segunda-feira, 23 de maio de 2016

URE de Imperatriz promove Aulão de Redação em Estreito

Abertura do Aulão: Gestora da UREI, profª Orleane Santana, e os gestores escolares, prof. Magno Moreira de Abreu (CE João Pereira Martins Neto) e profª Petronilia Silva (CE Frei Gil)
Domingo (22) pela manhã, na Câmara Municipal de Estreito (MA), o Plenário Sinésio Abreu foi ocupado. Não para uma sessão de vereadores como de costume. As bancadas foram substituídas por carteiras e o espaço da tribuna foi instalado um quadro branco. E foram chegando os convidados: estudantes de 3º ano do Ensino Médio, da rede pública estadual, dos Centros de Ensino João Pereira Martins Neto e Frei Gil. Um total de 98 alunos e 7 professores, que lotaram o plenário e participaram do Aulão de Redação, oferecido pelo Governo do Estado/Secretaria de Estado de Educação, por meio da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), ministrado pela Profª Drª em Linguística Orleane Santana.

O Plenário Sinésio Abreu ficou lotado: 105 participantes no Aulão de Redação
Os gestores escolares, professor Magno Moreira de Abreu (CE João Pereira Martins Neto) e a professora Petronilia Silva (CE Frei Gil) fizeram a abertura da aula, através de uma acolhida à gestora Regional de Educação e aos estudantes presentes. Depois, de uma forma muito agradável e descontraída, a Profª Orleane Santana começou dando destaque para a importância da leitura como fator que facilita a produção da redação, além de fazer uma clara diferenciação entre tipologia textual (narração, descrição e dissertação) e gênero textual, sendo que o foco da aula foi a dissertação, onde desenvolveu explicações sobre os tipos (expositiva e argumentativa). Ao final, a prof. Orleane sugeriu a produção de uma redação tendo como tema "Trabalho escravo contemporâneo" e orientou os alunos a fazerem leituras prévias no portal do Repórter Brasil, uma forma prática de envolver o projeto Escravo, Nem Pensar, que já acontece nas escolas da rede pública estadual, com a proposta de preparação dos alunos para o Enem 2016.
Aluna Dannyela Dállyth (CE Frei Gil), ladeada pelas professoras Maria de Nazaré Castro, Elizabeth Nunes dos Casais e Hélida Varão (gestora adjunta do CE Frei Gil)
 "Eu quero agradecer a professora doutora Orleane por se disponibilizar em estar aqui realizando este projeto conosco, porque nós alunos temos necessidades no preparo para o Enem, principalmente em redação. Eu gostei muito da aula ministrada por ela e saio daqui realizada, com bastante aprendizado. E sei que agora quando eu produzir uma redação, terei mais facilidade e farei  bem feita, porque recebi orientações precisas e já sei cada passo que preciso seguir. Desejo que este projeto da URE de Imperatriz atinja outras escolas estaduais, porque é importante que nós alunos estejamos preparados para o Enem, realizarmos uma ótima prova e ao final vermos nossos nomes como aprovados, e darmos assim orgulho para nosso estado”,  conta a aluna Dannyela Dállyth Vila Nova Lima, que faz o 3º ano no CE Frei Gil, e que pretende cursar Medicina, para depois atuar como professora de Fisiologia e Anatomia. Ela pretende também se formar em Língua Estrangeira. “Amo a Língua Portuguesa e a leitura é meu foco, o hobby que herdei dos meus pais”, finaliza a aluna Dannyela.
Gestor do CE João Pereira Martins Neto, prof. Magno Moreira de Abreu, ao lado das alunas Lanna do Vale e Ducielma Oliveira Barros
Para a aluna Ducielma Oliveira Barros, do 3º ano do CE João Pereira Martins Neto, a aula foi muito produtiva e diferente das outras que tem em sala normalmente. "Pude tirar muitas dúvidas, principalmente com relação à avaliação e pontuação na redação do Enem, o que eu desconhecia", destaca ela, que busca uma vaga no curso de Direito.
"Estou muito agradecido com a gestora da UREI, professora Orleane, que teve preocupação com nossos alunos e sacrificou o seu domingo em prol da educação da região e do Estado. É com esse compromisso que iremos melhorar os nossos índices. Avante Maranhão", declara o gestor do CE João Pereira Martins Neto, professor Magno Moreira de Abreu.

Todos os participantes ao final do Aulão de Redação, em Estreito (MA)
O Aulão de Redação é uma das ações que a URE de Imperatriz tem oportunizado para alunos de 3º ano, em prol do Enem 2016. O aulão também já aconteceu em Montes Altos (17/04), no CE Parsondas de Carvalho, e em Porto Franco, no CE Fortunato Moreira Neto (15/05). "A proposta é colaborar com nossos alunos da Rede Estadual de Ensino, principalmente de municípios mais distantes, para que tenham um desempenho melhor, principalmente na produção da Redação, no Enem deste ano", destaca a gestora da UREI. "Estas aulas de redação nos municípios pertencentes à URE de Imperatriz, funcionam como uma extensão do Cursinho Preparatório da UREI, que acontece aos sábados, no auditório do Centro de Formação de Professores", esclarece a profª Orleane Santana.


Texto/fotos: Cida Marconcine

Nenhum comentário:

Postar um comentário