Gestora Regional de Educação, profª Orleane Santana, participou da abertura da 1ª Formação de Educação Inclusiva na UREI |
O
Governo do Estado, através da Supervisão de Educação Especial (SUEESP), tem
como finalidade implementar a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva
da Educação Inclusiva no Estado do Maranhão, sendo que um dos objetivos é formar
professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e demais
professores para a inclusão.
Tendo
isso como meta, a Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), através do
Núcleo de Atenção à Educação Inclusiva (NAEI) promoveu na última quarta (25), o
I Encontro de Formação para Educação Inclusiva com coordenadores pedagógicos da
Rede Pública Estadual.
Momento de reflexão sobre as superações e dificuldades em relação à educação inclusiva nas escolas |
A professora
Raimunda de Sá, coordenadora do NAEI, fez a apresentação da proposta de
Educação Inclusiva na URE de Imperatriz, e em seguida foi feita a apresentação
da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), e orientações de como são realizados
os encaminhamentos para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Um momento
emocionante foi a participação do professor Eduardo Sousa da Fontoura, que interpretou
uma música em LIBRAS, de forma a mostrar a importância da Língua Brasileira de
Sinais para a inclusão dos surdos.
Professor Eduardo Sousa da Fontoura interpretou uma música em LIBRAS |
Vários
temas fizeram parte da programação, como: “Situações referentes a Dificuldade
Intelectual (DI), Dificuldade Física (DF), Baixa Visão (BV) e Surdez”, com Luzia
Shirley dos Santos Ferreira (professora instrutora de LIBRAS), e “Transtornos como Esquizofrenia, Depressão e
Bipolar”, com Nádia Borges (psicóloga e psicopedagoga), que também orientou
como proceder em relação a viabilidade de acompanhamentos e intervenções
pedagógicas nas escolas.
A
professora Deise de Sousa Cortez, que atua na sala de recursos do CE Fortunato
Moreira Neto (Porto Franco), conta que percebe que houve superações em relação
à educação inclusiva. “A construção de
uma equipe de acompanhamento, um núcleo de estudos em relação a proposta para a
Educação Especial na perspectiva inclusiva é muito positiva e também destaco como
exemplo de superação o último concurso que possibilitou ao Estado a nomeação de
um grupo de professores especialistas, que vão estar trabalhando nas salas de
recursos multifuncionais. A grande importância, o fator de superação se dá
exatamente pelo fato de que não havia anteriormente uma equipe definida fazendo
esse acompanhamento, pensando nas propostas e diretrizes que o Estado deveria
tomar em relação às pessoas com deficiência, em relação aos transtornos globais
do desenvolvimento e a outra ponta do fio que são as altas habilidades de
superdotação, mas que agora a gente já percebe nas Regionais, principalmente
aqui em Imperatriz, este Núcleo e este trabalho sendo desenvolvido”, destaca a
professora.
O
Núcleo de Atenção à Educação Inclusiva (NAEI) tem como prioridade atender as
escolas da Rede Pública Estadual, inserindo o trabalho a ser realizado nas
Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), incluindo também formações para os
profissionais da Educação Inclusiva. As ações do NAEI visam construir novas
trajetórias que venham favorecer a inclusão e o acesso à aprendizagem no
ambiente escolar.
Texto/Fotos: Cida Marconcine
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