quarta-feira, 4 de outubro de 2017

3º Simuladão Mais Ideb na UREI supera meta de participação

Realização do 3º Simulado no CE Dorgival Pinheiro
Foto: Cida Marconcine
Mais de 200 mil estudantes da rede estadual de ensino participaram do 3º ‘Simuladão Mais Ideb’, que aconteceu nesta terça-feira (3). O simulado é mais uma ação integrante do Plano Mais Ideb e tem por objetivo fazer uma avaliação diagnóstica para levantamento das aprendizagens devolvidas e consolidadas pelos estudantes da rede de ensino. 

Aluna com baixa visão realiza simulado com prova ampliada
no CE Henrique de La Roque (João Lisboa)
Foto: Divulgação
Na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), este 3º Simulado Mais Ideb movimentou todos os Centros de Ensino, dos 15 municípios que pertencem a esta Regional de Educação. As articuladoras do Plano Mais Ideb, na UREI, são as professoras Leila Lopes Pereira e Aurenir Terto, que estão à frente em todas as ações necessárias para que o Mais Ideb obtenha resultados positivos na Regional de Imperatriz.

Diretora Regional de Educação, profª Suelly Leal acompanhou
 a aplicação do Simulado no CE Governador Archer
Foto: Divulgação
"Parabenizo e agradeço o trabalho e dedicação de todos os gestores escolares para que o Plano Mais Ideb seja um sucesso em nossa Regional. O dia foi muito produtivo. Tenho certeza que avançamos muito. Ainda temos um caminho para percorrermos até a Prova Brasil, mas tenho a certeza também que vamos alcançar a nossa meta!", afirma a gestora Regional de Educação, Profª Drª Orleane Santana.

"Acreditamos no trabalho de cada um e aproveitamos para agradecer o esforço, dedicação e compromisso que os gestores escolares tiveram com a realização dos simulados Mais Ideb", destaca a articuladora do Plano, professora Leila Lopes.

A aplicação do ‘Simulado Mais Ideb’ tem uma dinâmica similar à Prova Brasil. Os cadernos de provas estão divididos em quatro blocos, sendo os dois primeiros de Matemática e os demais de Língua Portuguesa. Assim como nos demais simulados, o 3º Simuladão Mais Ideb valerá nota para os estudantes e o resultado será apresentado na forma de boletim de desempenho estadual e por Regional com a indicação dos percentuais de acerto por item/habilidade para reflexão e definição de uso pedagógico adequado ao resultado encontrado.

Todos os alunos de 3º ano do CE Tancredo de Almeida Neves
compareceram para o 3º Simulado Mais Ideb
 Foto: Divulgação
"Fazer esse simulado foi muito interessante e de extrema importância como preparação para a Prova Brasil, para o Enem e todos os vestibulares que nós, alunos do 3º anos iremos prestar. Foi uma ideia excelente do Governo e eu como aluno posso dizer que todos os três simulados foram muito proveitosos para o meu aprendizado", conta o estudante do CE Dorgival Pinheiro de Sousa, Fábio Francisco Castro Silva. Opinião que também é partilhada por seu colega de sala Fabrício da Silva Lima: "Nós passamos pela etapa dos simulados como preparação para a Prova Brasil e é algo que o Governo do Estado veio a acrescentar para nós, proporcionando esses simulados para que venhamos ter um maior desenvolvimento nas provas, para trazer bons resultados para o Maranhão", relata ele.

A Meta esperada de participação dos alunos de 3º anos é de 90%, que foi superada em muitas escolas da Unidade Regional de Educação de Imperatriz, como por exemplo do CE João Pereira Martins Neto (Estreito) 93,9%, CE Rio Amazonas (João Lisboa) e CE Tancredo de Almeida Neves (Imperatriz) que conseguiu atingir 100% de participação dos alunos do 3º ano neste último Simulado Mais Ideb.

Fonte: Seduc/Cida Marconcine

Nenhum comentário:

Postar um comentário