terça-feira, 29 de setembro de 2015

Núcleo de Pesquisa da UREI promove palestras científicas nos Centros de Ensino

Texto: Cida Marconcine (UREI)

Prof. Dr. Jailson de Macedo Sousa
O Núcleo de Pesquisa da Educação Básica de Imperatriz (NUPEBAI), que está vinculado ao Setor Pedagógico da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) vem nos últimos meses promovendo palestras e oficinas nos centros de ensino, com objetivo de atender as principais demandas relacionadas ao desenvolvimento da pesquisa científica na Educação Básica.
Foi feito inicialmente um levantamento das demandas junto às escolas para sistematização de um calendário de atividades, afim de promover espaços de diálogos (palestras, seminários e demais atividades) com vistas a fomentar a disseminação da prática da pesquisa científica nos estabelecimentos da Rede Estadual de Ensino.
Dentre as finalidades estabelecidas pelo Núcleo de Pesquisa, destacam-se a realização de palestras e seminários de incentivo à pesquisa na educação básica, sendo que o seu público-alvo são, prioritariamente, os alunos do Ensino Médio da rede estadual; promoção de diálogos sistemáticos com o corpo docente e discentes, afim de mobilizar o envolvimento de todos pelo desenvolvimento da pesquisa científica; apoiar ações voltadas à divulgação do conhecimento científico, através do acompanhamento de eventos, como Feiras de Ciências, Mostras Científicas, Workshops e outros; motivar os alunos e professores da rede estadual de ensino, a buscarem fomentos junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (Fapema) e demais Instituições de Pesquisa.
Orientações para alunos e professores no
CE Mourão Rangel
Várias atividades já foram realizadas no período de agosto/setembro de 2015, tendo à frente os coordenadores do Núcleo de Pesquisa da UREI, o Prof. Dr. Jailson de Macedo Sousa (Geografia), e o Prof. Dr. Jomilson Moraes dos Santos (Química), como palestras informativas e formação, para alunos e professores do Ensino Médio, além da divulgação e disseminação de informações dos principais eventos científicos da educação básica, nas escolas CE Nova Vitória (13/08), CE Delahê Fiquene (20/08), CE Vespasiano Ramos (26/08), CE União (28/08), CE Graça Aranha (21/09), CE Dorgival Pinheiro (22/09) e CE Mourão Rangel (28/09).
CE Nova Vitória recebeu palestra com os
coordenadores do Núcleo de Pesquisa da UREI
Também foi realizada, no período de 14 a 17/09, no CE Governador Archer, para alunos e professores do Ensino Médio, uma oficina para elaboração de projetos de pesquisa, organização de trabalhos científicos, citações, referências e diários de bordo.
“A educação do século XXI exige um novo modelo de fazer educação. A escola não pode pensar somente no conteúdo pelo conteúdo, mas acima de tudo ressignificar o mesmo. O grande desafio da educação é pensar em indivíduos capazes de buscar conhecimentos e, principalmente utilizá-los. As atividades curriculares voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade é elemento de grande relevância na formação de alunos, pois através de projetos de pesquisa possibilitamos os nossos jovens a formular problemas e o modo de enfrentá-los, bem como coletar, analisar os dados e tirar conclusões. A URE de Imperatriz acredita nesse modelo de educação e tem fortalecido suas escolas com ações pedagógicas com essa finalidade”, afirma a gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula.
O Núcleo de Pesquisa da UREI também está divulgando e dando suporte às inscrições da I Mocimp (Mostra Científica de Imperatriz) para alunos (e seus projetos) da rede pública estadual, dentre outros eventos científicos como, por exemplo, Febrace e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.



2 comentários:

  1. Cida... Que trabalho lindo este que você tem conduzido na URE Imperatriz. Parabéns pela sua dedicação na disseminação de informações diversas referentes às atividades desenvolvidas pelos diferentes setores da URE.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela consideração, Jailson! Parabéns pelo trabalho de destaque em prol da iniciação científica nas escolas de nossa rede

    ResponderExcluir