segunda-feira, 31 de agosto de 2015

DIA D da Gestão Democrática acontece com sucesso na URE de Imperatriz

Texto: Cida Marconcine
Fotos: Divulgação

CE Delahê Fiquene: atividades no pátio da escola
As escolas estaduais vinculadas à URE de Imperatriz estiveram no período de 24 a 26/08 realizando atividades de estudos e planejamento sobre a temática Gestão Democrática, com culminância no grande Dia D da Gestão Democrática (27/08), com a participação de toda a comunidade escolar. 

Formação com professores, orientações para as Comissões Eleitorais, estudo com os pais e com alunos, cadastramento de votantes foram algumas das atividades realizadas durante este período.  

“Essas atividades são importantes para reflexão e debates junto à comunidade estudantil, professores e gestores escolares. As discussões sobre gestão democrática são fundamentais para fortalecer todas as ações referentes ao processo de escolha dos gestores escolares”, destaca a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres.

CE Dorgival: palestra com o prof. Isnande Barros
“Estou muito feliz ao observar toda essa mobilização pela gestão democrática nos centros de ensino, que é fundamental para o processo de eleições diretas para gestores escolares, pois envolve a todos e todas na reflexão e participação ativa. Estas ações mostram a importância de cada um, para que realmente se garanta a democracia nas escolas. Parabéns à comunidade escolar. A escola está viva e participando deste importante momento histórico para a educação pública no Maranhão”, afirmou a gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª. Rosyjane Paula.

CE Jovens e Adultos: palestra com a profª Ana Meires
E no dia 27/08, instituído como o Dia D da Gestão Democrática, em todas as escolas pertencentes à Unidade Regional de Educação de Imperatriz, várias atividades aconteceram em prol desta temática, como estudos, seminários, dinâmicas, exibição de vídeos, debates e reflexões, tendo em vista as Eleições Diretas para gestores escolares 2015. 

CE Francisco Fiim (Gov. Edison Lobão): Palestra
com  o prof. Vadilson 
A equipe do Departamento Pedagógico da UREI esteve também participando destes momentos na escola, através da realização de palestras, esclarecimentos sobre o processo eleitoral e como suporte geral aos gestores escolares, coordenadores e professores, nas escolas onde os supervisores e técnicos pedagógicos atuam no acompanhamento pedagógico. 

A Diretora Regional de Educação de Imperatriz, profª Orleane Santana, parabeniza a todos os gestores, professores, alunos, comissão eleitoral e pais que se empenharam ao máximo para que o Dia D da Gestão Democrática na escola fosse um sucesso. “Tenho certeza que toda a comunidade escolar está mais consciente da importância desse momento ímpar na educação do Maranhão. Parabéns a todos”, disse a professora Orleane. 

CE Urbano Rocha: Debates com estudantes
A Gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula, também se pronunciou parabenizando a toda a equipe gestora pelas atividades significativas preparadas pela comunidade escolar. “É este o compromisso por uma educação de qualidade, que exige de todos nós uma movimentação efetiva. O resultado é surpreendente e muito positivo. Parabéns", finaliza a gestora da UREI. 


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

URE de Imperatriz realiza Encontro Pedagógico sobre Gestão Democrática

Texto/fotos: Cida Marconcine

Profª Rai Sá dinamiza o início do encontro
Aconteceu no dia 18/08, no Centro de Formação de Professores, o I Encontro Pedagógico do 2º Semestre de 2015, que contou com a participação dos gestores/gestoras escolares e coordenadores/coordenadoras pedagógicas das escolas estaduais que compõem a URE de Imperatriz. 

A abertura do encontro ficou a cargo da profa. Raimunda de Sá, que dinamizou e integrou a todos e todas. Na sequência, a profa. Francisca Edvonéria realizou levantamento sobre o planejamento escolar, através de uma rápida sondagem com o público presente. A coordenadora pedagógica da UREI, profa. Ivetilde Delgado, pontuou a pauta do encontro, destacando seus objetivos: fortalecer a compreensão e o debate sobre a Gestão Democrática; e tematizar o processo político e pedagógico que norteia as ações da Eleição de Gestores Escolares 2015.

Profª Ivetilde Delgado, coordenadora
pedagógica da UREI
Após isso, o prof. Pádua fez uma retrospectiva histórica do Processo Seletivo Democrático de Gestão Escolar, através de uma Linha do Tempo, destacando as lutas populares, dos sindicatos e dos professores para garantia da instituição da Eleição Direta como instrumento de Gestão Democrática. “São as lutas que provocam os marcos legais. Somos nós, a base, quem fazemos a escola. Nós é que promovemos a democratização”, disse com propriedade o prof. Pádua, durante sua fala, que foi reafirmada com as palavras da profa. Ivetilde: “Toda história vivida traz a sua contribuição”.

Diretora Regional de Educação, profª. Orleane Santana,
durante encontro pedagógico na UREI
Na sequência, a profa. Orleane Santana, diretora Regional de Educação de Imperatriz, socializou o Cronograma de Atividades das Eleições Diretas, que contempla o dia 27/08, o Dia D da Gestão Democrática, com realização Encontro Formativo nas escolas e Seminário, no intuito de mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar para a importância das Eleições para gestores escolares e discutir os princípios da gestão democrática; os estudos também serão estendidos para as comissões eleitorais, ressaltando também que é o último prazo para o cadastramento dos votantes.

Retrospectiva histórica da gestão democrática
pelo prof. Antonio de Pádua
A segunda parte do encontro foi voltada para a leitura e discussão de dois textos Gestão democrática e participativa na perspectiva da Macropolítica Educacional e Gestão democrática, aprendizagem e exercício de participação: porque a gestão democrática é um processo de aprendizagem coletivo?, que foi realizada em grupos, sendo socializada as opiniões e comentário em plenária, em uma rica construção e reflexão coletiva sobre a temática.

Gestores e coordenadores durante estudos em grupos
Este encontro pedagógico foi realizado em dois turnos, totalizando a presença de 46 gestores escolares, 31  coordenadores pedagógicos e 14 técnicos pedagógicos da UREI. Contou com a participação direta de 29 escolas, sendo que 18 de Imperatriz e 11 de municípios vizinhos, que integram a URE de Imperatriz (São João do Paraíso, Porto Franco, Governador Edison Lobão, Estreito, Ribamar Fiquene, Buritirana, João Lisboa, Davinópolis e Senador La Roque).

domingo, 23 de agosto de 2015

CONVOCAÇÃO DE EXCEDENTES DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO



A URE DE IMPERATRIZ CONVOCA EM CARÁTER DE URGÊNCIA OS CANDIDATOS EXCEDENTES DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR, PARA ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO entre os dias 24 a 26 de agosto nos horários de 8h às 12h e 14h às 18 h, TENDO EM VISTA QUE A QUALQUER MOMENTO PODERÁ SER CHAMADO PARA SUPRIR POSSÍVEIS NECESSIDADES.

PARA DOWNLOAD DA LISTA DE EXCEDENTES, CLICAR AQUI

LOCAL: CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Endereço: Rua Simplicio Moreira, s/n - Centro (ao lado do CE Dorgival Pinheiro de Sousa).

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Autoridades e sociedade civil recebem Plano Municipal de Educação

Coordenadora pedagógica da UREI, Ivetilde Delgado, ao lado da 
representante das promotorias de Imperatriz, Nilceia Martinho, da 
Secretária adjunta de Educação do Município, Marinalva da Silva,
e demais integrantes da equipe técnica pedagógica da Semed

Foto: Divulgação
Na manhã dessa quarta-feira (19), o grupo gestor do Fórum Municipal de Educação (FME) realizou a apresentação e entrega do Plano Municipal de Educação (PME), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Imperatriz.
Na cerimônia, estiveram presentes Inês de Jesus Silva, presidente do Fórum Municipal de Educação (FME); Juscelino Pereira, presidente do Conselho Municipal de Educação; Ivetilde Delgado, coordenadora pedagógica da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI); Cleomar Conceição, presidente da Associação de Gestores das Escolas do Sistema Municipal de Imperatriz (AGESMI); Antônio Martins, representante da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST); Nilcéia Martinho, representando as promotorias de Imperatriz; Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação; Luiz Carlos Porto, vice-prefeito de Imperatriz, e Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz.
“Este é um momento ímpar para a sociedade imperatrizense, que durante um ano trabalhou em prol da elaboração do Plano, resultado de um esforço coletivo. Os anseios da sociedade estão presentes neste documento que norteará a educação de Imperatriz nos próximos dez anos. Também estão presentes no documento as estratégias para efetivar as metas”, explicou Inês de Jesus Silva, presidente do Fórum Municipal de Educação (FME), ao entregar o PME às autoridades presentes.
Inês explicou ainda que foram realizadas diversas reuniões do Fórum Municipal de Educação (FME): “Durante um ano, sete grupos de trabalho desenvolveram diversas ações para elaboração PME com metas e estratégias para a educação de Imperatriz. A participação das entidades e da comunidade civil se deu através das audiências públicas. O Plano Municipal de Educação está integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação e mais integrado, ainda, à realidade, à vocação e às políticas públicas do município. A história, a geografia, a demografia do Município e sua proposta de desenvolvimento é que determinam as metas e as estratégias de suas ações na educação escolar”.
Presente no evento, Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, falou da importância de se planejar as ações que serão realizadas na educação de Imperatriz nos próximos dez anos. “O Plano Municipal de Educação é resultado dos sonhos da sociedade de Imperatriz, nós somos o tamanho dos nossos sonhos. O plano foi construído por toda a sociedade representada por 37 instituições que compõem o Fórum Municipal de Educação”.
“A maior contribuição que nossa administração dará para a cidade de Imperatriz está nas ações que realizamos na educação. É com a educação que mudamos o futuro das nossas crianças e de toda a sociedade”, declarou Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz.
Objetivos do Plano - Garantir às crianças, à juventude e a pessoas adultas e idosas boas condições de acesso e permanência nas etapas e modalidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, melhorando assim a qualidade da educação oferecida; melhorar a qualidade da educação, especialmente da rede municipal de ensino, investindo-se prioritariamente na formação continuada dos educadores e educadoras; assegurar a efetiva aprendizagem dos/das estudantes envolvendo o domínio dos aspectos sócio-cognitivo-afetivo e cultural; promover a atuação de uma gestão escolar democrática e participativa. (Luana Barros - ASCOM)
Fonte: http://www.oprogressonet.com/

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CONVOCAÇÃO APROVADOS SELETIVO 2015

Convocamos os candidatos da aprovados do Seletivo 2015 - Seletivo Projovem Urbano (EDITAL 004/2015/SEDUC) e Seletivo EJA Prisional (EDITAL 05/2015/SEDUC), para as vagas disponíveis na Regional de Imperatriz, que compareçam no período de 20 a 26/08, no Centro de Formação de Professores - Rua Simplício Moreira, Centro (ao lado do CE Dorgival Pinheiro), para assinar o contrato, portando os seguintes documentos (originais e xerox): 
  • Diploma de graduação na área
  • Histórico escolar
  • RG e CPF
  • Título eleitoral e comprovante da última eleição
  • Comprovante de endereço
  • Conta corrente do BB
  • Atestado de Antecedentes criminais
  • Atestado de sanidade mental

LISTA DE APROVADOS PARA DOWNLOAD 

http://www.educacao.ma.gov.br/documentos/seletivo%202015%20projovem%20publicacao%20site%20-%20homologado.pdf

OU

https://drive.google.com/file/d/0B1kECcycV50lSU9HN3ZUNUlTTGs/view?usp=sharing

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Aplicativo Pré-Universitário (PreUNI) é lançado no Maranhão

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), disponibiliza para a população maranhense o aplicativo do Programa Pré-Universitário (PreUNI), que consiste em uma ferramenta de estudos para preparação dos alunos do Ensino Médio que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O PreUNI é um aplicativo que faz parte de uma plataforma composta de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para dispositivos móveis (celular/ tablet) e para navegadores web, capaz de se integrar a um sistema de gestão de educação, possibilitando a experiência de um completo ambiente de estudo sem a necessidade de uma conexão de dados permanente.
O Governo do Maranhão, ao ofertar o PreUNI, tem por objetivo ampliar as oportunidades de sucesso dos maranhenses no ENEM e contribuir para a democratização do acesso à educação superior.
Para instalar o aplicativo, basta acessar o link abaixo: 

Votação do Orçamento Participativo em Imperatriz prioriza Educação

Mais de 23 mil pessoas participaram da escolha das prioridades de investimentos no Maranhão. O governador Flávio Dino conheceu nesta terça-feira (18) o resultado final da votação das propostas para o Orçamento Participativo 2016, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). O envolvimento da população nas decisões do poder público é uma das diretrizes da gestão do governador Flávio Dino.
As propostas foram ouvidas nas escutas territoriais que aconteceram em 16 regiões do estado, com a participação de 3.082 pessoas que compareceram às reuniões regionais e 23.006 usuários que interagiram na plataforma digital ‘Participa MA’. O governador Flávio Dino definiu como exitosa a participação da população nas políticas públicas do estado. “Os resultados são expressivos e nos mostram que quanto maior a participação popular, melhor será o desempenho do Governo”, disse Flávio.
Segundo o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, a mobilização da sociedade civil e dos órgãos de governo nas escutas territoriais criam um novo momento na história do Maranhão. “Há um caráter pedagógico onde o cidadão se apropria do instrumento fundamental que é o orçamento do estado e outro social, onde a participação popular estabelece uma relação entre o governo e o cidadão, em que o cidadão participa da vida pública e da gestão do estado”, disse o secretário.
Das propostas escolhidas, nove contemplam a área da saúde. Outra priorização está voltada aos sistemas de abastecimentos de água e esgotos. A área da educação foi priorizada com cinco ações que contemplam, principalmente, reformas e estruturação das escolas estaduais.



TERRITÓRIO DE IMPERATRIZ
No Território de Imperatriz, que corresponde a 22 municípios que fazem parte do Cerrado Amazônico (Açailândia, Amarante do Maranhão, Arame, Buritirana, Campestre do Maranhão, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, Senador La Rocque, Sítio Novo e Vila Nova dos Martírios), participaram da votação 1.306 pessoas, sendo que 1.184 escolheram a proposta ESTRUTURAÇÃO DAS ESCOLAS COM REVISÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, CLIMATIZAÇÃO, INSTALAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E CIÊNCIAS, INTERNET BANCA LARGA, RENOVAÇÃO DO ACERVO DAS BIBLIOTECAS, EQUIPAMENTOS, MOBILIÁRIOS E QUADRAS ESPORTIVAS, que foi aprovada com 90,66% dos votos
Estudantes do CE Nova Vitória durante votação
para o Orçamento Participativo do Estado

Foto: Divulgação
Na URE de Imperatriz houve uma grande mobilização para que esta proposta fosse aprovada. Gestores motivaram professores, que incentivaram e orientaram os alunos a votar. Todos participaram deste exercício de cidadania plena: professores, alunos, funcionários, ASGs, vigilantes e pais.
A gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª. Rosyjane Paula, comemora esta vitória: "Estamos muito felizes com esta votação expressiva para a proposta que contempla a Educação. É o resultado da união de todos nesta grandiosa atividade cidadã, pois buscamos nestes últimos dias envolver a todos neste processo de votação para o Orçamento Participativo, focando a proposta que traz investimentos para as estruturas físicas de nossas escolas, pois que esta é uma prioridade sem nenhuma dúvida. Agradeço a todos e todas que deram sua contribuição para este resultado, esta vitória em prol da melhoria da educação pública em nosso território".


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Dia do Estudante é comemorado com muitas atividades nas escolas estaduais

Texto: Cida Marconcine
Fotos: Divulgação

Alunos foram homenageados no CE João Pereira
Martins (Estreito)
Muita festa, atividades recreativas e culturais marcam o Dia do Estudante, nas escolas estaduais pertencentes à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI). Desde 2006, um Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa do Estado tornou o dia 11 de Agosto feriado oficial no Maranhão. Neste dia, conforme Projeto, não haverá aulas, mas é uma oportunidade para que entidades estudantis realizem eventos comemorativos, simpósios, seminários, convenções, palestras e debates sobre políticas públicas voltadas para o interesse dos estudantes.

Na maioria dos centros de ensino, a iniciativa partiu da própria comunidade escolar que com muita criatividade demonstrou, através das atividades propostas, grande valorização aos estudantes da rede pública estadual, através das comemorações alusivas ao Dia dos Estudantes. Como por exemplo, em Imperatriz, o CE Vespasiano Ramos, realizou a  I etapa do Festival de talentos Music Vespa, sob a orientação da professora de arte Suely Cruz; o CE Caminho do Futuro promoveu momentos culturais, com dramatização e sorteio de brindes; o dia no CE Newton Barjonas Lobão (CAIC) foi comemorado com muitas atividades esportivas (dama, dominó, pingue-pongue e várias outras modalidades), na quadra e corredores da escola; o CE Mourão Rangel promoveu momentos de comemoração com muita animação aos estudantes, assim como o CE Nascimento de Moraes; o CE Graça Aranha promoveu um Show de talentos, em uma conhecida pizzaria da cidade; o CE Delahê Fiquene promoveu uma gincana cultural, com várias atividades e premiações; o CE Nova Vitória também organizou uma Gincana cultural, que aconteceu no sábado (dia 15) e envolve a todos os estudantes da escola; no CE Urbano Rocha o espaço foi ocupado com palestra da Ceiri (Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz) e outras atividades alusivas, como dança e dinâmicas.

Alunas do CE Valentim Aguiar (Campestre) 
durante comemorações
Nas escolas públicas dos municípios vinculados à UREI também não foi diferente: muita festa e comemorações aos estudantes. Como foi o caso do CE Valentim Aguiar, em Campestre, com a culminância do Projeto Resgatando a Valorização do Estudante, com atividades de conhecimentos gerais e distribuição de prêmios. A escola recebeu os alunos com uma linda faixa alusiva à data. O CE Delfino Aguiar, em São João do Paraíso, promove atividades de comemoração, hoje à noite. No CE João Pereira Martins Neto (Estreito) aconteceu uma gincana estudantil, com participação de todos os estudantes. No CE Fortunato Moreira Neto, em Porto Franco, aconteceram várias atividades recreativas com professores de Educação física na quadra, com diversão, brincadeiras e premiações. No CE Frei Gil, em Estreito, acontece na sexta-feira (14), palestras sobre DSTs, drogas, disciplina e civismo, e ainda está prevista uma agitada gincana cultural.

CE Graça Aranha organizou Show de Talentos 
A gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula, parabeniza a cada aluno e aluna da rede pública estadual e destaca o importante papel dos estudantes frente as transformações que se espera na sociedade contemporânea. “Fico muito feliz e satisfeita com as atividades e comemorações que aconteceram durante todo o Dia dos Estudantes, e que ainda irão acontecer durante toda a semana em nossa Regional. São iniciativas muito importantes e que valorizam o nosso alunado. E que também, acima de tudo, oportunizem momentos de reflexões sobre o real papel do estudante em nossa sociedade. Precisamos sim, continuar essa valorização cotidianamente e primarmos cada vez mais pela formação humana integral dos nossos alunos. Parabéns, estudantes. Vocês são o motivo maior da nossa luta, da UREI e do Governo do Estado, por uma educação mais igualitária e de qualidade social”, reforça a gestora.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Educadores do Maranhão participam de discussão para a construção da Base Nacional Comum

O Maranhão iniciou, na quarta-feira (12), as discussões para a construção, no Estado, da Base Nacional Comum (BNC). A partir de 2016, por determinação do Ministério da Educação (MEC), todas as escolas do país, públicas e privadas, deverão seguir uma base comum, com especificação do que deve ser ensinado em cada etapa da educação.

