quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

I Escuta Pedagógica promovida pelo Governo do Estado acontece na URE de Imperatriz

Texto/Fotos: Cida Marconcine

Professores se reuniram pela manhã no CE Nascimento de Moraes
na I Escuta Pedagógica

Professores dos Centros de Ensino que fazem parte da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) foram ouvidos na I Escuta Pedagógica, nesta segunda (20), pela manhã no CE Nascimento de Moraes e à tarde no auditório da URE de Imperatriz. A escuta teve duração de 4 horas por turno, com participação de uma equipe da Seduc: secretária Adjunta de Gestão das Regionais de Educação (SAGRE), professora Rosyjane Paula Farias Pinto; o superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais, professor Claudinei Rodrigues; e o supervisor de Avaliação da Seduc, professor Pedro de Alcântara; além da presença da gestora Regional de Educação, professora Orleane Santana, e da diretora Regional de Educação professora Suelly Leal.

Esta é uma ação do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O foco é a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem das escolas públicas estaduais e a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tendo como objetivo também a interação com os professores de Ensino Médio, em processo dialógico, com vistas ao planejamento de ações estratégicas para o fortalecimento pedagógico nos centros de ensino da rede.
Professores se reuniram também a tarde no auditório da UREI
para a I Escuta Pedagógica
Durante a Escuta, os professores relataram suas vivências da sala de aula, deram sugestões a respeito de planejamento, formação continuada e avaliação, além de apresentarem proposições visando a melhoria na qualidade do ensino.
Para Arthur Pires Nogueira, professor de espanhol do Centro de Ensino Mourão Rangel, de Imperatriz, a Escuta Pedagógica é uma oportunidade de repensar as verdadeiras necessidades da Educação, não só em termos de infraestrutura mas também nos aspectos pedagógicos. "Este é um importante momento onde abrimos os nossos olhos para novas perspectivas educacionais e de forma que o Governo do Estado tenha acesso aos nossos anseios e necessidades em nossa prática pedagógica".
Os educadores opinaram sobre regência de sala de aula,
planejamento, formação e avaliação

"O direcionamento do Governador Flávio Dino é ouvir os professores, sendo esta uma oportunidade de se repensar e construir políticas públicas educacionais do ponto de vista dos educadores", declara a Secretária Adjunta de Gestão da Regionais de Educação, professora Rosyjane Paula, que coordenou a Escuta Pedagógica na Unidade Regional de Imperatriz
Para Deise Cortez, professora de História e de Atendimento Educacional Especializado no Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto, no município de Porto Franco, a iniciativa do Governo do Estado é muito importante porque aproxima os professores do processo de construção das políticas públicas. "Isso é fundamental porque podemos avaliar o processo educacional, junto com o Governo, na busca de melhorias, para que os investimentos possam ser realizados exatamente onde há necessidades".
A gestora escolar do Centro de Ensino Nova Vitória, em Imperatriz, professora Francisca Célia Chaves Rocha, resalta que a Escuta Pedagógica é um marco significativo na educação do Maranhão. "Nessas proposições, o professor diz de que forma, como ele deseja a melhoria da qualidade do ensino no nosso Estado. É o entender do professor, o seu sonho pedagógico na escola".

Participaram desta I Escuta Pedagógica, na URE de Imperatriz, 194 professores, de 35 Centros de Ensino, envolvendo a participação direta de 15 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário