segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Centro de Cultura Negra divulga programação da Semana Municipal da Consciência Negra

O Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC) e a Coordenação de educação da Igualdade Racial de Imperatriz (Ceiri) divulgaram nesta terça-feira, 10, a programação da XV Semana Municipal da Consciência Negra, que será realizada no período de 16 a 20 de novembro deste ano.

Nessa edição, a Semana aborda a juventude negra ao trazer a temática “Protagonismo da Juventude Negra pela Superação das Desigualdades Raciais”. A abertura da Semana, no dia 16, será no Centro de Ensino Governador Archer, a partir das 9 horas da manhã.

O evento tem como objetivos valorizar o protagonismo da juventude negra na superação das desigualdades raciais que recaem sobre esta importante parcela da sociedade brasileira; refletir sobre os índices de vulnerabilidade juvenil à violência e desigualdades raciais e propiciar espaços para estudantes de escolas públicas socializarem suas pesquisas e produções de conhecimentos à cerca dos conteúdos referentes à Lei 10.639/03 (História e Cultura Afro-Brasileira e Africana).

A programação conta com palestras realizadas em escolas e universidades de Imperatriz e apresentações Culturais. No encerramento, dia 20, na Praça da Cultura, terá a VIII Exposição Afro-Brasileira (música, dança, teatro, poesia, artes visuais, artesanato...) e apresentação do Balé Afro Contemporâneo (BAC).

A Presidenta do CCN, Doralice Mota, explica que, a decisão de discutir essa temática foi tomada a partir da publicação do relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre as condições as quais a população negra é submetida no Brasil. O relatório aponta que, os jovens negros correm 2,5% mais riscos de serem assassinados que um jovem branco e, 62% da população carcerária do país é formada por negros.

Para Mota, “isso é reflexo da condição histórica de exclusão e violência a qual o negro foi e ainda é submetido em nosso país”. Por sua condição social de exclusão, e por compor a maior parte da população da periferia, onde em geral as políticas públicas são ausentes, os jovens negros estão mais vulneráveis a se tornarem vitimas desse sistema em que o Estado é omisso no sentido de resguardar os jovens e promover a inclusão social.

Confira a programação completa:

Ascom Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário