Diferentes interações comunicacionais e a perspectiva de letramento na formação de professores de Língua Portuguesa. Esse foi o tema da palestra ministrada durante o ciclo de webinários promovido na última terça-feira (21), pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pelo canal no Youtube da Secretaria, com a participação de cerca de 4.860 profissionais da Educação.
Contexto, pluralidade, sujeitos, multiletramentos, sociedade de tecnologias, informação e comunicação, e a relevância de tudo isso na formação de professores de Língua Portuguesa foram os aspectos abordados pela Profa. Dra. Orleane Santana, gestora regional de Educação de Imperatriz, palestrante da temática.
“Me senti muito lisonjeada com o convite da SEDUC, feito a mim pela Profa. Adelaide Diniz, porque embora eu esteja neste momento na gestão, sou professora de Língua Portuguesa há 30 anos e apaixonada pela sala de aula e tudo que eu fiz até hoje em termos de pesquisa foi focado na linguagem com aplicabilidade em sala de aula. Então me senti muito feliz por estar nesse momento falando sobre um tema de tão grande relevância para o ensino e para os professores de Língua Portuguesa do Estado do Maranhão”, destacou Orleane Santana.
O tema é atual e pertinente já que contextualiza práticas de letramento e multiletramentos para, no ambiente escolar, otimizar o ensino e a aprendizagem dos estudantes.
O que é Letramento
O conceito de letramento se configura como prática social, extrapolando a leitura e a escrita como requisitos limitados à alfabetização, ou seja, é preciso saber ler e escrever para atuar no mundo. Em resumo, o letramento é a habilidade de saber ler e escrever de acordo com o contexto das práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita, as quais se pautam na linguagem como produto cultural e social.
Currículo
A Profa. Dra. Orleane Santana possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e em Direito pela Faculdade de Imperatriz (FACIMP). É especialista em Metodologia do Ensino de Terceiro Grau (UEMA), Língua Portuguesa (PUC-MINAS), Texto e Produção de sentido (PUC-MINAS) e Linguística e Ensino (UEMA). É Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora de Língua Portuguesa e Linguística do Curso de Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), e professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário