sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Equipe de formadores da UREI recebe capacitação por videoconferência

Texto: Cida Marconcine

Equipe da UREI participa de Formação por videoconferência
Foto: Cida Marconcine
A equipe pedagógica da URE de Imperatriz esteve presente no polo do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), para participar do 1º ciclo de videoconferências 2016, direcionado para a Formação de formadores de Gestores Escolares: dia 07/01 (quinta), com tema “Concepção de Gestão e formação”, com objetivo de alinhar as ações formativas; dia 08/01 (sexta), para orientações sobre a Jornada Pedagógica, currículo, avaliação, formação e calendário escolar. Estas videoconferências têm como público-alvo os técnicos pedagógicos das Unidades Regionais de Educação, que farão parte da equipe de formadores da Seduc/MA, gestores e diretores de Educação das 19 UREs do Maranhão.
Presentes à abertura do ciclo de videoconferências (07/01), a secretária adjunta de Ensino, profª Ilma Fátima de Jesus; a coordenadora do Programa Escola Digna, profª Socorro Leal; o assessor da Secretaria Adjunta de Gestão das Regionais de Educação (SAGRE), Pe Fábio Rondon; e o coordenador geral de Formação da Macropolítica Escola Digna e  consultor de Educação Walter Takemoto.
Com a enriquecedora palestra “Política de Formação da Seduc: a escola como lócus de formação”, o consultor Walter Takemoto oportunizou momento de troca de saberes, com orientações precisas sobre escola de qualidade, formação continuada de professores no espaço escolar, relação ensino-aprendizagem, entre outras questões pertinentes ao acompanhamento e atuação dos formadores na escola. Walter Takemoto destacou a importância da formação continuada como uma das garantias da qualidade na educação. Segundo ele, “o que nos faz melhores como profissionais não é a idade, mas a capacidade de continuarmos a aprender com o tempo”.
Equipe de Formadores da UREI durante a videoconferência
Foto: Cida Marconcine
Na segunda videoconferência (08/01), a Supervisão de Ensino Médio (SUEM), detalhou as propostas para o Ensino Médio de Qualidade para Todos, que é um dos eixos da Escola Digna do Governo do Maranhão, que prevê controle sobre defasagem idade/série; ampliação da carga horária, com as ações do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e implantação de Centros e Núcleos de Educação Integral; organização do currículo por Áreas de Conhecimento e integração das áreas; reestruturação de materiais didáticos; projeto correção de fluxo, para os jovens fora da faixa etária do Ensino Médio regular; proposta modular para localidades distantes e de difícil acesso e Formação Continuada em Serviço, com objetivos de implementar as metodologias utilizadas durante o Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) nas escolas da rede pública estadual.
O supervisor de Avaliação Escolar (SUAVE), Alex Correia,  explanou sobre a necessidade de revisão da Sistemática de Avaliação da rede estadual de ensino, que já teve início com uma pesquisa de Metas: Avaliação e Revisão da Sistemática de Avaliação, cujos resultados serão divulgados e discutidos durante a Jornada Pedagógica 2016, além de destacar a importância das avaliações institucionais, de aprendizagem e nacionais para o avanço na qualidade da educação pública, como o Avalia Maranhão, o IEDE (Índice Estadual de Desenvolvimento Educacional), o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), participação dos alunos no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), entre outros indicadores educacionais.  
O consultor Walter Takemoto, por videoconferência, durante sua palestra
Foto: Cida Marconcine
Esta segunda videoconferência também foi pontuada com os programas da Supervisão do Ensino Fundamental/ SUEF, como Alfabetiza Maranhão, PNAIC 2016 e Mais Educação; orientações da Supervisão de Temas Socioeducacionais/SUTES, como Formação Educação Fiscal, encontros pedagógicos Com-Vidas e uso de Cadernos de Apoio Pedagógico: Temas/Educação para o Trânsito E a Supervisão de Normas orientou para a Formação de Gestores, que tem início no período de 18 a 21/01, e que continua durante todo o ano letivo. A meta é efetivar a gestão democrática e garantir que a formação aconteça no cotidiano das escolas, tanto para os gestores, como para os professores.
“Essa formação fecha o primeiro ciclo no processo da eleição de gestores, já que no decreto define a formação complementar dos eleitos. A gestão democrática é um processo continuo de aprendizagem; é fundamental que essa formação aconteça de imediato, junto ao planejamento do ano letivo”, destacou a prof.ª Socorro Leal, técnica da equipe da Macropolítica de Educação da Seduc.
“Pela primeira vez, na história da educação pública no Maranhão, teremos formação continuada de forma efetiva no âmbito da escola, realizada por formadores das UREs, dentro de um terço (1/3) da carga horária do professor, respeitando um direito já assegurado pelo Estatuto do Magistério, a exemplo das formações iniciadas o ano passado pelo Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, porque o Governo do Maranhão entende que a qualidade da educação passa também pela formação continuada, que tem papel fundamental no cumprimento desta meta”, afirma a gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula.
“Nosso governo tem um compromisso com a qualidade social da educação no processo de construção da política educacional do Maranhão. É preciso conduzir a educação como uma política pública de Estado, de forma coletiva, o que envolve a promoção de ações educacionais que abrangem dimensões fundamentais para a formação dos indivíduos, melhorando os espaços escolares, orientando as atividades pedagógicas e curriculares, desenvolvendo um significativo processo de formação de professores e de gestores”, destaca a secretária de Estado da Educação, profª Áurea Prazeres.

Na segunda (11/01), acontece mais uma videoconferência, para conclusão da formação, com orientações da Jornada pedagógica e funcionamento escolar para o ano letivo de 2016.

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