segunda-feira, 25 de maio de 2015

Governo do Maranhão inaugura escolas em aldeias de Amarante

Escola Indígena Pyr Creh Creht
Neste sábado (23/05), o Governo do Maranhão, por meio da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) inaugurou duas escolas indígenas no município de Amarante. A primeira, Escola Indígena Pyr Creh Creht, na Aldeia Riachinho, e a segunda, Escola Indígena  Crow’ Cu, na Aldeia Água Viva.

Autoridades presentes à inauguração
As autoridades presentes foram recepcionadas com muita música e dança, com a escola toda enfeitada com artesanatos, cartazes, quadros e com muitos indígenas da comunidade presentes. Era visível através da decoração e das pinturas, que estavam muito felizes e em festa para a entrega da escola.

Esteve presente ao evento, o secretário adjunto de Gestão Institucional da Seduc,  Wiliandickson Azevedo Garcia, que falou ser muito gratificante estar inaugurando as escolas indígenas, porque, segundo ele, pode-se perceber que a estrutura física é importante, para que o processo de ensino-aprendizagem de fato aconteça. “E a gente precisa avançar muito mais, os desafios são gigantescos, mas o governo está aqui na aldeia, para mostrar que este governo é do povo e para o povo”. 

Rosyjane Paula, gestora Regional de Educação
A gestora Regional de Educação de Imperatriz, Rosyjane Paula, apresentou a equipe da Educação Indígena da UREI (Eliene Costa, Brigitte Barros e Carlos Viana), colocando-os à disposição para todo suporte necessário à comunidade escolar da aldeia para que se tenha a melhoria da educação indígena ou não-indígena do Maranhão. “Para nós é uma honra, sairmos de nossas casas e vir na escola de vocês, estar perto do povo Gavião, aqui na Aldeia Riachinho”, afirma a gestora Rosyjane. 

A coordenadora pedagógica da UREI, Ivetilde Delgado, também presente à inauguração da escola, se pronunciou: “Como está dito no cartaz que vocês colocaram, ‘a educação é o primeiro passo para um futuro melhor’. Então é com esse compromisso de fazer uma educação cada vez melhor, que a gente faz parte dessa equipe, acreditando nessas condições e nessas possibilidades.

Eliene Costa,  durante sua fala
A coordenadora da Educação Indígena, Eliene Costa, reforçou sua colaboração na causa indígena e comunicou que a Supervisão da Educação Indígena do Maranhão foi assumida pela professora Gildete Dutra, que é conhecida por todos da aldeia. “Eu estou muito contente e esperançosa de que essa educação de qualidade e diferenciada aconteça. Esperamos que este ano a gente adentre essas aldeias e faça realmente um trabalho pedagógico, muito confiante na nossa gestora Rosyjane, que é também uma professora, muito sensível à causa indígena”, finaliza a coordenadora Eliene. 

Compareceu também à inauguração da Escola Indígena Pyr Creh Creht, o sr. Emílio Pereira, representante da Secretaria de Educação de Amarante: “Quero dizer que o novo governo do Maranhão, Flávio Dino, a gente vê o empenho dele, a preocupação dele, não só com a educação indígena, mas sim, com a educação de todo o Estado. Acredito que a educação indígena venha a melhorar muito neste novo governo”, ressalta ele.

Pronunciamento do prof. Julio Pinheiro (Sinproesemma)
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro, presente à solenidade destacou que a causa e educação indígenas foram renegadas ao longo dos anos, por isso a dívida imensa com os povos indígenas. “Então a gente vem aqui e fica muito feliz, porque vocês representam e materializam a nossa ancestralidade, o nosso povo, o povo brasileiro. Representam a essência desse país. Então eu fico muito feliz e grato de estar presente na inauguração deste espaço”, comentou ele.

A professora Andreia Martins Gavião, emocionada, falou: “ a escola é a nossa casa, é o ponto de referência pra todos nós, onde o povo Gavião possa estar fortalecendo o conhecimento e os saberes dos nossos antepassados, porque uma escola indígena não está somente para ensinar a língua portuguesa, mas sim a nossa história, o nosso costume, os nossos valores. Eu gostaria de agradecer, principalmente ao governador Flávio Dino que dentro de 4 meses já está promovendo uma grande mudança para nós”.

