segunda-feira, 24 de agosto de 2015

URE de Imperatriz realiza Encontro Pedagógico sobre Gestão Democrática

Texto/fotos: Cida Marconcine

Profª Rai Sá dinamiza o início do encontro
Aconteceu no dia 18/08, no Centro de Formação de Professores, o I Encontro Pedagógico do 2º Semestre de 2015, que contou com a participação dos gestores/gestoras escolares e coordenadores/coordenadoras pedagógicas das escolas estaduais que compõem a URE de Imperatriz. 

A abertura do encontro ficou a cargo da profa. Raimunda de Sá, que dinamizou e integrou a todos e todas. Na sequência, a profa. Francisca Edvonéria realizou levantamento sobre o planejamento escolar, através de uma rápida sondagem com o público presente. A coordenadora pedagógica da UREI, profa. Ivetilde Delgado, pontuou a pauta do encontro, destacando seus objetivos: fortalecer a compreensão e o debate sobre a Gestão Democrática; e tematizar o processo político e pedagógico que norteia as ações da Eleição de Gestores Escolares 2015.

Profª Ivetilde Delgado, coordenadora
pedagógica da UREI
Após isso, o prof. Pádua fez uma retrospectiva histórica do Processo Seletivo Democrático de Gestão Escolar, através de uma Linha do Tempo, destacando as lutas populares, dos sindicatos e dos professores para garantia da instituição da Eleição Direta como instrumento de Gestão Democrática. “São as lutas que provocam os marcos legais. Somos nós, a base, quem fazemos a escola. Nós é que promovemos a democratização”, disse com propriedade o prof. Pádua, durante sua fala, que foi reafirmada com as palavras da profa. Ivetilde: “Toda história vivida traz a sua contribuição”.

Diretora Regional de Educação, profª. Orleane Santana,
durante encontro pedagógico na UREI
Na sequência, a profa. Orleane Santana, diretora Regional de Educação de Imperatriz, socializou o Cronograma de Atividades das Eleições Diretas, que contempla o dia 27/08, o Dia D da Gestão Democrática, com realização Encontro Formativo nas escolas e Seminário, no intuito de mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar para a importância das Eleições para gestores escolares e discutir os princípios da gestão democrática; os estudos também serão estendidos para as comissões eleitorais, ressaltando também que é o último prazo para o cadastramento dos votantes.

Retrospectiva histórica da gestão democrática
pelo prof. Antonio de Pádua
A segunda parte do encontro foi voltada para a leitura e discussão de dois textos Gestão democrática e participativa na perspectiva da Macropolítica Educacional e Gestão democrática, aprendizagem e exercício de participação: porque a gestão democrática é um processo de aprendizagem coletivo?, que foi realizada em grupos, sendo socializada as opiniões e comentário em plenária, em uma rica construção e reflexão coletiva sobre a temática.

Gestores e coordenadores durante estudos em grupos
Este encontro pedagógico foi realizado em dois turnos, totalizando a presença de 46 gestores escolares, 31  coordenadores pedagógicos e 14 técnicos pedagógicos da UREI. Contou com a participação direta de 29 escolas, sendo que 18 de Imperatriz e 11 de municípios vizinhos, que integram a URE de Imperatriz (São João do Paraíso, Porto Franco, Governador Edison Lobão, Estreito, Ribamar Fiquene, Buritirana, João Lisboa, Davinópolis e Senador La Roque).

Nenhum comentário:

Postar um comentário