segunda-feira, 5 de novembro de 2012

III Projeto Curta Imagem Negra - PROCINE

Texto: Eró Cunha e Cida Marconcine
Estudantes aguardam o início das exibições na frente do Teatro Ferreira Gullar

Foi realizada dia 05/11, no período da manhã, no Teatro Ferreira Gullar, a culminância do III Projeto Curta Imagem Negra - PROCINE, desenvolvido pela comunidade escolar do CE Edison Lobão, tendo a coordenação da educadora Eró Cunha, que também foi a apresentadora do evento, esbanjando talento e carisma a manhã toda.

Eró Cunha, coordenadora e apresentadora do projeto de Curtas

Foram inscritos mais de 18 curtas-metragens, que passaram por uma prévia, sendo que destes foram exibidos 12 no Teatro Ferreira Gullar.

O III Projeto Curta Imagem Negra é um festival de filmes de no máximo 6 minutos de duração, produzidos pelos estudantes do Ensino Médio do Centro de Ensino Edison Lobão, que fica localizado no Parque Anhanguera (Imperatriz - MA). Os trabalhos foram orientados por professores da escola, tendo a coordenação geral de Eró Cunha.

O PROCINE tem como objetivo utilizar a linguagem cinematográfica para fortalecer o trabalho com a Lei 10.639/2003 (História e Cultura Afro-Brasileira e Africana) desenvolvida, interdisciplinarmente dentro da escola estadual Edison Lobão, no intuito de promover e disseminar uma educação anti-racista.

Teatro lotado de jovens talentos do CE Edison Lobão

O Teatro como sempre ficou lotado, não só de público, mas de criatividade e talento. Muitos jovens eufóricos e orgulhosos por verem suas produções sendo exibidas na grande tela do Teatro Ferreira Gullar. 

Eró Cunha ao lados dos troféus, antes do resultado

O corpo de jurados teve dificuldades em escolher os 3 melhores curtas, cujo resultado ficou assim:

1º lugar: "O dia-a-dia da Umbanda", alunos do 2º ano B (matutino)
2º lugar: "Replay, a vida no clic diferente", alunos do 2º ano (matutino)
3º lugar: "O amor não tem cor", alunos do 3º ano (matutino)

Eró Cunha, a professora Cristiane, o artista Meketrefi e os ganhadores do 1º lugar

Eró Cunha e a coordenadora Telma, com os ganhadores do 2º lugar

Eró Cunha e Edna Ventura (AIL) com os ganhadores do 3º lugar

Além de troféus, os finalistas ganharam kits de livros e revistas da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) e cópias do curta-metragem SOS Bairro da Caema, doadas pelo Núcleo Imperatrizense de Cinema Experimental (NICE).

Durante o evento, a animação ficou por conta do grande artista e humorista Meketrefi, que com seu jeito descontraído em contar "causos" fez toda a platéia literalmente chorar de rir.

O artista Meketrefi também teve seu brilho garantido

Um comentário: