quinta-feira, 28 de maio de 2015

Avaliadores educacionais realizam força-tarefa para conclusão dos PME

Uma equipe composta por 9 (nove) avaliadores educacionais responsáveis pela mobilização para a construção do Plano Municipal de Educação (PME), nos 217 municípios do Estado do Maranhão, realiza desde as últimas semanas, uma força-tarefa nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão, com objetivo de dar assistência técnica e orientações mais apuradas aos municípios na elaboração/conclusão dos Planos.
Sérgio Roberto, Celeste, Ivetilde e Ana Cássia,
durante os trabalhos da equipe de avaliadores

Na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), o atendimento começou ontem (27/05), no laboratório do NTE/UREI, onde 2 (duas) avaliadoras educacionais, Ana Cássia Castelo Branco e Celeste Frazão, e mais um técnico do município de Montes Altos, Sérgio Roberto Pimenta, estão orientando os municípios vinculados a esta UREI, que ainda necessitam de suporte, conforme levantamento prévio: Amarante do Maranhão, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Senador La Roque, São João do Paraíso e Buritirana. 

A equipe de avaliadores educacionais ficará até o dia 29/05, em plantão, durante todo o dia, com intuito de concluir esta demanda e com isso contribuir para que os Planos Municipais de Educação destes municípios possam ser sancionados. Todos este trabalho esta sob a coordenação da Assessoria Especial de Assistência técnica e Elaboração e Adequação dos Planos Municipais de Educação, a cargo de Elizabeth Gomes, assessoria ligada diretamente à secretária de Estado de Educação, Aurea Prazeres. A URE de Imperatriz tem como responsável técnico o prof. Antomar Mafra.

A avaliadora Celeste Frazão dando atendimento
ao município de Cidelândia no NTE/UREI
Todos os municípios do país têm um ano de prazo, a contar da publicação da Lei 13.005/2014 de 25 de junho, para concluir o PME, com orientação das ações a serem realizadas no planejamento da próxima década.

Esta é uma parceria, que envolve o Ministério da Educação (MEC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O Maranhão é o terceiro Estado da Federação a ter seu plano Estadual pronto. A cidade de Imperatriz também já está com seu PME elaborado e sancionado, a partir das várias audiências públicas, que levaram professores, gestores, coordenadores, estudantes universitários e toda a sociedade de Imperatriz a discutir a versão preliminar do Plano Municipal de Educação (PME), elaborado em versão preliminar pelo Fórum Municipal de Educação (FME).

Fórum Estadual de Educação

No último dia 19 de maio, aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa, o Fórum Estadual de Educação, onde a pauta foi o Plano Estadual, Planos Municipais de Educação, e as políticas públicas educacionais, com a participação da Secretária Estadual e secretários Municipais de Educação, gestores, professores, entidades de classe, trabalhadores da educação, técnicos e a sociedade civil organizada, onde o principal objetivo foi fazer o alinhamento do plano Estadual de Educação do Maranhão com o Plano Nacional de Educação. Temáticas discutidas durante o Fórum: Plano Nacional de Educação e o Brasil como efetiva Pátria Educadora, A Macro Política da Seduc-MA, Alinhamento dos Planos Municipais de Educação, A Importância do Plano Municipal de Educação na Construção da Política Educacional de Qualidade Social, entre outros.

Texto/fotos: Cida Marconcine

Nenhum comentário:

Postar um comentário