terça-feira, 23 de novembro de 2021

URE-Imperatriz em parceria com a UBES realiza encontro de estudantes para sensiblizar por criação de grêmios estudantis




A Unidade Regional de Educação de Imperatriz, UREI, esteve contribuindo na organização de um importante evento para o incentivo aos grêmio estudantis nas escolas públicas estaduais.

O evento foi realizado na última quinta (18) e teve parceria da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, UBES que protagonizou as atividades com os alunos de pelo menos cinco escolas que lotaram o auditório desta URE.  

Daniela Moura, estudante de Minas, que é da secretária de comunicação da UBES, fez a mediação dos debates com renomes da luta estudantil como o professor e vereador Carlos Hermes (PCdoB).  O vereador de Biberãozinho, João Justino (PT), também esteve na mesa como debatedor para explanar sobre suas origens no movimento secundarista.

Na programação diversos momentos dos estudantes e suas lideranças.

A Gestora Regional de Educação, Profa. Dra. Orleane Santana fez a abertura do encontro, saudando os estudantes e manifestando apoio irrestrito a criação dos grêmios como entidades importantes para a inclusão social da juventude.  

Presentes também a Profa Antônia Giseuda, que é coordenadora de protagonismo estudantil da URE. Os ex – secundaristas Jailson Sousa e Vanderson, também explanaram sobre suas experiências no movimento estudantil. Hoje em dia ambos são da equipe da UREI.

Mensagem importante

O secretário de Educação do Estado Felipe Camarão fez um diálogo inicial. Ele elogiou a postura dos estudantes que não fogem da luta nas ruas, nas escolas e trouxe um recado de apoio do Palácio dos Leões, diretamente do governador Flávio Dino.  Para Camarão a criação dos grêmios é parte importante do atendimento as reivindicações populares.

 Grêmios

O grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais

O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão entende que toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratização da Escola. Por isso, o Grêmio nas Escolas públicas deve ser estimulado pelos gestores da Escola, tendo em vista que ele é um apoio à Direção numa gestão colegiada.

Os Grêmios Estudantis compõem uma das mais duradouras tradições da nossa juventude.

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário