segunda-feira, 27 de março de 2023

Ministério Público reconhece que proposta do governo é no limite que a lei permite

O Ministério Público é órgão com autonomia e liberdade para julgar a aplicação da lei e da justiça na sociedade. Funciona como um fiscal do cumprimento da legalidade e garantidor da probidade nos atos dos poderes.

Com essa intenção, o MP estadual solicitou informações do governo do estado, do SINPROESSEMA e de integrantes do movimento de base dos professores para realizar estudo de viabilidade das propostas. O estudo foi feito por economistas da área técnica do MP e comprovou que o valor proposto pelo estado é o limite é que qualquer valor acima seria ilegal gerando penalidades impostos pela lei de responsabilidade fiscal.

Em resumo objetivo, o estado é impedido pela lei de responsabilidade fiscal de conceder reajuste maior que o já proposto!

As lideranças da greve tiveram acesso a essa informação mas ao que parece não repassaram para a base.

Na reunião em que assinaram uma ata dando ciência do conhecimento do parecer, que esclareceu os limites do estado, eles acataram o parecer do ministério, mas, nas assembleias, ao que tudo indica, não repassaram a realidade dos fatos.

Os professores já poderiam ter os seus ganhos em seus contracheques e os alunos e a sociedade já poderiam estar com sua rotina no dia a dia da escola. Torcemos para que o bom senso vença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário