segunda-feira, 30 de maio de 2016

URE de Imperatriz oferece I Formação de Educação Inclusiva para coordenadores escolares

Gestora Regional de Educação, profª Orleane Santana, participou da abertura da 1ª Formação de Educação Inclusiva na UREI
O Governo do Estado, através da Supervisão de Educação Especial (SUEESP), tem como finalidade implementar a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no Estado do Maranhão, sendo que um dos objetivos é formar professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e demais professores para a inclusão.
Tendo isso como meta, a Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), através do Núcleo de Atenção à Educação Inclusiva (NAEI) promoveu na última quarta (25), o I Encontro de Formação para Educação Inclusiva com coordenadores pedagógicos da Rede Pública Estadual.
Momento de reflexão sobre as superações e dificuldades em relação à educação inclusiva nas escolas
A professora Raimunda de Sá, coordenadora do NAEI, fez a apresentação da proposta de Educação Inclusiva na URE de Imperatriz, e em seguida foi feita a apresentação da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), e orientações de como são realizados os encaminhamentos para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Um momento emocionante foi a participação do professor Eduardo Sousa da Fontoura, que interpretou uma música em LIBRAS, de forma a mostrar a importância da Língua Brasileira de Sinais para a inclusão dos surdos.
Professor Eduardo Sousa da Fontoura interpretou uma música em LIBRAS
Vários temas fizeram parte da programação, como: “Situações referentes a Dificuldade Intelectual (DI), Dificuldade Física (DF), Baixa Visão (BV) e Surdez”, com Luzia Shirley dos Santos Ferreira (professora instrutora de LIBRAS),  e “Transtornos como Esquizofrenia, Depressão e Bipolar”, com Nádia Borges (psicóloga e psicopedagoga), que também orientou como proceder em relação a viabilidade de acompanhamentos e intervenções pedagógicas nas escolas.
A professora Deise de Sousa Cortez, que atua na sala de recursos do CE Fortunato Moreira Neto (Porto Franco), conta que percebe que houve superações em relação à educação inclusiva. “A  construção de uma equipe de acompanhamento, um núcleo de estudos em relação a proposta para a Educação Especial na perspectiva inclusiva é muito positiva e também destaco como exemplo de superação o último concurso que possibilitou ao Estado a nomeação de um grupo de professores especialistas, que vão estar trabalhando nas salas de recursos multifuncionais. A grande importância, o fator de superação se dá exatamente pelo fato de que não havia anteriormente uma equipe definida fazendo esse acompanhamento, pensando nas propostas e diretrizes que o Estado deveria tomar em relação às pessoas com deficiência, em relação aos transtornos globais do desenvolvimento e a outra ponta do fio que são as altas habilidades de superdotação, mas que agora a gente já percebe nas Regionais, principalmente aqui em Imperatriz, este Núcleo e este trabalho sendo desenvolvido”, destaca a professora.
Professora Deise Cortez (CE Fortunato Moreira Neto) socializa as superações em relação à educação inclusiva

Esta formação, que teve duração de 4h, aconteceu em dois turnos (matutino e vespertino) com a participação dos coordenadores pedagógicos dos centros de Ensino de Imperatriz e outros municípios como Porto Franco, Estreito, Amarante, Buritirana, Davinópolis, Gov. Edison Lobão, João Lisboa, Senador La Roque e Ribamar Fiquene, além da participação de 3 professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Senador La Roque e um professor do CAPSIJ (Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Imperatriz).
O Núcleo de Atenção à Educação Inclusiva (NAEI) tem como prioridade atender as escolas da Rede Pública Estadual, inserindo o trabalho a ser realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), incluindo também formações para os profissionais da Educação Inclusiva. As ações do NAEI visam construir novas trajetórias que venham favorecer a inclusão e o acesso à aprendizagem no ambiente escolar.

Texto/Fotos: Cida Marconcine

Nenhum comentário:

Postar um comentário