quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Arte, Cultura e Consciência: jovens são destaque em concurso Afro em Imperatriz

 


Na última quarta-feira (27), o Centro Cultural Tatajuba foi palco da Solenidade de Premiação do XIV Concurso de Desenhos Afro, promovido pela CEIRI/URE de Imperatriz. 

O evento, realizado das 9h às 12h, destacou a importância da educação antirracista por meio da arte.

O concurso, que contou com a participação de 110 estudantes de escolas públicas das redes municipais e estaduais, teve suas obras expostas e submetidas à votação aberta. Os jovens artistas foram premiados com equipamentos tecnológicos, certificados, troféus e outros brindes, reconhecendo seus talentos e o engajamento no combate ao racismo.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a CEIRI/URE-Imperatriz, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a Defensoria Pública, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e o Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-NC).


O Centro Cultural Tatajuba, que sediou o evento, é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Suzano. A realização ficou a cargo do Instituto Tatajuba, com respaldo do Ministério da Cultura, reforçando o compromisso do Governo Federal com projetos que promovam a diversidade e a reconstrução social.


Educação Antirracista e Arte

Durante a cerimônia, representantes das entidades parceiras destacaram o papel transformador da arte na construção de uma sociedade mais igualitária. “Esse concurso vai além da premiação; ele promove uma reflexão profunda sobre a valorização da cultura afro-brasileira e o enfrentamento ao racismo nas escolas”, destacou um dos organizadores.

A exposição das obras, aberta ao público no Centro Cultural Tatajuba, atraiu grande interesse da comunidade, consolidando-se como um espaço de resistência cultural e de diálogo sobre temas relevantes para a sociedade.

Com ações como esta, o XIV Concurso de Desenhos Afro reafirma o potencial educativo da arte e a importância de iniciativas que reforcem a inclusão e o respeito à diversidade nas escolas brasileiras.

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