segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Escolas da rede estadual realizam semana da valorização da pessoa com deficiência com série de atividades

 


As escolas estaduais, C.E União, C. E Nova Vitória, C.E Urbano Rocha, C. E Governador Archer, C.E Caminho do Futuro todas jurisdicionadas à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) realizaram ações em alusão a Semana de Atuação em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Considerando o momento de pandemia, as atividades foram realizadas seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Com o lema "Se aprende com as diferenças e não com as igualdades” frase de autoria do educador e filósofo Paulo Freire, a programação da IX Semana da Pessoa com Deficiência foi realizada entre 21 a 30/09/2021 com palestras, oficinas, relato de experiência e documentário, roda de conversas, oração do Pai nosso e Hino Nacional em Libras, Teatro, jogos, brincadeiras, musicalidade e dança - além Exposição de materiais de AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Foram tratados temas relacionados aos direitos das pessoas com deficiência, com ênfase ao direito à educação. Foi um diálogo que favoreceu o acesso a algumas informações e quebra de alguns paradigmas sobre a interlocução com a pessoa com deficiência.

Nas escolas foram realizadas roda de conversa para os alunos do 3ª ano, com a participação dos ex-alunos deficientes, abordando sobre os desafios do Ensino Superior para a Pessoa com Deficiência. Dentre os palestrantes tivemos Claudenor da Silva – IFMA, curso de Administração, 1ª período., Veriano Carvalho -  UFMA, curso de Pedagogia, 2ª período, Raimundo Oliveira – UFMA, curso de Pedagogia, 9ª período (deficientes visuais).

“O nosso objetivo foi mobilizar a comunidade escolar para a inclusão social da pessoa com deficiência. Cada uma com sua individualidade e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para a inclusão. É um trabalho de conscientização, de socialização dessas pessoas. A participação das escolas que atuam nessa área foi excelente, com ótimas propostas de inclusão e as famílias atuaram como incentivadores desse tipo de projeto e proposta inclusiva.” Destacou a Professora Josélia Maria da Silva Mota, uma das coordenadoras da Unidade Regional de Educação de Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário