quarta-feira, 24 de junho de 2015

Governo realiza V Encontro Estadual do Livro Didático

Profª Ilma de Jesus, secretária adjunta de Ensino,
 participou da abertura do encontro

Prestar orientações, informações e esclarecer dúvidas a respeito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), é o objetivo do V Encontro Estadual do Livro Didático, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na quarta-feira (17), no auditório da Escola de Governo, no bairro Areinha, em São Luís.
O encontro, que encerrou na quinta-feira (18), reuniu gestores escolares da Rede Estadual de Ensino, gestores Regionais de Educação, coordenadores Regionais do Programa do Livro Didático e coordenadores de polos das Unidades Regionais de Educação de São Luís. 
Gestores escolares e regionais, coordenadores
regionais e de polos do PNLD participaram do encontro
A secretária Adjunta de Ensino da Seduc, Ilma Fátima de Jesus, destacou a importância do livro didático. “O livro didático tem papel importante em nossas escolas. Tem como finalidade subsidiar o trabalho do professor e sua escolha deve ser feita conforme o Projeto Político Pedagógico de cada escola”, ressaltou.

Durante o encontro foram abordadas questões como a apresentação do novo Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort); orientações adicionais e acesso; passo a passo para escolha do livro didático 2016; conhecendo o livro: sinais do livro didático e de leitura; políticas públicas dos Programas dos Livros, entre outros.
Diretora Regional de Educação de Imperatriz,
profª Orleane Evangelista, durante encontro

O Siscort é um sistema criado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2004, que permiti registrar e controlar o remanejamento e a devolução dos livros e a distribuição da Reserva Técnica, otimizando a utilização dos materiais por alunos e professores.

Paulo Santana de Oliveira, técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destacou a importância do Siscort. “Bem utilizado, o Siscort, é um sistema capaz de auxiliar para que o livro didático possa realmente chegar ao aluno e na escola que realmente precise”, frisou. 

A gestora adjunta da UE Primeiro de Maio, no bairro Cidade Operária, Maria Francisca da Costa Barros, falou do processo de escolha do livro na escola. “Por meio do guia fornecido pelo MEC, temos acesso a informações de cada editora. Então reunimos com os professores por série, para então efetuar as escolhas dos livros. No começo foi difícil mais agora entendemos o quanto é importante essa escolha para o ensino aprendizado de nossos estudantes”, observou. 
Prof. Nordson Luiz, coordenador estadual do Livro Didático,
e profª Cida Marconcine, coordenadora regional do LD
O evento contou com a participação da superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Patrícia Gomes; a supervisora de Bibliotecas Escolares, Carise Fernanda Silva e a equipe de coordenação do Programa Estadual do Livro Didático, Nordson Luiz Ferreira Belo e Joacy Cruz Santos.
FonteAscom/Seduc
Fotos: Cida Marconcine

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário