quinta-feira, 7 de abril de 2016

Inscrições abertas para o Parlamento Jovem Brasileiro 2016

http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem

Alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares, com idade entre 16 e 22 anos, já podem se inscrever para participar do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2016, programa que simula uma jornada parlamentar de jovens estudantes na Câmara dos Deputados, em Brasília.

 Os interessados têm que estar matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.

Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição no endereço eletrônico da Câmara Federal (http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem); imprimir e enviar junto com toda a documentação necessária à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Além disso, o estudante deve elaborar um projeto de lei de sua autoria propondo mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional.

Os documentos devem ser entregues nas sedes das Unidades Regionais de Educação da Seduc, até 10 de junho, ou enviados via Sedex/Correios à Coordenação Estadual do PJB, na Rua Edmundo Calheiros, nº5, Qd.45, CEP 65.076-390, destinado aos cuidados da Coordenadora Estadual do PJB 2016, Prof.ª Rose de Carvalho. Quem optar em enviar para o e-mail (pjb2016.seducma@gmail.com), precisa assinar e digitalizar a documentação.

Promovido pela Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação, o PJB tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, com diplomação, posse e exercício do mandato. Em paralelo a isso, o programa também visa estimular nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular.

A edição 2016 será realizada de 26 a 30 de setembro, nas dependências do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), nos plenários de comissões e no plenário Ulysses Guimarães.

No Maranhão, além da adesão da administração central da Seduc, as 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do estado também aderiam com o compromisso de estimular a participação dos estudantes da rede.

 PROJETOS

Nesta edição do PJB, 78 projetos serão selecionados. O número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. O Maranhão, que tem 18  deputados na Casa, poderá participar com 12 Projetos de Lei elaborados pelos estudantes e selecionados por uma comissão designada em portaria pela Seduc e encaminhados à Câmara dos Deputados, que classificará os três projetos que representarão o estado na Semana Parlamentar em Brasília

Republicado de: http://www.educacao.ma.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário