![]() |
Gestora do CE Henrique La Roque, ladeada pelos estudantes, Marcos Guilherme e Déborah Guimarães |
Os estudantes de escolas públicas têm direito a concorrer às vagas pela Lei de Cotas, ou seja, pelo menos 50% das vagas de cada curso de instituições públicas devem ser destinadas aos candidatos que estudaram na rede pública todo o Ensino Médio. No Maranhão, um total de 74% dos aprovados pelo Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES)/Universidade Estadual do Maranhão (Uema)/Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão são da Rede Estadual de Ensino.
Destacamos os resultados do Enem 2024, nas escolas da Rede Estadual/Unidade Regional de Educação de Imperatriz, como as notas em Redação acima de 900 pontos, como por exemplo os 23 estudantes do Centro de Ensino Graça Aranha (Imperatriz): Mikael Victo Souza Rodrigues; Carolayanne Rodrigues Nascimento; Eduarda Feitosa; Graziela Santos Viana; Izabel Valadares; Maria Fernanda Gonzaga; Raiana Timbira; Samuel Lima Leite; Ana Clara Lima Maciel; Ana Leanne Martins; Clarissa de Maria Nascimento da Costa; Camila Costa; Jasmine Moreira Formiga; João Victos da Silva Nascimento; Nicole Duarte Guimarães da Silva; Vanessa de Sousa Almeida; Evelyn Mirrari; Giovanna Souza; Glória Valéria Pires Cardoso; Lyvia Mariana Assunção; Maria Luíza Marques Rodrigues Costa; Mariana Castro; e Mariana Marques. E os 08 estudantes do Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto (Porto Franco): Vitória de Sousa Marinho; Geovana de Sousa Marinho; Ana Luiza Cruz Lima; Thayla Chaves Barros; Maria Clara Gomes Medrado; Alice Farias Soares; Kauany Ferreira de Abreu; e João Paulo de Sousa Hoffmann.
Destacamos também a conquista de vagas em cursos superiores, por exemplo, dos estudantes do Centro de Ensino Prof. Edinan Moraes (Imperatriz): Maria Gabriela de Oliveira Santos, em Engenharia Civil (Uemasul); Maria Lima de Sousa, em Direito (Ufma); Barbara Moraes Machado, em Enfermagem (Ufma); Ayla Christina de Almeida Araujo, em Jornalismo (Ufma); Evandro Gabriel Carvalho Sikorski, em Medicina (Faculdade de Medicina Itajubá- MG); Danielly da Silva Sousa, em Letras (Uemasul); Ana Clara Alves, em Jornalismo (Ufma). E os estudantes do Centro de Ensino Henrique La Roque (João Lisboa): Gustavo dos Santos Almeida, em Biologia (Uemasul); Renerson Sena, em Biomedicina (Uninassau); Deborah Lavinia Alves Sousa, em Enfermagem (Ceuma); David dos Santos Sousa, em Física (Ifma); Kaua de Moraes, em Geografia (Uemasul); Ana Cristina Gomes da Silva, em Sociologia (Ufma); Gabriele Costa Sousa, em Engenharia de Alimentos (Ufma); Ester Gomes Rocha, em Agronomia (Unipampa-RS); Débora Guimarães Barbosa Silva, que conquistou o 1º lugar em Direto, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), campus Imperatriz; e Marcos Guilherme Meneses, que conquistou a 6ª colocação em Medicina, na Ufma, em Imperatriz.
Jovem casal de estudantes da EJA/CE Henrique La Roque conquistam vaga para Medicina e Direito
“Meu nome é Marcos Guilherme Silva, tenho 18 anos e fui aprovado em 6º Lugar para o curso de Medicina, na Ufma, pelo Sisu”, contou com felicidade o estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do CE Henrique La Roque, de João Lisboa.
A trajetória de sucesso de Marcos Guilherme Meneses começa no Ifma, onde cursou a 1ª série do Ensino Médio. No CE Henrique La Roque se matriculou na 2ª Série. Depois disso, decidiu ingressar na EJA, para que em apenas um ano pudesse concluir o Ensino Médio e galgar logo o tão sonhado curso de Medicina: “Eu estudei bastante, mas não era o suficiente, Medicina sempre muito concorrido. Então resolvi fazer a EJA no próximo ano, de forma a concluir a 2ª e a 3ª série juntas”, explicou Marcos. “A EJA acrescentou muito ao meu aprendizado e sou grato aos meus professores e a gestão escolar, que contribuíram para minha aprovação”.
“Meu nome é Déborah Guimarães Barbosa Silva, tenho 18 anos e fui aprovada em 1º Lugar para o curso de Direito, na Ufma, também pelo Sisu”, contou a estudante da EJA, do CE Henrique La Roque, que é casada com Marcos Guilherme.
“Minha trajetória é parecida com a do Marcos, meu companheiro. Eu estudei no Ifma e de lá vim para o CE Henrique La Roque. No ano seguinte, ingressei na EJA, onde fui acolhida e tanto os professores como a gestão da escola nos apoiaram e compreenderam o nosso esforço para passar no Enem e conquistarmos as vagas para o curso superior dos nosso sonhos”, destacou a estudante Déborah. “Estou muito feliz e grata à escola, às gestoras e aos meus professores da EJA”, finalizou ela.
A gestora escolar do CE Henrique La Roque, professora Juscilene Galvão Mendes, contou sobre o imenso orgulho de compartilhar esses resultados: “Essas vitórias são frutos de um grandioso trabalho realizado pelos professores, gestão escolar, juntamente com a URE-Imperatriz e a Seduc, que têm um grande compromisso com a aprendizagem dos nossos estudantes, como nos Aulões Mais Ideb, Terceirão não Tira Férias, programas que vieram trazer melhorias para nossa educação. Estamos muito felizes com nosso resultado em aprovação e redações do Enem realizadas por nossos estudantes, tanto do Ensino Médio Regular, quanto da EJA também,”, finalizou a gestora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário