quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Curta Imagem Negra descortina histórias e memórias

Troféus Curta Imagem Negra 2013
Na  amanhã do dia 12 de novembro,  no auditório da FEST (Faculdade de Educação Santa Terezinha),  aconteceu a culminância  do  Projeto Curta Imagem Negra - PROCINE,  realizado pelo Centro de Ensino  Edison Lobão e coordenado pela educadora Eró Cunha. 
O auditório da Fest ficou lotado de estudantes
do CE Edison Lobão
O PROCINE 2013 teve como objetivo maior trabalhar a linguagem fílmica e a Lei 10.639/03, com estudantes do Ensino Médio, através da produção e exibição de filmes, de curta-metragem, dando ênfase à ativa participação da  mulher negra, nas diversas esferas sociais, políticas, religiosas e culturais.
A 4ª edição deste projeto teve início no primeiro bimestre deste ano letivo, tendo sido realizadas atividades de leitura e análise de textos, exibição  e análise de filmes,  palestras, oficinas, produções entre outras atividades. 
Juradas do Curta Imagem 2013: Priscila Veira,
Lanna Luísa, Cida Marconcine e Ruth Pires
O PROCINE foi desenvolvido com o apoio de todas as disciplinas e nos três turnos, onde quase 500 estudantes participaram diretamente do projeto através da produção de filmes (curtas), perfazendo um total de 30 filmes (categoria documentário e ficção) produzidos, onde 25 foram exibidos na IV mostra de cinema negro.
Além da dedicação e empenho dos/as estudantes,  da orientação dos/as educadores, o apoio da comunidade local, foi de inestimável importância para o sucesso do projeto.

Cida Marconcine (profª/UREI) entrega troféu
Vale lembrar que os filmes passaram pelo crivo de um corpo de juradas  composto por Priscila Vieira (IFMA), Rute Pires (UEMA), Cida Marconcine (UREI) e Lanna Luisa  (estudante de Comunicação/UFMA), que avaliaram os trabalhos (filmes)  de acordo com os seguintes critério:  Áudio; Vídeo (imagem); Originalidade/criação; Roteiro (temática); Criatividade.

Dos 30 trabalhos inscritos,  02 venceram por aclamação popular e 04  pelo júri oficial, sendo 02 vencedores por cada categoria (ficção e documentário).
Texto: Eró Cunha
Fotos: Cida Marconcine


RESULTADO IV PROCINE/2013

CATEGORIA DOCUMENTÁRIO (Júri Oficial)

1º LUGAR
VÍDEO: Izaura Silva: Exemplo de Superação
TURMA: 3° ano A/Matutino

2º LUGAR
VÍDEO:  Maria Luzenir Sena: Costurando sua História
TURMA:   2° ano B/Matutino

CATEGORIA FICÇÃO (Júri Oficial)

1º LUGAR 
VÍDEO: Escrava Anastácia
TURMA: 3° ano B/Matutino

2º LUGAR 
FILME: Volta por cima
 TURMA: 2° ano A/Matutino

 ACLAMAÇÃO POPULAR  -  CATEGORIA DOCUMENTÁRIO
 1º LUGAR
VÍDEO: Izaura Silva: Exemplo de Superação
TURMA: 3° ano A/Matutino
  
ACLAMAÇÃO POPULAR  -  CATEGORIA FICÇÃO
 1º LUGAR
VÍDEO: Volta por Cima
TURMA: 2° ano A/Matutino



Nenhum comentário:

Postar um comentário