terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Governo inicia formação do Projovem Urbano

Secretária adjunta da Seduc, Ilma Fátima de Jesus,
durante abertura do evento - Foto: Divulgação
Em continuidade ao cronograma de formações dos profissionais da educação para o ano letivo de 2016, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), começou, na segunda-feira (11) e encerra na quinta-feira (15), a formação inicial para 40 professores que irão atuar no Programa Projovem Urbano.
O programa, que é resultado de parceria entre os governos federal e estadual, tem o objetivo de elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental e visa a conclusão desta etapa mediante a modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania. No Maranhão, o Projovem Urbano é parte do Eixo Regime de Colaboração com os municípios, da Macropolítica de Educação instituída pelo governador Flavio Dino.
Segundo dados do IBGE, no Brasil, a maior concentração de analfabetos funcionais está na faixa etária entre 16 e 29 anos de idade. E o Maranhão é um dos estados com maiores índices de analfabetos funcionais, com cerca de um milhão de jovens nesta situação. Mesmo assim, o Projovem está sendo instalado pela primeira vez no estado. Nesta fase experimental vai atender cerca de 700 jovens nos municípios de Loreto, Brejo e Açailândia, além de unidades do sistema prisional em São Luís e Imperatriz.
Professores participam da formação no Projovem Urbano
Foto: Divulgação
“O Projovem Urbano é, acima de tudo, um ato de amor. É um programa de inclusão dessa parcela tão significativa da população do nosso estado que está à margem da educação. Temos, então, nessa faixa etária, uma grande parcela da juventude que está sem perspectiva por não ter uma qualificação sob o ponto de vista do ensino. A partir desta e de outras ações do governo, podemos avançar no sentido de sanar esse débito que o estado tem com a juventude maranhense, no ponto de vista da educação”, enfatizou o professor Claudinei Rodrigues, superintendente de Modalidades Educacionais da Seduc.
O processo de formação dos jovens terá duração de 18 meses. Além da conclusão do ensino fundamental os jovens sairão com certificação profissional, o que dará aos mesmos oportunidades para ingressar no mercador de trabalho. “A partir dessa experiência, a meta é estender o Projovem Urbano para os demais municípios maranhenses que atendam às exigências do programa. Nós estamos bastante otimistas com o sucesso desse programa que tem uma missão muito importante que é a de ajudar a erradicar o analfabetismo no nosso estado e no Brasil,” destacou o professor Walter de Carvalho Júnior, supervisor de Educação de Jovens e Adultos.
“É determinação do governador Flávio Dino e empenho da secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, desenvolver ações que levem a mudar definitivamente o panorama educacional do nosso estado. Desde os primeiros dias deste governo, várias ações vêm sendo instaladas neste sentido. O Projovem Urbano é mais um passo importante nessa missão gigantesca de erradicação do analfabetismo neste estado. E para que isto aconteça, é preciso que todos estejam imbuídos e empoderados desse desejo de ajudar a mudar”, disse a professora Ilma Fátima de Jesus, secretária Adjunta de Ensino, que representou a secretária Áurea Prazeres, no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário