quarta-feira, 12 de abril de 2017

Inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2017 já estão abertas

 As inscrições para a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) já se encontram abertas desde o dia 27/03. O PJB simula uma jornada parlamentar, na qual os jovens estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal, por meio de debates e votações. A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e a cidadania.

Para participar é necessário ser aluno do Ensino Médio ou Técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos. O candidato tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do Ensino Médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico, na modalidade Integrada ao Ensino Médio. Os interessados devem elaborar um projeto de lei que proponha mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional. A proposta deve ser enviada juntamente com a ficha de inscrição e com toda a documentação necessária à URE de Imperatriz (para as escolas da Rede Estadual) até o dia 26 de maio, para que a Comissão Regional do programa possa avaliar e escolher as melhores propostas que serão enviadas à Coordenação Estadual do PJB/Seduc-MA, na forma prevista no Manual de Procedimentos (em anexo), até o dia 9 de junho. O evento será realizado de 25 a 29 de setembro de 2017, na Câmara dos Deputados, Brasília (DF), com a participação de 78 projetos selecionados. O número de representantes jovens por Estado e no Distrito Federal é distribuído de maneira proporcional, como nas eleições oficiais.


 ORIENTAÇÕES GERAIS

1)    Conheça as regras do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2017 e saiba como se inscrever

2)     Imprima a Ficha de Inscrição (disponível no portal da Câmara www.camara.leg.br/pjb)

3)    O aluno deve digitalizar os documentos solicitados e elaborar o projeto de lei com ajuda do professor.  

4)    Documentos necessários: Ficha de inscrição, Declaração da escola  de que está matriculado regularmente no Ensino Médio, em que conste o ano cursado e a data provável de conclusão do Ensino Médio), Termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, caso seja menor de 18 anos (o modelo está disponível no site, junto à ficha de inscrição).

5)    Elaborar  um Projeto de Lei, apresentando soluções para questões que o seu contexto social, cultural e econômico

6)    Todos os materiais devem ser entregues na UREI, até o dia 26/05 para a Coordenação Regional, que encaminhará para a Coordenação Estadual até o dia 9 de junho, por malote, para a Sappe (para as escolas estaduais), as demais podem enviar diretamente para o endereço abaixo

7)    Mais informações, acessar:

OBS1: Os documentos serão enviados pela UREI à SAPPE/SEDUC (Secretária Adjunta de Programas e Projetos Especiais): Rua: Paulo Frontim , nº 386 - Bairro Monte Castelo - São Luís - MA. Cep:65.031.360, aos cuidados da Coordenadora Estadual do PJB SEDUC MA, Rose de Carvalho
(email: maranhao.pjb2017@gmail.com)


OBS2: No portal do Parlamento Jovem, há um curso online elaborado especialmente para os estudantes interessados em participar do programa e que irá auxiliar o estudante na construção do seu projeto Lei.

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