sexta-feira, 22 de maio de 2015

JOGOS ESCOLARES 2015: Alunos da rede estadual de Imperatriz fazem exames médicos

Prof. Isnande Mota, Márcio Papel (Adjunto Esporte), 
profª Orleane, Saulo Dino (Secretário Esportes), 
profª Rosyjane  e prefeito Madeira
Foi oportunizada durante todo o dia de ontem (21/05), no Centro de Formação de Professores, a realização de exames médicos para os estudantes da rede pública estadual que vão participar dos Jogos Escolares de Imperatriz, em junho. Esta é uma importante parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) e Unidade de Regional de Educação de Imperatriz (Urei); e Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sedel). Foram atendidos mais de 600 atletas das escolas Graça Aranha, Dorgival Pinheiro, Urbano Rocha, Nascimento de Moraes, Mourão Rangel, União, Edison Lobão, Vinicius de Moraes, Tancredo Neves, Nova Vitória, Barjonas Lobão, Vespasiano Ramos e Caminho do Futuro. 

Profª Silvana (Urei), técnicos (Sedel), médicos 
e enfermeiras (HRMI) e profª Rosyjane
É a primeira vez que esta ação acontece na história dos Jogos Escolares de Imperatriz (JEIs) e só foi possível graças ao empenho conjunto do secretário Municipal de Esportes, Saulo Dino e da gestora de Regional de Educação de Imperatriz, Rosyjane Paula, que buscaram a parceria junto à Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) e da Secretaria de Saúde do Estado. “Não poderia deixar de agradecer ao secretário de Gestão e Previdência Felipe Camarão, ao dr. Reginaldo Nascimento, diretor do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz (HRMI), à equipe médica e enfermeiras disponibilizadas, pela parceria firmada em prol de garantir a realização destes exames, que nos deixarão mais tranquilos em relação à saúde dos alunos, pois é importante que estejam em condições físicas adequadas para as práticas esportivas durante os jogos, enalteceu Rosyjane Paula.

Aferição de pressão arterial
Os exames foram realizados por três médicos (dr. Gregório Soares, dr. Janderson Viana e dr. Felix Queiroz Macedo) e três enfermeiras (Maria Jeciane de Oliveira, Ana Lúcia e Antonia), contando ainda com o apoio de dois servidores da Sedel (Diego Igor e Robson Santos) e de todos os técnicos pedagógicos da UREI.


Medição e pesagem
Os alunos-atletas chegaram acompanhados dos professores de Educação Física e passavam  pela pesagem e conferência de altura. Após isso, foi realizada aferição de pressão arterial e por último a consulta médica, um trabalho criterioso para verificar a aptidão dos alunos para participação nos Jogos Escolares de Imperatriz O procedimento do exame médico antecipado tem como objetivo detectar algum problema que possa limitar os exercícios físicos.  
A gestora Regional de Educação de Imperatriz, Rosyjane Paula, destaca que esta parceria educação/esporte/saúde é uma combinação perfeita para o aluno: “Ao praticar esportes, o jovem estará desenvolvendo todo o seu potencial físico, que funciona como garantidor de uma vida saudável, com muito mais energia e motivação para os estudos”.

Texto/fotos: Cida Marconcine

Nenhum comentário:

Postar um comentário