terça-feira, 21 de outubro de 2014

SALIMP 2014: Resultado do V Concurso de Desenhos Afros

Texto e fotos: Cida Marconcine

Com o tema "Copa 2014 no Brasil da Diversidade Étnica e Cultural x Desigualdades Raciais, aconteceu durante o 12º Salimp (Salão do Livro de Imperatriz),  o V Concurso de Desenhos Afros, que é organizado pela Ceiri (Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz)/UREI (Unidade Regional de Educação de Imperatriz). 

Eró Cunha, com competência e encanto,
direcionou os trabalhos durante a premiação

O concurso tem como objetivos valorizar a diversidade histórico-cultural  do Brasil,  reconhecendo, também, as desigualdades raciais existentes no país e possibilitar o desenvolvimento de habilidades, competências  relacionadas à linguagem visual (Artes Plásticas - pinturas, ilustrações, desenhos). 

Os desenhos são de autoria de estudantes de escolas públicas estaduais (Ensino Médio). Este ano, 30 desenhos foram inscritos, com a participação direta das escolas CE Mourão Rangel, CE Graça Aranha, CE Urbano Rocha, CM Tiradentes II, CE Estado de Goias, CE Edison Lobão, CE Nascimento de Moraes, CE Raimundo Soares da Cunha, CE Delahê Fiquene, CE Vespasiano Ramos, CE União e CE Newton Barjonas Lobão (Caic).


Banda Polivalente (alunos do CE Nascimento de Moraes) fizeram
a abertura do evento tocando várias músicas
De 03 a 09/10 os desenhos estiveram expostos no Centro de Convenções de Imperatriz,e disponíveis para visitação e votação, das 10h às 22h. Os critérios para a escolha dos melhores desenhos, que aconteceu por voto popular dos visitantes à exposição, foram criatividade, originalidade e coerência com o tema. 

No dia 10/10, às 16 horas, na Arena Multicultural, aconteceu a divulgação dos mais votados, com a premiação de 1° ao 4º lugar (troféus) e  5º lugar (certificado de participação).

Integrantes da Ceiri (Doralice Mota, Giseuda Costa,
Eró Cunha e Maria Luisa), responsáveis pelo
 Concurso de Desenhos Afros
O evento contou com uma votação direta do público, tendo um total de 4.117 votantes, tendo como colaboradores a Academia Imperatrizense de Letra, a Unidade Regional de Educação de Imperatriz, Agostinho Noleto (Gestor Regional de Educação de Imperatriz), Marcelo Aquino (Romy Placas), SEMED - Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI), Tonneves (Artista plástico de Imperatriz) e escolas participantes e seus respectivos gestores/as, coordenadores/as, estudantes desenhistas e professores/as orientadores/as. 

Agostinho Noleto, Eró Cunha, Edna Ventura e Francisca Parente,
em momento descontraído após o evento
Segundo as coordenadoras da Ceiri, "O envolvimento das escolas e de todos os visitantes, somada à beleza e  qualidade dos trabalhos dos estudantes, fez com que o estande dos desenhos afros se tornasse uma grande atração no 12º Salimp". A Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz agradece o envolvimento de todos e de todas no V Concurso de Desenhos Afros: Copa 2014 no Brasil da Diversidade Étnica e Cultural x Desigualdades Raciais.


RESULTADO DO CONCURSO

5° Lugar: CE Newton Barjonas Lobão

Aluno José Eduardo Amâncio Gomes (2º ano/vesp), ao lado do prof. Mattos, recebe
premiação de 5º Lugar das mãos de Maria Luisa (Ceiri) 

4° Lugar: CE Graça Aranha

Aluna Safira Norane (3º ano/mat.), ao lado da gestora Marizeth Leite, recebe premiação
de 4º Lugar das mãos de Doralice Mota (Ceiri)

3° Lugar: CE Nascimento de Moraes

Aluna Gabrielle de Carvalho Moreira Gomes(1º ano/mat.), ao lado da gestora adjunta
Francisca Parente recebe premiação de 3º Lugar das mãos da presidente da AIL, Edna Ventura
2° Lugar: Colégio Militar Tiradentes

Aluno Daniel Pereira Monteiro (3º ano/vesp.) , ao lado da gestora adjunta Zoraima Soares
recebe premiação de 2º Lugar, das mãos de Giseuda Costa (Ceiri)
1° Lugar: CE Raimundo Soares da Cunha

Aluno Israel Costa de Lima Castro (1º ano/mat.), recebendo das mãos do gestor
Regional de Educação, Agostinho Noleto, a premiação de 1º Lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário