terça-feira, 28 de julho de 2015

Confira todos os locais para votação no Orçamento Participativo do Maranhão


A partir desta segunda-feira (27), os cidadãos maranhenses poderão escolher quais das prioridades definidas nas audiências das Escutas Territoriais para o Orçamento Participativo serão priorizadas pelo Governo do Estado. O processo de votação será feito em uma plataforma digital, através da internet, mas em cada região do estado foi disponibilizado um local de apoio para a votação. Clique aqui e saiba onde estão esses postos em cada região.
Com ampla participação popular, reunindo mais de três mil pessoas em 15 territórios, as escutas territoriais reuniram as propostas da população sobre os investimentos nos serviços e políticas públicas prioritárias em cada região. O processo foi semelhante ao utilizado para a construção do Programa de Governo da atual gestão.
O processo de votação será realizado por meio da Plataforma Digital de Participação Popular (Participa MA), criada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). A votação poderá ser realizada até o dia 7 de agosto e todos os maranhenses a partir de 16 anos poderão votar.
Para votar, o cidadão deverá se cadastrar no site do Participa MA (clique aqui). O Participa MA, principal ferramenta de diálogo entre governo e sociedade em base digital, também será um espaço para debates, consultas públicas, votações e de visibilidade das ações de participação que irão consolidar a implantação do Sistema Estadual de Participação Popular.


Propostas Cadastradas da Escuta Territorial do polo de Imperatriz
Proposta 1: Estruturação das escolas: com revisão das instalações elétricas, climatização, instalação de laboratórios de informática e ciências, internet banda larga, renovação do acervo das bibliotecas, equipamentos, mobiliário, quadras poliesportivas.
Proposta 2: Reestruturação dos hospitais nos polos regionais.
Proposta 3: Implantação da CEASA territorial.

Polos de votação em Imperatriz

IFMA - Campus Imperatriz (Av. Newton Bello, S/Nº – Vila Maria. Imperatriz)
CE DORGIVAL PINHEIRO DE SOUSA (Rua Simplício Moreira, S/N - Centro)
CE RAIMUNDO SOARES DA CUNHA (Rua Bom Jesus, S/N - Santa Rita)
CE CAMINHO DO FUTURO (Rua Alvaro Pereira, N 800 - Vila Nova)
CE DELAHE FIQUENE (Rua Duque de Caxias, S/N - Vila Lobão)
CE EDISON LOBAO (Rua João Pessoa, S/N - Parque Anhanguera)

Período
27/07 a 07/08

Você no comando das decisões.
Seu voto, nossa prioridade. Participe!

segunda-feira, 20 de julho de 2015

SOLICITAÇÃO DE RESERVA TÉCNICA - PDDE INTERATIVO

PNLD 2015 E PNLD CAMPO 2015 - DISTRIBUIÇÃO DOS LIVROS. Fonte: fnde


O objetivo do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD é que, em sua rede de ensino, todos os alunos e professores tenham acesso ao livro didático. Por isso, todos os anos, sem necessidade de solicitação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE envia, para as escolas, livros didáticos para atender às matrículas projetadas para aquele ano. Pode haver diferença entre o alunado estimado e as matrículas efetivamente realizadas, devido ao remanejamento dos alunos dentro da rede de ensino ou entre redes de ensino, ocasionando falta ou sobra localizada de obras. 
Para equilibrar a distribuição de livros didáticos em relação à demanda de alunos, é necessário realizar o remanejamento: transferir livros de escolas que possuam títulos excedentes para onde há carência de livros. Quando o remanejamento não é suficiente para atender a necessidade da escola, a rede de ensino pode fazer uso de sua reserva técnica, composta por todos os títulos escolhidos por em sua rede de ensino e dimensionada para atender a até 3% do alunado projetado em suas escolas. 
Está disponível para preenchimento dos diretores das escolas no PDDE-Interativo a aba Livro Didático, em que cada escola poderá informar sua necessidade de livros, os quais não foi possível obter por meio de remanejamento. O prazo para preenchimento das escolas é de 14 a 24 de julho de 2015. 
Posteriormente, em 27 de julho de 2015, os pedidos das escolas serão consolidados e submetidos à validação. Nessa etapa, a secretaria poderá alterar as quantidades solicitadas pelas escolas para adequá-las ao saldo disponível para sua rede de ensino bem como poderá solicitar títulos constantes de sua reserva técnica para os atendimentos que julgar pertinentes, inclusive turmas e escolas novas. Por isso, caso alguma unidade de ensino necessite de livros que atualmente não constam do sistema para solicitação das escolas, consolide estas necessidades para solicita-los na etapa de validação das secretarias, que ocorrerá a partir do dia 27 de julho.  Após sua validação, os livros solicitados serão encaminhados diretamente às escolas. 

Prazo de cadastramento para garantir o recebimento dos livros didáticos termina em agosto

Nordson Belo, coordenador Estadual do Livro Didático
durante encontro em São Luís
As escolas do Sistema Estadual de Ensino têm até o dia 30 de agosto para realizarem seu cadastramento e garantir o recebimento dos livros didáticos. O não cadastramento implica no bloqueio do recebimento de livros didáticos de 2016.
As escolas deverão acessar o SISCORT – Sistema de Controle e Remanejamento da Reserva Técnica, que é um sistema virtual que incentiva o remanejamento de livros didáticos entre as escolas e o atendimento com a reserva técnica.
As sugestões para requerimento de reserva técnica ou de remanejamento são feitas automaticamente pelo sistema (fnde.gov.br/simad). Quando as escolas preenchem a atualização de alunado e de livros recebidos em 2015, via Correios, no menu do sistema, as secretarias devem aguardar que os pedidos de reserva técnica sejam gerados para autorizar seu atendimento.
Livro Didático
O Programa do Livro Didático tem como meta principal prover as escolas públicas com livros de qualidade. Nesse sentido, o Ministério da Educação, por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, em parceria com as secretarias Estaduais de Educação – SEDUCs, visa atender alunos da Educação Básica e Bibliotecas Escolares com livros didático-pedagógicos.
Data20/07/2015
FonteAscom/Seduc

sábado, 18 de julho de 2015

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS UNIDADES DO SISTEMA PRISIONAL E UNIDADES ESCOLARES


ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

O GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação/ SEDUC, torna público que fará realizar Processo Seletivo Simplificado para contratação  de professores a fim de atuarem nos cursos do Ensino Fundamental e Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos,  com fundamento na Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, de 20/12/1996, da Resolução nº 144/2006 e da Resolução/FNDE 48, de 2 de outubro de 2012 (que estabelece orientações, critérios e procedimentos para transferência automática de recursos financeiros aos estados, municípios e Distrito Federal para manutenção de novas turmas de Educação de Jovens e Adultos, a partir de 2012), nas Unidades do Sistema Prisional e nas Unidades Escolares das Unidades Regionais de Educação de Açailândia, Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Rosário, Santa Inês, Timon e Viana, constantes nos Anexo I deste Edital. 




domingo, 5 de julho de 2015

Professores da URE de Imperatriz participam de Seminário Estadual do PNEM

Auditório lotado durante os três dias de Seminário,
na Ufma/São Luís
Cerca de mil professores e profissionais da educação maranhenses participaram, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luis, do III Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), que aconteceu no período de 30/06 a 03/07, tendo como tema "Os Sujeitos do Ensino Médio e a Formação Humana Integral.
Durante três dias, foram tratadas as ações do PNEM que têm impacto positivo no “chão da escola” no Estado. Os professores refletiram acerca de uma formação integral e dos diversos aspectos decorrentes dessa formação. Também se debruçaram sobre a requalificação das práticas docentes direcionadas à formação dos jovens maranhenses, tendo por norte as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Temas em debate: gestão, o controle e a mobilização social em torno do ensino médio; a gestão da escola pública e os impactos na formação continuada de professores e coordenadores do ensino médio; o processo formativo na escola mediado pelo gestor escolar; a organização do trabalho pedagógico no ensino médio na perspectiva de reescrita do projeto político-pedagógico da escola e a articulação entre conhecimentos das diferentes disciplinas e áreas, a partir da realidade escolar.
Profª Lindalva Maciel (Ufma), ao lado do presidente do
Sinproesemma, Julio Pinheiro, e da coordenadora de Formação
Continuada, Mirna Araújo (MEC)
Segundo a coordenadora de formação continuada da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Mirna França Araújo, o seminário oportunizou apresentar os resultados do programa no Estado e avaliar seus efeitos. “No Maranhão, a mobilização nos municípios está sendo muito grande e efetivamente estão ocorrendo formações na escola, o que certamente terá um impacto na aprendizagem dos alunos do ensino médio”, diz. Segundo ela, um dos principais resultados do PNEM foi que permitiu que os estudantes se tornassem protagonistas do processo de aprendizagem. “Essa é a estratégia pedagógica: a de reconhecer e estimular o aluno como participante ativo do processo, que toma a iniciativa de trabalhos na escola e que traz a comunidade e seus saberes para dentro da escola, que se transforma num espaço de ensino e cultura”, diz ela.
No Maranhão, o Pacto atinge escolas do ensino médio em todos os 217 municípios e envolve cerca de 14 mil profissionais. Esse universo docente está sendo formado, em última instância, por 746 orientadores de estudo, escolhidos por seus pares em cada escola. Já a formação dos orientadores de estudo é feita por 27 formadores regionais vinculados às 19 UREs da Secretaria da Educação do Maranhão.
Mesa solene, com presença da secretária Áurea Prazeres
“O Pacto trouxe uma sistematização do ensino e do estudo, com a presença de coordenadores pedagógicos dentro das escolas, cadernos de formação muito bons, o que provocou uma verdadeira mudança na postura e no olhar dos professores e dos alunos”, diz Lindalva Maciel, professora da Universidade Federal do Maranhão e coordenadora geral do PNEM no Estado.
A mudança está atingindo todos os 217 municípios maranhenses. Segundo a secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres, a distorção idade-série no Maranhão atinge assustadores 30%. Ao mesmo tempo, o abandono e a reprovação, juntos, chegam a 25% dos 222 mil estudantes matriculados do ensino médio. “Com certeza esses números vão diminuir, porque os alunos estão voltando para o ensino médio”. Embora os dados definitivos só estejam disponíveis no final deste ano, a secretária revela que, em 2015, houve um crescimento de 20 mil novas matrículas nesse nível de ensino.
“Quando o Pacto chegou ao Maranhão fez toda a diferença porque, aqui no Estado, nunca houve uma política de formação continuada dos professores do ensino médio”, diz Áurea. “O Pacto promoveu uma mobilização e um entusiasmo nunca antes vividos na rede. Houve um efeito direto na escola e nos alunos.”
Um total de 41 professores/as da UREI participaram do
Seminário Estadual do PNEM em São Luís
Participam deste Seminário as 19 Unidades Regionais de Ensino (UREs). Imperatriz foi representada com a presença de 41 professores ao todo, sendo 2 formadores regionais e 39 orientadores de estudos  do PNEM.
Para a orientadora de estudos do CE Estado de Goiás (Imperatriz), profa. Cida Marconcine, o encontro é um momento ímpar para a educação pública. “Estamos refletindo sobre os resultados alcançados na primeira e segunda etapas da formação do Pacto, assim como buscar fortalecimento para a terceira etapa. É um momento de avanços, na educação do nosso estado.”
Formadores Regionais da UREI, Leila Lopes e Antonio de
Pádua, participam de Mesa Redonda no Seminário
Para a Formadora Regional da UREI, Leila Lopes Pereira, que também participou do Seminário, houve um fortalecimento no planejamento escolar com as formações do PNEM: “O que se percebe é que, antes, a escola não tinha uma cultura de planejamento participativo. A partir das formações pelo Pacto, os professores perceberam a importância da contribuição das outras áreas de conhecimentos para suas áreas, o que a linguagem agrega à matemática, por exemplo, ou o que as ciências da natureza acrescentam às ciências humanas.” Segundo ela, o impacto do Pnem se reflete também nas 7 escolas indígenas localizadas na região, das etnias Krikati, Gavião e Guajajara, que já adotam práticas pedagógicas do programa.
Para a professora de português e artes do CE Edson Lobão (Imperatriz), Eró Cunha, a formação dos docentes de sua geração foi falha, porque foi compartimentada. Apenas agora, com o Pnem, os professores foram orientados a se comprometer e a buscar caminhos para a solução de problemas, para garantir o direito de aprendizagem dos alunos, a estreitar a relação com a comunidade e a oferecer uma educação integral. “O que houve foi uma mudança no nosso olhar, uma visão mais humanizada dos nossos alunos, e a compreensão de que ele é protagonista nesse processo, não um mero receptáculo de uma educação com ênfase apenas no conteúdo”, conclui ela.
Apresentação teatral Sol Sanguíneo, com o talentoso
Vitorino Rodrigues (cursista do PNEM)
Com uma vasta programação, os professores presentes ao seminário tiveram oportunidades de assistir a apresentações musicais, teatro, poesias, danças diversas, Tambor de Crioula, Bumba meu boi entre outras atrações. Fazendo também parte da programação, a realização de 10 mesas redondas, com participação de professores da URE de Imperatriz em três delas: no dia 01/07, Mesa 04: A organização do trabalho pedagógico no ensino médio na perspectiva de reescrita do projeto político pedagógico na escola, com a formadora regional Leila Lopes Pereira integrando a mesa;  Mesa 07: A articulação entre conhecimentos das diferentes disciplinas e áreas, a partir da realidade escolar, com foco nas ciências humanas e da natureza, com a orientadora de estudos, Nayara Vieira Lima Moraes, do CE João Batista Teixera, município de Amarante do Maranhão; e no dia 02/07, na Mesa 10: Diversidade, inclusão, Educação: proposições, a participação da orientadora de estudos, Maria Aparecida Moraes de Sousa Aquino, da Escola Indígena Rubiácea, Etnia Gavião, Tronco acro Jê.
Profª Lindalva Maciel (Ufma) e prof. Manuel (Ufma),  com
a superintendente da Educação Básica, profª Elionai Moura,
durante encerramento e entrega da carta assinada por todos
O encerramento do III Seminário Estadual do PNEM aconteceu em clima de confraternização, sendo entregue uma carta de agradecimento e pedido de continuidade ao trabalho do Pacto à superintendente da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, professora Elionai Moura Araújo Brasil, que foi assinada por todos os presentes.


Créditos: Assessoria de Comunicação Socia (MEC)/Cida Marconcine (UREI)/Imperatriz Notícias/Fotos: Cida Marconcine

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