quarta-feira, 22 de outubro de 2014

CE DELAHÊ FIQUENE: 30 anos de existência - resignificando sua história

Momento Cívico, com as diretoras ao fundo:
Dalvanir Mota e Silda Maria
Textos e Fotos: Cida Marconcine

O Centro de Ensino Delahê Fiquene, da Rede Estadual de Ensino de Imperatriz, esteve no dia 22 de agosto comemorando, junto à comunidade escolar, 30 anos de sucesso e trabalho em prol de uma educação de qualidade em nossa cidade. 


Leitura Bíblica, pela gestora Dalvanir Mota


Durante toda a manhã, as gestoras Dalvanir Mota (geral) e Silda Maria (adjunta) receberam com muito carinho os convidados especiais para a grande festa: alunos, professores, coordenadores, ex-diretoras Maria de Jesus Rios (Foi a primeira diretora, ainda quando a escola era municipal, no ano de 1984) e Maria das Graças Silva, ex-alunos, o Gestor Regional de Educação de Imperatriz, Agostinho Noleto, a Diretora de Educação de Imperatriz, Wilma Bandeira, a coordenadora pedagógica da UREI, Rai de Sá, a professora Cida Marconcine (Departamento Pedagógico UREI), entre outros presentes.

Ex-diretoras do CE Delahê Fiquene, presente à mesa,
com Agostinho Noleto, gestor Regional de Educação
A solenidade teve início com a entrada das bandeiras do Brasil, do Maranhão, de Imperatriz e da escola, em seguida o Hino Nacional foi cantado por todos os presentes. 

Após isso, foi formada a mesa, marcada pela fala de um ex-aluno, ex-diretoras (Maria das Graças e Maria de Jesus), professores, que de forma emocionada relembraram o percurso que a escola trilhou até os dias atuais, com luta, superando as dificuldades e se mantendo firme na construção de uma educação voltada para a formação de cidadão em nossa cidade.

Cida Marconcine, Wilma Bandeira e Rai de Sá,
  representantes da UREI, presentes ao evento

A gestora geral, Dalvanir Mota, sabiamente fez uso da palavra, fazendo uma leitura bíblica e dando as boas-vindas a todos.

Alunos e professores realizando homenagens na escola
Após a mesa ser desfeita, houve muitas apresentações de música, poesias, paródias e outras homenagens feitas por alunos e alunas da escola. Em paralelo, uma exposição de fotografias que remontou todo o percurso histórico do CE Delahê Fiquene.


Culminância de Projeto 

No dia 14 de outubro, aconteceu a culminância do projeto "CE DELAHÊ FIQUENE: 30 anos de existência, resignificando sua história e projetando seu futuro", com a presença e participação de toda a comunidade escolar do CE Delahê Fiquene, onde alunos e professores apresentaram o resultado de pesquisas realizadas na escola, com destaque para um livro que foi escrito mostrando através de fotografias todo o percurso histórico da escola Delahê Fiquene. 

Giseuda Costa, técnica UREI
Foto: Divulgação

A técnica Giseuda Costa (Pedagógico UREI) esteve presente prestigiando e conferindo de perto todas as produções e exposições sobre a escola Delahê Fiquene.


Protagonistas da própria história

Foto: Divulgação UREI/Giseuda Costa
"O Centro de Ensino Delahê Fiquene é uma escola localizada no bairro Vila Lobão, rua Duque de Caxias, Imperatriz (MA), foi fundada em 16 de Julho de 1984, da gestão do então prefeito José de Ribamar Fiquene. Estes 30 anos de história englobam a vida escolar de muitos alunos e grande parte deles relata ter boas lembranças dos anos que estudaram nesta instituição. Muitas experiências construtivas foram proporcionadas. Muitos eventos socio-culturais foram realizados. Alunos saíram, alunos ingressaram e foi assim que a escola Delahê Fiquene manteve o ciclo que sempre será mantido, pois as crianças e os adolescentes do passado são pais e mães hoje, que também acompanham seus filhos estudarem numa escola que um dia foi deles" (parte de texto exposto na escola).

Nenhum comentário:

Postar um comentário