quarta-feira, 10 de junho de 2015

I Encontro do Censo Escolar 2015 acontece na URE de Imperatriz

Texto e fotos: Cida Marconcine (UREI)

Gestora Regional de Educação Rosyjane Paula,
durante abertura do Encontroa
Aconteceu durante todo o dia de hoje (10/06), no auditório do Centro de Formação de Professores, o I Encontro do Censo Escolar 2015, para gestores escolares e técnicos das 35 escolas que compõem a URE de Imperatriz. O Governo do Estado disponibilizou o apoio técnico de duas professoras, Lea e Ana Correia, da Seduc/São Luís, para que todas as orientações fossem repassadas, facilitando o acesso e uso da plataforma do Educacenso 2015 (http://educacenso.inep.gov.br), que sofreu algumas mudanças este ano, com novas funcionalidades, implementando campos novos.
A coleta do Censo Escolar da Educação Básica 2015 teve início no dia 8 de junho de 2015 e o prazo final para o preenchimento dos dados é até o dia 12 de agosto de 2015. Este é o período para que as informações de matriculas, Turmas, Docentes Cadastro de Escolas e Alunos sejam declarados fidedignamente.
Técnica da Seduc (Ana/Lea), da Urei (Joiny/Eliene) e
a gestora Regional de Educação (Rosyjane Paula):
Escola Digna em ação na UREI
Em Imperatriz, a técnica responsável pelo Educacenso, profª. Joiny Maria Santos Melo, que destaca sua satisfação com a realização deste encontro para o trabalho a ser realizado este ano: “Muito bom que o Governo do Estado esteja dando suporte agora no início do processo, pois assim as escolas não terão muitas dúvidas quando forem inserir as informações no sistema do Educacenso”, comenta ela.
A gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula, se pronunciou na abertura oficial do encontro, colocando a importância das informações levantadas durante o Censo Escolar: “Esta ação é fundamental para a elaboração de diagnósticos sobre a nossa educação, pois através desses dados estatísticos é que se pode planejar e realmente acompanhar as políticas públicas educacionais, além é claro de contribui para a elaboração dos indicadores educacionais, como o IDEB”, afirma ela.
Técnica da Seduc, profª Lea, orienta gestores
escolares da URE de Imperatriz
O objetivo deste encontro é fornecer as informações e orientações, dando suporte aos gestores escolares e aos técnicos que irão realizar o processo de coleta de dados do Censo Escolar da Educação Básica 2015 nas escolas jurisdicionadas à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), que tem como data referência 27/05/2015, conforme Legislação Federal, considerado o Dia Nacional do Censo Escolar, por isso os dados declarados devem refletir a realidade da escola na última quarta-feira do mês de maio.
O Censo Escolas nas áreas indígenas está sob  a responsabilidade da coordenadora da Educação Indígena Eliene Costa e sua equipe (profª Brigitte Barros e prof. Carlos Viana), que não metem esforços para que todo processo de coleta do Censo nas escolas indígenas aconteça normalmente dentro do prazo. “Não é tarefa fácil. São 79 escolas indígenas, nos municípios de Amarante, Arame e Montes Altos, que pertencem a URE de Imperatriz, mas nos doamos a este trabalho com afinco, pois temos consciência da importância destes dados para que as políticas públicas educacionais cheguem a todas as comunidades indígenas também”, comenta a coordenadora Eliene Costa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário