segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Projeto científico do CE Tancredo Neves é premiado na Mostratec 2015

Texto: Cida Marconcine

Alunos (Pedro Henrique, Esio Torres, Italo Falcão) e professores orientadores (Carlos Fonseca Sampaio e Arthur Alexandre Barros) do CE Tancredo de Almeida Neves, premiados na Mostratec 2015, ao lado da gestora Regional, profª Rosyjane Paula, e diretora Regional de Educação de Imperatriz, profª Orleane Santana

O projeto “Elaboração e Avaliação Físico-Química e Sensorial do Pão Francês enriquecido com Soro de Leite”, dos alunos pesquisadores Esio Silva Torres, Ítalo Falcão Torres Pedro e Henrique Primo Medrado, que tem como orientador o professor Carlos Fonseca Sampaio, e coorientador o professor Arthur Alexandre Barros da Costa, do Centro de Ensino Tancredo de Almeida Neve (Vila Redenção/Imperatriz), escola da rede pública estadual vinculada à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), foi premiado com 2º lugar na área de Medicina e Saúde na Mostratec (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia/Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), realizada de 26 a 30 de outubro, na cidade de Novo Hamburgo (RS), evento que envolveu 376 projetos de pesquisa, com participação de 19 países.
“É uma felicidade muito grande para nós enquanto gestores da UREI saber que os nossos alunos conseguiram uma posição tão significativa na Mostratec. Os alunos do Centro de Ensino Tancredo Neves participaram com um projeto muito interessante sobre o reaproveitamento do soro do leite e conseguiram o segundo lugar. Essa posição tem sabor de primeiro lugar, porque empataram com alunos da Turquia e pelo critério de desempate ficaram em segundo.  De qualquer forma, só do fato de terem participado e conseguido essa classificação já são vencedores. Isso é muito gratificante, considerando alunos de outros estados do Brasil, que participaram do evento, os alunos de nossas escolas, aqui de Imperatriz, estão representando muito bem o Maranhão e o Brasil. É muito gratificante para nós saber que nossos alunos, através dos professores, estão nos representando, representando o Maranhão muito bem em eventos científicos tão relevantes como este que aconteceu e nos próximos que virão”, explica a diretora Regional de Educação de Imperatriz, profª Orleane Santana.
Para o aluno Ítalo Falcão Torres, um dos autores do projeto premiado, a participação na Mostratec foi importante tendo em vista a diversidade cultural que o evento possibilita: “Foi uma feira científica com representantes de 19 países, com isso nós abrangemos novos conhecimentos, que nem tínhamos noção que teríamos. Aprendemos muito e conseguimos desenvolver várias habilidades. Hoje somos influencia no nosso meio, principalmente na nossa escola, onde antes não tínhamos tanto destaque, e graças a essa segunda colocação que basicamente seria a primeira, nós somos influentes no nosso meio”. O aluno também conta o que vem pela frente: “A próxima etapa será nossa participação na Expo Milset Brasil, que vai acontecer em maio do ano que vem, pois conseguimos o credenciamento por meio desta premiação na Mostratec. Pretendemos agora dar avanço ao nosso projeto e elaborar novas fases da pesquisa”, afirma o aluno.
 “Essa premiação tem uma importância ímpar para todos nós, pois temos uma escola como o CE Tancredo Neves, situada na Vila Redenção e que consegue enviar alguns alunos para a Mostratec, alunos da rede pública estadual para competir de igual para igual, concorrendo com 19 países e ainda voltar como segundo lugar, mostrando que a escola pública estadual não está fechando os olhos para a ciência. A gente percebe a importância do sucesso desses alunos como um estímulo para os demais, uma vez que a escola passa por um processo de efervescência, influenciando outros. E isso é muito significativo, por isso queremos enfatizar a importância da participação e parabenizar os alunos pelo sucesso que atingiram na Mostratec”, declara o prof. Arthur Alexandre Barros da Costa, coorientador do projeto.
Para o orientador, prof. Carlos Fonseca Sampaio a Mostratec promove a integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, e possibilita com isso o desenvolvimento e a divulgação da pesquisa científica produzida na escola. “Por isso, é tão importante participar. Fico feliz pelos alunos, pois os mesmos são esforçados e dedicados e merecem o reconhecimento. Agradeço ao gestor escolar, prof. Antonio Rios de Alcântara, à gestora adjunta profª Ana Cristina Carvalho Araújo, aos coordenadores e a todos os professores do CE Tancredo Neves pelo apoio e colaboração recebidos”, disse emocionado o professor do CE Tancredo Neves.
A gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª. Rosyjane Paula, acredita que a educação não pode se limitar apenas à sala de aula: “Termos jovens realizando pesquisa é termos a certeza de que o conhecimento adquirido na escola se estenderá também para a vida na sociedade. Nossa Unidade Regional de Educação se alegra por ver nossa gente, nossa história e nosso Estado tão bem representados através desses alunos e professores do CE Tancredo Neves e de outras escolas da rede estadual, que fazem educação desbravando o mundo da ciências”, destaca a gestora da UREI.





Nenhum comentário:

Postar um comentário