capacidade da instituição de transformar pesquisa e ciência em ações concretas de impacto social.

De acordo com o edital, as orientações complementares e procedimentos administrativos serão indicados às equipes das escolas vencedoras.

 

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