segunda-feira, 19 de março de 2018

Livros Didáticos serão ofertados também em formato acessível ePub 3


Para garantir melhores condições de aprendizagem, as obras do PNLD 2018 Ensino Médio serão ofertadas no formato acessível ePub 3. Essa tecnologia se destina a estudantes com deficiência e oferece novos recursos, possui uma interface mais intuitiva e é compatível com diversos dispositivos de leitura como computadores, tabletes e smartphones. 
Para que os materiais sejam disponibilizados a sua escola, será necessário realizar o cadastro dos estudantes no sistema PDDE interativo. A escola precisa informar o nome do estudante, o CPF, a série e o tipo de deficiência. Efetuado o cadastro, o sistema emitirá uma chave de acesso para cada obra disponível. As obras distribuídas aos estudantes serão as mesmas adotadas pela sua escola.
Por meio do link informado na chave de acesso, poderá ser baixado o arquivo de cada uma das obras destinadas ao estudante com deficiência. O prazo para realizar o cadastramento e até o dia 30/03/2018.
Informações detalhadas sobre a disponibilização dos livros em formato acessível podem ser encontradas no portal http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/apoio-a-gestao
Realizar o cadastro no PDDE interativo é fundamental para que o estudante com deficiência de sua escola receba os materiais do PNLD 2018. Os livros em formato acessíveis representam um importante instrumento de inclusão social.

O que é o formato ePub 3
É um novo formato de eBooks, ou seja, uma nova versão do padrão aberto de publicações digitais que promete romper diversas limitações do atual: maiores recursos para layout e estruturação do conteúdo, interatividade, animações, áudio, vídeo, tipografia avançada, suporte a fórmulas matemáticas, narração de texto em voz alta, acessibilidade, entre outros goodies, abraçando uma maior diversidade de publicações, para múltiplas plataformas, em qualquer idioma, não só para livros de texto plano como esse formato tem sido geralmente aplicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário