quinta-feira, 11 de junho de 2015

V Mostra de Interpretação da Música Negra acontece com sucesso no CE Dorgival

Texto/Fotos: Cida Marconcine
Giseuda, Doralice, Ero e Luisa:
integrantes da Ceiri
Aconteceu ontem (10/06), às 19h, no pátio do CE Dorgival Pinheiro de Sousa (Centro), a final da V Mostra de Interpretação de Música Negra, evento organizado pela Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (Ceiri)/Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), com o apoio  do Centro de Cultura Negra Negra Negro Cosme e parceiros.

A V Mostra de Interpretação de Música Negra faz parte das atividades desenvolvidas nas escolas, referentes à Lei 10.639/2003 (obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas). Os intérpretes são estudantes matriculados em escolas públicas de Imperatriz (Ensino Fundamental e Médio).

A Mostra contou com 19 apresentações, com participação direta de 12 escolas da rede pública estadual de Imperatriz (CE Governador Archer, CE Mourão Rangel, CE Delahê Fiquene, CE Castelo Branco/Vinicius de Morais, CE Caminho do Futuro, CE Graça Aranha, Colégio Militar Tiradentes II, CE Dorgival Pinheiro de Sousa, CE Edison Lobão, CE Nascimento de Moraes, CE Newton Barjonas Lobão/CAIC e CE Estado de Goias), com músicas interpretadas pelos alunos, de autoria própria ou não.

Apresentação de alunos/as do
Colégio Militar Tiradentes II
O objetivo principal da Mostra de Interpretação da Música Negra é a valorização das expressões musicais afro-brasileiras, inserindo-se no contexto da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. Desta forma, trata-se de um trabalho de cunho pedagógico, com vistas ao combate do preconceito e da discriminação racial, a partir do conhecimento, e da valorização da história e da cultura do povo negro, em especial a partir da musicalidade na qual se pauta a Mostra. “Esta sempre foi a proposta e a preocupação da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), que através das atividades propostas pela Coordenação da Igualdade Racial (Ceiri) vem obtendo resultados positivos, nas escolas na observância à Lei 10.639/2003, o que pode ser constatado com o aumento gradativo de participações de escolas a cada ano, afirma a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Rosyjane Paula.
  
O pátio da escola Dorgival Pinheiro ficou lotado, com torcida organizada pelas escolas participantes: alunos, pais, professores e gestores escolares todos em uma alegria contagiante de estar participando deste projeto, que valoriza a cultura afro-brasileira presente no cenário musical. Eró Cunha (professora, artista e integrante da Ceiri) destaca que o evento “valoriza também o protagonismo juvenil, pois a maioria das músicas participantes é de autoria, tanto a letra quanto a  música, dos próprios alunos/as”. Os técnicos pedagógicos da URE de Imperatriz também se fizeram presentes de forma a apoiar as atividades a serem desenvolvidas durante a Final da Mostra, cujo objetivo era escolher e premiar com troféus, através de júri técnico (1º, 2º e 3º lugares), e o 1º lugar, por aclamação popular.

Júri Técnico

Fizeram parte da mesa de Júri, Domingos Cézar Ribeiro (escritor e jornalista), Lena Garcia (Intérprete, instrumentista e compositora) e Denilson Moreira Ferreira (músico e instrumentista)




RESULTADO DA FINAL DA V MOSTRA DE INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA NEGRA

JURI TÉCNICO
1º Lugar
CE Dorgival Pinheiro de Sousa
Música: Fora o Racismo (Autores:  Jeremy Guimarães dos Santos –aluno).
Alunos/as: Jeremy Guimarães dos Santos e Laísa Silva de Sousa.

2º Lugar
CE Edison Lobão
Música: Descobridor dos sete mares (Autor: Tim Maia)
Alunos/as: Rayla Mendes dos Santos

3º Lugar
CE Delahê Fiquene
Música: Ilê Pérola Negra (Autor: Guiguio)
Alunos/as: Lohane Rocha de Oliveira, Denise de Jesus Vilarins

JURI  POPULAR
1º Lugar
Colégio Militar Tiradentes
Música: Mãe África (Autor/a: Sivuca)
Alunos/as: Pedro Henrique Costa Silva, Bruna Bandeira Davis Sousa, Samirys Cardoso da Silva, Nathielly Maria Lima dos Santos, Kauanny Silva sw S. Silge, Sandriele Andrade de Araújo, Thifany Silva Santos, Amanda da Silva Theodoro, Mariane Furtado Ferro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário