sábado, 13 de fevereiro de 2016

URE de Imperatriz promove Mobilização Social contra o Aedes aegypti

O Dia Nacional de combate ao Aedes aegypti, em Imperatriz, foi marcado entre outras ações pela Mobilização social contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, realizada pela Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), com participação direta de gestores, professores/as, e estudantes das escolas públicas estaduais (CE Dorgival Pinheiro, CE Nascimento de Moraes, CE Governador Archer e CE Estado de Goiás) que estiveram em caminhada, na manhã de sábado (13/02) pelas principais ruas do centro, Praça de Fátima e Calçadão, com panfletagem, fixação de cartazes, recolhimento de resíduos sólidos e repasse de informações sobre o assunto.
“Buscamos sensibilizar e informar os transeuntes, comerciários e comerciantes sobre os cuidados a serem tomados contra o Aedes aegypti. Foi muito bom e importante esse momento. Mas a luta continua. Façamos a nossa parte”, comentou a gestora do CE Governador Archer, professora Diana Barreto.
Caminhada promovida pela UREI, no Dia Nacional contra o
Aedes aegypti - Foto: Divulgação
“Sermos participativos na sociedade é a verdadeira cidadania", afirma a gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula, que destaca a importante parceria entre Educação e Saúde. “Precisamos ter consciência de que todos somos parte desse processo na luta contra o mosquito”, destaca ela.
Caminhada com gestores, professores e alunos das escolas públicas
estaduais de Imperatriz - Foto: Divulgação
Esta ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação/Governo do Estado/Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) e a Secretaria de Estado da Saúde/Unidade Gestora de Saúde de Imperatriz, que unem forças no combate ao Aedes aegypti. Estivemos na escola trabalhando diversas estratégias metodológicas para conscientizar os nossos alunos sobre essa problemática que envolve toda a sociedade. Por isso temos consciência que a sociedade precisa se mobilizar para combater esse mosquito e as doenças que ele transmite”, destaca a professora do CE Governador Archer, Silvanete Gomes.
Palestra realizada no auditório da UREI, com José Orlando Cavalcante
 (educador em Saúde/UGRS-Imperatriz) - Foto: Divulgação
Várias escolas estaduais também participaram de outras programações sobre o Dia D contra o Aedes aegypti, no decorrer da semana, como projetos de aprendizagem, aulas sobre a temática, orientações para alunos, além de mutirão e pulverização. A Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) também realizou na sexta-feira (12/02), ciclos de palestras para alunos e professores, com os profissionais da Unidade Gestora Regional de Saúde de Imperatriz (UGRS): Maria Emídia Fonseca (bióloga, sanitarista e coordenadora da Atenção Básica), Guiomar Teodósio (enfermeira e assessora técnica), José Orlando Cavalcante (educador em Saúde) e Maricélia Tavares (enfermeira e professora da Ufma).
Aluno da escola pública é importante mobilizador social
Foto: Divulgação
 A diretora Regional de Educação de Imperatriz, professora  Drª Orleane Santana, reforça que é necessário o envolvimento de todos, contra o Aedes aegypti, principalmente dos jovens, como multiplicadores das informações. “Nossos jovens alunos, da rede pública estadual, serão os mobilizadores na comunidade onde estão inseridos, na luta contra o mosquito”, afirma ela.
 
“Combater o mosquito Aedes aegypti é responsabilidade de todos nós, homens, mulheres, jovens e crianças, pois somos nós, que não cuidamos do lixo que produzimos, que trazemos o mosquito para perto de nós, nas ruas, em nossos quintais. É um inimigo que precisa ser combatido principalmente com a mudança de hábitos”, destaca a coordenadora pedagógica da UREI, professora Ivetilde Nascimento Delgado Mota.
Para a professora Socorro Bezerra (CE Dorgival Pinheiro), é muito importante a ação coletiva para o combate ao Aedes aegypti. "Se quisermos viver e deixarmos algo de bom para os que vêm depois de nós, temos todos que sermos guardiões da vida, cuidarmos uns dos outros e do meio ambiente, pois só assim seremos capazes de vencer a luta contra o Aedes aegypti ou contra qualquer outra ameaça a vida. E essa é uma lição que deve ser ensinada e aprendida em casa, na escola e em todo lugar que houver vida humana", afirma a professora, que participou ativamente das atividades durante a caminhada promovida pela UREI.
Texto: Cida Marconcine

Nenhum comentário:

Postar um comentário