Joel Martins Gavião, cacique
Joel Martins Gavião, cacique diretor da escola, aproveitou o momento para fazer algumas reivindicações ao representante do Governo e agradecer a reforma realizada na escola. “O nosso objetivo é educar nossos filhos, nossos alunos, nossa comunidade, nossas famílias. Os povos indígenas, a nível nacional, tem educação, mas de acordo com seus costumes... mas com a chegada da escrita nas aldeias, isso ajuda a fortalecer a nossa organização social, a nossa cultura, a nossa língua materna, a nossa história, nossos artesanatos, preservação do meio ambiente e a escola também está nos ajudando a respeitar outras culturas. Porque nós vivemos no Brasil, país que existe a diversidade cultural, então nossos filhos, nossos alunos têm que ter acesso, têm que ter conhecimento para poder respeitar a cultura de cada povo. Eu estou realizando meu sonho com esse novo governo, que reformou a escola Pyr Creh Creht.  Essa escola está de braços abertos para receber qualquer aluno, de qualquer nação, de qualquer etnia. Aqui nós temos Guajajara, nós temos Timbira, nós temos Gavião, nós temos não-índios matriculados aqui. Eu falo isso porque somos povos nativos desta terra, nós merecemos uma educação específica, diferenciada, intercultural e bilíngue”, comentou o cacique durante sua fala.

Salas de aulas, amplas, arejadas e bem equipadas
Fizeram parte também da mesa, Lucineia dos Reis Marinho, coordenadora Estadual da Educação Indígena de Amarante; Célio Guará Gavião, professor; Padre Eduardo (Paróquia de Amarante) e cacique Ambrósio (Aldeia Canto Bom). Todos eles se pronunciaram satisfeitos  com a entrega da escola, que consta com 4 salas de aula, Biblioteca, Sala de Informática, Secretaria, Cantina e Banheiros.

Entrega de kit escolar, ao cacique diretor, por Rosyjane
(gestora) e  e Wiliandickson Azevedo (secretário Adjunto)
Ao final, a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Rosyjane Paula, fez a entrega nas mãos do cacique Joel Martins Gavião, diretor da Escola Indígena Pyr Creh Creht, de kits escolares, compostos de mochila e materiais escolares diversos, como suporte ao trabalho pedagógico dos professores e alunos. Ao todo foram entregue em torno de 50 kits.

Água Viva

Escola indígena Crow' Cu
A outra escola que foi inaugurada e entregue, neste mesmo dia (23/05), foi a Escola Indígena Crow’ Cu, na Aldeia Água Viva, que conta com duas salas de aula, Secretaria, Cantina e Banheiros. 

Presentes no momento, o secretário adjunto de Gestão Institucional do Governo do Maranhão, Wiliandickson Azevedo, a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Rosyjane Paula, o sr. Emílio Pereira, representante da Secretaria de Educação de Amarante, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro e demais integrantes da equipe da UREI. 

Entrega de kit escolar, ao cacique Kazuza, por Rosyjane
(gestora) e  e Wiliandickson Azevedo (secretário Adjunto)
O cacique da Aldeia, sr. Kazuza, o professor responsável pela escola, José Guedes, e alguns pais e alunos  receberam das mãos da gestora Regional de Educação de Imperatriz (UREI), Rosyjane Paula, 30 kits escolares, como apoio ao trabalho pedagógico a ser ali realizado.

O secretário adjunto de Gestão Institucional, Wiliandickson Azevedo, destacou o compromisso do governo com o povo indígena. “Esta ação representa o compromisso do governador Flávio Dino e da secretária de Educação Áurea Prazeres. É com este espírito e entusiasmo de renovação, de boa vontade e disposição, que nos colocamos no processo da busca por uma educação de qualidade”, finalizou ele.

Texto/fotos: Cida Marconcine

Nenhum comentário:

Postar um comentário