quarta-feira, 24 de junho de 2015

UREI participa de Conferência Municipal de Educação em Governador Edison Lobão


Formação da Mesa solene durante a Conferência
A gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula, e a diretora Regional de Educação de Imperatriz, profª Orleane Evangelista, participaram da solenidade de abertura, da Conferência Municipal de Educação de Governador Edison Lobão, que aconteceu na Escola Santa Rita de Cássia, com objetivo de consolidar o Plano Municipal de Educação, como instrumento de políticas públicas democráticas, no sentido de promover uma Educação Básica de qualidade para o próximo decênio.
Gestora Rosyjane Paula durante palestra
Durante a composição da mesa, a profª  Rosyjane Paula enfatizou a importância do Regime de Colaboração entre Estado e municípios, que é um dos eixos estruturantes do Programa Escola Digna, para a elaboração dos Planos Municipais de Educação e a participação democrática da comunidade neste processo: “Esse momento é histórico e demonstra que a sociedade está preocupada com a qualidade da educação do município. Esse é o fator determinante que precisamos visualizar quando falamos em educação. É pensar a educação com qualidade e compromisso. Compromisso que não parte apenas da figura do prefeito, do secretário de Educação ou de gestores. Mas da preocupação de toda a sociedade, com a participação de professores, pais, alunos, representando este desejo, de ver a educação tendo um diferencial. O Governo Flávio Dino e a Secretária de Educação do Estado, professora Áurea Prazeres, têm como meta principal a educação de qualidade. Para isso, tem sido feito um trabalho cotidiano no intuito de que a educação seja garantida a todos os maranhenses, e que principalmente esta reflita na vida de cada aluno, como ferramenta para uma vida mais digna e humana”.
Em seu pronunciamento, a gestora da UREI ainda destacou que é preciso pensar a educação, levando-se em conta as diversidades: “Nós precisamos pensar também, em nossas discussões sobre educação, na diversidade. É preciso olhar todas essas questões para que possamos contemplar a todos os sujeitos, inserindo e incluindo a todos na educação pública”.
Diretora de Educação, Orleane Evangelista
A diretora de Educação, profª Orleane Evangelista, enfatizou sobre a necessidade do planejamento na Educação: “Tudo o que vamos fazer precisa ser planejado e ter um trabalho que oriente nossas ações. Hoje estamos aqui para consolidar o Plano Municipal de Educação de Governador Edison Lobão e este é um grande momento para a cidade. A qualidade na educação é uma preocupação dos governantes nas três esferas. O programa Escola Digna, que busca institucionalizar as ações técnico-pedagógicas da Seduc, é prova real do compromisso do Governo Estadual para garantir essa qualidade. Os Planos Municipais de Educação consolidam o trabalho dos gestores municipais, que em conjunto com o governador Flávio Dino e com a Presidência da República vão ao longo de dez anos assegurar a qualidade para a nossa educação, em todos os níveis”.
Estudantes da escola José Abdalla participaram
 da Conferência Municipal de Educação
Na sequência, a profª Rosyjane Paula proferiu palestra como suporte teórico para os participantes da Conferência, dando destaque ao direito à educação, garantido pela Constituição Federal, passando por uma retrospectiva do PNE (Plano Nacional de Educação), e concluindo com orientações para elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), fundamentos e importância de seu planejamento. A profª Orleane Evangelista também contribui com orientações sobre o Plano Estadual de Educação, sua efetivação e metas.
A conferência, que trouxe como tema “Compromisso de todos para uma Educação de qualidade”, foi realizada em dois dias (16 e 17/06), onde foram discutidas as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação de Governador Edison Lobão, que depois de debatido e aprovado, foi encaminhado e aprovado no dia 20/06, na Câmara Municipal.

Texto/Fotos: Cida Marconcine

Nenhum comentário:

Postar um comentário