Gestores escolares e equipe da UREI participam
de videoconferência no polo Iema/Univima
Foto: Cida Marconcine
Por meio de videoconferência com as 19 Unidades Regionais de Educação (UREs), a secretária-adjunta de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ilma de Jesus; a supervisora de Educação Básica da Seduc, Elioenai Brasil e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Geraldo Castro iniciaram diálogo com professores de todo o Estado para construção da BNC no estado.

São parceiros neste processo: Ministério da Educação (Mec), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Undime. “É necessária a participação democrática dos professores e educadores nessas discussões. A construção da Base aponta para a necessidade da escola responder à singularidade dos sujeitos, a Educação é um direito social”, pontuou a secretária-adjunta de Ensino da Seduc, Ilma de Jesus.

Portal da Base:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Para a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, que tem assento no Conselho Fiscal do Consed, a discussão sobre a Base Nacional Comum “mobiliza os educadores e altera conceitos e práticas curriculares hoje em evidência nas escolas públicas”, ressalta.

Segundo o MEC, caberá às escolas escolherem a linha pedagógica e a metodologia de ensino. O currículo comum é uma tentativa de garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem.


Data13/08/2015
FonteASCOM

VIDEOCONFERÊNCIA: Governo lança a I Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa

Professores/gestores das escolas da UREI
 participam da videoconferência no Iema/Univima
Foto: Cida Marconcine
O Governo do Estado realizou nesta segunda-feira (10), o lançamento da I Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa, que por meio de videoconferência, foi transmitida pela Univima para as 19 Unidades Regionais de Educação (UREs). Durante o lançamento a equipe da Supervisão de Currículo, coordenada pela professora Silvana Machado, apresentou o cronograma e os critérios para participação na Olimpíada.

Criada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Olimpíada traz o tema ‘Maranhão, Minha Terra e Minha Gente’, e tem o objetivo de incentivar a leitura e a escrita e melhorar o ensino e aprendizagem dos estudantes da rede pública maranhense.

A competição literária envolverá as escolas públicas da rede estadual das 19 UREs, com a intenção de valorizar a interação das crianças e jovens com os fatos sócio-culturais e políticos do estado. Também podem participar desta primeira edição, alunos da rede municipal de todo o estado.
Os estudantes precisam escrever textos literários resgatando a história, as vivências, os aspectos culturais e folclóricos, assim como os fatos sociais e políticos do Maranhão.

A competição ocorre em quatro categorias literárias: Poema para os estudantes do 6º ao 7º anos do Ensino Fundamental; Memórias Literárias - estudantes do 8º ao 9º anos do Ensino Fundamental; Crônicas - 1º ano do Ensino Médio; e Artigo de Opinião -2º e 3º anos do Ensino Médio.
Site disponível:
https://www.escrevendoofuturo.org.br/
Os estudantes deverão seguir critérios específicos como não fugir ao tema; seguir as normas cultas da língua portuguesa; obedecer às características textuais de cada gênero; ser um texto inédito, não pode ser plágio.

“A orientação do professor neste contexto é muito importante. Quando o texto é selecionado para ganhar, vence o estudante, o professor e a escola. Então o envolvimento de toda comunidade escolar é muito importante”, destacou Delsa Sampaio, da Supervisão de Currículo.

No total serão quatro etapas: escolar, municipal, regional e estadual. Nas três primeiras etapas serão escolhidos os dois melhores textos por categoria. Os textos serão escolhidos por comissões julgadoras específicas para cada etapa. Para a etapa regional, por exemplo, cada Unidade Regional irá formar a sua comissão julgadora composta por seis professores de Língua Portuguesa, sendo três da rede estadual e três da rede municipal, dois pedagogos, o diretor de Educação da URE e um representante da Secretaria Municipal de Educação do município sede.
Já a seleção estadual acontecerá de 19 a 23 de outubro e vai escolher um texto para cada uma das categorias e a premiação será no dia 20 de novembro. Os professores vencedores ganharão notebooks, os estudantes tabletes e as escolas computador desktop.

