quinta-feira, 21 de setembro de 2017

URE de Imperatriz realiza 4º Encontro de Coordenadores Pedagógicos

4º Encontro de Coordenadores Pedagógicos
aconteceu no auditório do NTE

Nesta terça (19), aconteceu o 4º Encontro de coordenadores pedagógicos, com temática sobre Conselho de Classe Participativo. O encontro foi realizado pela Unidade Regional de Educação de Imperatriz, através do Grupo de Trabalho 2 (GT 2), do Departamento Pedagógico da UREI. Fazem parte do GT 2 e estiveram a frente desta formação as supervisoras escolares e  professoras Maria do Socorro Araújo, Anatalice Fernandes e Aglaides Soares.

Professora Socorro Araújo, durante as atividades do encontro
sobre Conselho de Classe Participativo
“Este encontro é uma oportunidade de sensibilizar a coordenação pedagógica dos Centros de Ensino para a importância da transformação das práticas pedagógicas a partir da proposta de democratização do Conselho de Classe Participativo”, esclarece a supervisora escolar Maria do Socorro Araújo.

Professor Antonio de Pádua, durante abertura do encontro
A abertura do encontro esteve ao comando do prof. Antonio de Pádua e a palavra institucional ficou por conta da professora Aurenir Terto, que é a coordenadora pedagógica da UREI, além de articuladora do Plano Mais Ideb na Regional de Educação.

Aurenir Terto, coordenadora pedagógica da UREI
durante fala institucional
Várias atividades foram desenvolvidas durante a formação, como retrospectiva dos encontros anteriores, análise de fichas de pré-conselho de classe, apresentação de sugestões de fichas de pré-conselhos, entre outras.

Coordenadora pedagógica do CE Tancredo Neves, professora Izabel Lima Silva,
durante apresentação da experiência exitosa com alunos da escola
O ponto alto do encontro foi a socialização das experiências exitosas realizadas nos Centros de Ensino, a partir de depoimentos de como está acontecendo o Conselho de Classe participativo na escola, com uso de vídeos, imagens, slides, áudios e portfólios.

Profª Auricélia de Souza Santos, coordenadora pedagógica
do CE Salomão Cury-Rad, 
durante apresentação da experiência exitosa
 “O Conselho de Classe participativo está sendo muito bem aceito no CE Salomão Cury-Rad. Acredito que teremos resultados muito positivos com a realização do Conselho de Classe nesses moldes. Realizamos duas oficinas para fortalecimento das idéias de democratização no Conselho de Classe em nossa escola”, destaca a professora Auricélia de Souza Santos, coordenadora pedagógica do CE Salomão Cury-Rad, do município de Senador La Roque, que realizou oficinas com professores, com líderes de turmas, além de todas as etapas do Conselho de Classe Participativo: pré-conselho, conselho de classe e pós-conselho.

No encerramento, os coordenadores pedagógicos presentes receberam todo o material utilizado durante a formação em um CD personalizado pelo GT 2.

Professoras Aglaides Soares, Anatalice Fernandes e Socorro Araújo
Integrantes do GT 1/UREI
CDs personalizados pelo GT 1/UREI com os materiais
da formação de Coordenadores pedagógicos

Texto/Fotos: Cida Marconcine

Nenhum comentário:

Postar um comentário