Gestores escolares participam de discussão sobre
Sistemática de Avaliação
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A
Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) promoveu nesta quarta (20),
durante todo o dia, uma formação com tema “Reestruturação da Sistemática de
Avaliação da Rede Estadual de Ensino do Maranhão”. Esta é uma ação da
Supervisão de Avaliação Educacional, em parceria com a Superintendência da
Educação Básica/Secretaria Adjunta de Ensino/Secretaria de Estado da Educação/Governo
do Maranhão. O encontro teve como público-alvo os gestores escolares e
coordenadores pedagógicos das 35 escolas estaduais, vinculadas à UREI,
envolvendo além de Imperatriz, os municípios de Amarante, Montes Altos,
Campestre, São João do Paraíso, Porto Franco, Estreito, Buritirana, Lageado
Novo, Davinópolis, Gov. Edison Lobão, João Lisboa, Senador La Roque e Ribamar
Fiquene. Presente na abertura do encontro, a gestora e a diretora Regional de
Educação de Imperatriz, respectivamente, Profª Drª Orleane Santana e Profª
Suelly Leal, que desejaram as boas-vindas a todos os participantes. "Esta
formação muito contribuirá para que haja um alinhamento de ações em todo o
Maranhão, em prol da aprendizagem dos alunos e, conseqüentemente, da melhoria
dos nossos índices educacionais, visando uma educação com mais qualidade
ainda", destaca a gestora da UREI, professora Orleane Santana.
Gestora Regional de Educação, profª Orleane Santana,
durante abertura do encontro
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A
formação “Reestruturação da Sistemática de Avaliação da Rede Estadual de Ensino
do Maranhão” tem como objetivos discutir as dificuldades mais recorrentes no
processo de avaliação da aprendizagem escolar e analisar instrumentos de
avaliação propostos pela Supervisão de Avaliação do Estado do Maranhão (SUAVE),
com vistas à elaboração de uma nova sistemática para o Estado do Maranhão. "Contribuir
com a reelaboração da Sistemática de Avaliação do Sistema Estadual no qual
atuamos como profissionais é tarefa que se faz urgente e necessária, pois nos
oportuniza refletir sobre o nosso papel ativo no processo de aprendizagem dos
estudantes", explica a coordenadora Pedagógica da UREI, professora
Ivetilde Nascimento Delgado Mota.
Coordenadora Pedagógica da UREI, professora Ivetilde Delgado,
durante a formação
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Durante
o encontro foi possível socializar com os gestores escolares e coordenadores,
os resultados de meta-avaliação desenvolvida pela SUAVE, realizada no período
de junho a setembro de 2015, que se constituiu como a primeira etapa deste
processo que envolverá várias outras atividades de estudos/consultas e que pretende
culminar na reestruturação da Sistemática de Avaliação da Rede Estadual de
Ensino do Maranhão.
Os gestores escolares discutiram em grupos e elaboraram suas proposições
sobre a sistemática avaliativa
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Após
isso foi realizado trabalho em grupos, onde questões pertinentes à Sistemática
de Avaliação foram discutidas, sendo elaboradas propostas e proposições, que
foram socializadas através de um representante por grupo, que formaram uma mesa
de discussão, a partir de questões norteadoras no que se refere a instrumentos
de avaliação, recuperação paralela, instrumentos de registros e média mínima
satisfatória por período e anual, conselho de classe, recuperação final,
progressão parcial, certificação e SIAEP (Sistema Integrado de Administração de
Escolas Públicas). Por último foi elaborado de forma coletiva o Plano de
Ação/formação a ser materializado nas escolas com a equipe pedagógica e
docentes.
Para
a gestora escolar do CE Governador Archer, professora Diana Barreto, a
discussão sobre a Sistemática Avaliativa da Rede Estadual de Ensino foi muito
oportuna: "Nesta formação, nós pudemos compartilhar vivências e nos
posicionarmos quanto à realização dos conselhos de classe, instrumentos
avaliativos, registros, progressões, dando encaminhamentos a todas essas
questões sobre a Sistemática de Avaliação da Rede Estadual. Cabe a nós agora
replicarmos esses saberes nos Centros de Ensino para que os professores também
colaborem", destaca a gestora do CE Governador Archer.
Uma das mesas de discussão formada para socialização das proposições
e sugestões dos gestores escolares
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"Nós
temos a necessidade e a autonomia para estarmos construindo, de forma
sedimentada, esses critérios para que a avaliação possa se tornar um
instrumento de fato que produza aprendizagem", destacou o Prof. Dr.
Jailson Macedo Sousa, um dos formadores da UREI, que mediou a discussão.
"Este momento nosso aqui é um exercício para que possamos ter esse olhar,
perceber outras possibilidades, outros caminhos. E a partir desses encaminhamentos
a escola vai poder ampliar esse olhar e adequar conforme sua realidade,
conforme seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e estabelecer melhor os pontos
aqui discutidos", reforça a professora Raimunda Sá, outra formadora da
equipe da UREI e que também mediou as discussões. As
proposições elaboradas nas escolas estaduais serão encaminhadas pela UREI à
Supervisão de Avaliações como contribuições para a melhoria da Sistemática de
Avaliação da Rede Estadual de Educação no Maranhão.
Texto/Foto: Cida Marconcine
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