“Com a Olimpíada Maranhense da Língua Portuguesa, o governador Flávio Dino e nós que fazemos a Seduc queremos resgatar esse legado histórico que temos com a Língua Portuguesa, com a escrita literária do nosso povo. É uma das ações do Governo do Estado para melhorar o nível da educação e dos indicadores educacionais do estado e de contribuir para o desenvolvimento intelectual de nossos jovens”, destacou a Silvana Machado, supervisora de Currículo.
Data10/08/2015
FonteAscom/Seduc

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

URE de Imperatriz mobiliza professores e alunos para votação no Orçamento Participativo 2016

Desde o dia 27/06, todos os cidadãos maranhenses podem escolher quais propostas definidas em audiências das Escutas Territoriais para o Orçamento Participativo e Plano Plurianual do Estado serão priorizadas pelo Governo do Maranhão. O processo de votação está sendo realizado em uma plataforma digital.  Para votar, é necessário se cadastrar no site do Participa MA (http://www.participa.ma.gov.br). A votação finaliza em 07/08.

Em Imperatriz, a escuta territorial aconteceu em 15/06, na UEMA. "Estamos muito felizes, pois participamos de forma efetiva de um processo democrático de grande significado para nosso Estado, e mais ainda por termos conseguido priorizar a meta que trata da educação, lembra a gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula, que junto da diretora Regional de Educação profª Orleane Evangelista, gestores escolares e equipe da UREI estiveram presentes durante todos os debates e defesas em plenária. Agora, precisamos unir forças para que esta proposta seja aprovada, por votação popular. Por isso, essa é uma grandiosa atividade cidadã, que a URE de Imperatriz busca envolver a todos: gestores escolares, coordenadores, técnicos pedagógicos, professores, alunos, bem como toda a comunidade escolar para que participem ativamente do processo de votação para Orçamento Participativo, focando a Proposta 1, que trata especificamente de investimentos para a estrutura física de nossas escolas. Essa proposta é muito importante para nós educadores e de uma forma geral para toda a comunidade deste território, pois através dela é que teremos condições de garantir verbas para a educação, no Orçamento do Estado de 2016, destacou a gestora Regional, profa. Rosyjane Paula.

Tony Teles, vigilante do CE Caminho do Futuro
também participou da votação
E essa união foi visível em cada escola que compõe a Regional de Educação de Imperatriz. Gestores mobilizando os professores, motivando alunos, os funcionários da secretaria, os ASGs, até os vigilantes participaram deste exercício pleno de cidadania. Todos envolvidos na busca de contribuir para que a proposta, que foca o desenvolvimento humano seja contemplada através de votação em massa. Escolas como, por exemplo, CE Vespasiano Ramos, CE Mourão Rangel, CE Dorgival Pinheiro, CE Francisco Alves II (Davinópolis), CE Caminho do Futuro, CE Urbano Rocha, CE Flaudismar Alves (Buritirana), CE Edison Lobão, Ce Raimundo Soares, CE Rio Amazonas (João Lisboa), CE Newton Barjonas Lobão, CE Estado de Goias, CE Nascimento de Moraes, CE Nova Vitória, CE Delahê Fiquene, CE João Pereira Martins Neto (Estreito), CE Fortunato Moreira Neto (Porto Franco), CE Delfino Aguiar (São João do Paraíso) entre outras, realizaram e continuam realizando uma força-tarefa colocando computadores e internet à disposição da comunidade escolar, promovendo palestras com uso de Datashow/internet para mostrar o passo-a-passo do cadastro à votação. Enfim todas as escolas vinculadas à Unidade Regional de Educação de Imperatriz estão empenhadas para que a meta seja alcançada: que se consiga uma votação expressiva em prol do Orçamento Participativo 2016 com a aprovação da proposta 1, que é voltada para a melhoria da estrutura física das escolas públicas: com revisão das instalações elétricas, climatização, instalação de laboratórios de informática e ciências, internet banda larga, renovação do acervo das bibliotecas, equipamentos, mobiliário, quadras poliesportivas.

