terça-feira, 22 de março de 2016

Gestores Escolares da URE de Imperatriz participam de formação sobre Colegiado Escolar

Texto: Cida Marconcine
Gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula, durante a
                               formação de gestores - Foto: Cida Marconcine

Aconteceu no dia 17/03, mais uma formação continuada, na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), no auditório do Centro de Formação de Professores, tendo como público-alvo a equipe gestora das escolas e como tema “Colegiado Escolar: um instrumento eficaz de gestão democrática”. A formação continuada de gestores escolares faz parte do Eixo Gestão Educacional/do Programa Escola Digna, do Governo do Maranhão.
Com objetivos de fortalecer a implementação do Colegiado Escolar, analisar a sua prática e refletir sobre o processo de participação em uma gestão democrática, várias atividades foram realizadas durante a formação: estudo de textos, reflexões, oficinas de conhecimento em grupos, plenárias e palestra como fundamentação teórica. “Este foi um momento de construção coletiva necessária e com resultados muito positivos sobre a temática em estudos, que é o colegiado escolar”, explica a coordenadora pedagógica da UREI, professora Ivetilde Nascimento Delgado Mota.

Gestores escolares, durante formação no auditório da UREI
                            Foto: Cida Marconcine

A palestra sobre Colegiado Escolar: Fundamentação teórico reflexiva teve à frente as professoras formadoras da UREI, Raimunda Maria Barbosa de Sá e Antonia Márcia Meireles Ramos, que fizeram um resgate da história dos colegiados, a legislação que ampara a criação e a atuação dos colegiados nas escolas.
Durante esta formação, os gestores também puderam elaborar o cronograma de atividades para efetivação das etapas do processo de eleição do Colegiado Escolar, enfatizando ações pertinentes à mobilização da comunidade escolar, realização de  Assembleia Geral, apresentação e homologação das candidaturas, campanha eleitoral e Eleição do Colegiado Escolar, processo que acontecerá de 23/03 a 26/04, em todas as escolas da rede pública estadual.

Gestores participam de atividades em grupo
                      Foto: Cida Marconcine

“Fico muito satisfeita pela motivação e envolvimento de todos os gestores escolares de nossa Regional de Educação, porque tenho a certeza de que todas as informações e conhecimentos adquiridos durante esta formação farão a diferença no trabalho desenvolvido nas escolas. É isso que queremos e é isso que precisamos. A educação precisa ser vista com outro olhar, para que as mudanças realmente aconteçam”, finaliza a gestora Regional de Educação de Imperatriz, professora Rosyjane Paula.

CRONOGRAMA DO PROCESSO DE ELEIÇÃO
DO COLEGIADO ESCOLAR

1)                 Mobilização da comunidade escolar: 23 a 31/03
2)                 Assembleia Geral: 01/04
3)                 Apresentação e homologação das candidaturas: 08/04
4)                 Campanha eleitoral: 11 a 25/04
5)                 Eleição do Colegiado Escolar: 26/04

Colegiado Escolar
É um órgão constituído de representantes de diversos segmentos da comunidade (pais, alunos, professores e demais servidores), que tem por objetivo participar nas decisões da escola, no âmbito administrativo, político-pedagógico e financeiro. É um instrumento de democratização das decisões, representa espaço de participação, discussão e negociação de demandas educacionais e construção da cidadania participativa nas escolas. A última eleição para os representantes do Colegiado Escolar na rede pública estadual aconteceu em 17/08/2012.

Um comentário:

  1. olá Cida!!!! tem como disponibilizar o manual do colegiado por e-mail?

    ResponderExcluir