Alunos e professores do CE Delahê Fiquene durante votação
A gestora adjunta do CE Delahê Fiquene (Imperatriz), profª Silda Veloso, relata que os gestores já votaram, os professores estão votando na proposta 1 e os alunos já receberam as orientações para o processo. “Vamos incentivar os pais dos alunos também participar deste momento de cidadania plena”, comenta a gestora.

Para a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Laura Emily Nascimento da Silva (CE Mourão Rangel - Centro/Imperatriz), a votação foi muito importante para que haja uma mudança nas escolas: “Eu estou muito feliz em poder contribuir com esse processo de transformação, afirma a aluna. 

Aluna Laura Emily (CE Mourão Rangel) e aluno  Pablo Santos
            (CE Caminho do Futuro): importante contribuição dos jovens
Outro que participou da votação foi o aluno do 3º ano do Ensino Médio, Pablo Santos (CE Caminho do Futuro - Vila Nova/Imperatriz). Segundo ele, “é gratificante saber que tanto o poder público quanto o Governo do Estado vê como importante a participação do jovem na votação e escolha de projetos e encaminhamentos do dinheiro, que é público e quem vem dos impostos pagos por nossos pais, e querem saber a melhor forma de investimento desses recursos, pois sabemos que assim os resultados serão mais viáveis, uma vez que a opinião pública é a que vai prevalecer”

Professora Selma Freire (CE Caminho do Futuro)
Para a profa. de Sociologia, Maria Selma Freire de Sousa, também do CE Caminho do Futuro, “é importante que a comunidade em geral interaja no Orçamento Participativo do Estado, pois visa melhorar as ações do Governo no comando das decisões”.

A gestora adjunta do CE Rio Amazonas (João Lisboa), profa. Nazaré da Silva, afirma com grande sorriso no rosto: “Já votei, foi fácil e bom demais participar”. O que é confirmado também pela gestora geral do CE Vinicius de Morais, antigo Castelo Branco (Imperatriz): “Já votei e mobilizei todos os alunos e professores para esta missão”.

A gestora escolar, profa. Raibeth Fernandes, do CE Nova Vitória (Imperatriz) comentou que o Laboratório de Informática está aberto durante este período, exclusivamente para esta atividade, para que possam alcançar o maior número de votantes na escola. Já o prof. Jacó Muniz, gestor geral do CE Nascimento de Morais (Imperatriz) relata com empolgação: “Fui pessoalmente nas salas de aulas passar todas as orientações e procedimento para que os alunos e professores participem. Os alunos inclusive usaram os celulares para este fim”.

Alunos no CE Edison Lobão motivados exercendo cidadania
em busca de melhorias para a educação
A gestora escolar, profa. Graça Saraiva, do CE Edison Lobão (Imperatriz) também deu seu depoimento: “A votação em nossa escola está surpreendente. Os alunos e professores estão muito empolgados e motivados, dando sua contribuição como cidadãos para a melhoria de nossa educação”. A gestora adjunta, Marinete Chaves (CE Dorgival – Centro/Imperatriz) relata que os alunos se sentiram importantes de participar desse processo, sabendo que estão contribuindo para a melhoria da educação de nosso Estado.

            “Quero parabenizar a todos os gestores e gestoras pelas ações que estão desenvolvendo nas escolas estaduais para a realização da votação do Orçamento Participativo 2016. Este é um belo ato de participação democrática. São essas ações que fazem nossos jovens se sentirem parte do processo de mudanças e nossos professores acreditarem ainda mais nesta luta por uma educação com mais qualidade”, finaliza a gestora Rosyjane Paula.

Votação do Orçamento Participativo 2016 nas escolas estaduais pertencentes à URE de Imperatriz: Parabéns gestores e gestoras escolares pelo empenho nesta ação
Texto: Cida Marconcine
Fotos: Divulgação