segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Mostra Inventar com a Diferença


Acontece em Imperatriz, hoje (25/08), no Teatro Ferreira Gullar, às 19 horas, a Mostra da Oficina Inventar com a Diferença: Cinema e Direitos Humanos. O projeto é uma parceria da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e Universidade Federal Fluminense, Fundação Cultural de Imperatriz, Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), tendo como objetivo a formação e o acompanhamento de educadores em escolas públicas de todo o país para realização de trabalhos audiovisuais na perspectiva dos direitos humanos. 

As escolas da rede pública que participam do projeto em nossa cidade são CE Nascimento de Moraes, CE Edison Lobão, CE Graça Aranha, Colégio Militar Tiradentes II, CE Urbano Rocha, CE Estado de Goias e IFMA. 

A primeira etapa do projeto, os professores receberam a formação com o mediador Antonio Fabrício (Fundação Cultural de Imperatriz), onde tiveram oportunidade de se apropriar de técnicas referentes a Cinema, com foco nos Direitos Humanos e Educação, realizando várias produções audiovisuais. 

Filmagens na Praça de Fátima
Na segunda etapa do Projeto Inventar com a Diferenças, durante o primeiro semestre letivo, os professores participantes (dois por escola) estiveram ministrando a Oficina, em suas escolas de origem, tendo como público-alvo os estudantes, sendo desenvolvidas duas horas de atividades por semana. Durante os encontros, os alunos receberam orientações sobre cinema, e direitos humanos, através de várias atividades, tanto teóricas como práticas. A Oficina proporcionou aos participantes aproximar a escola da comunidade, promover o protagonismo juvenil, além de orientações para o respeito às diferenças entre os seres humanos.

O projeto visa oferecer formação e acompanhamento a educadores de escolas públicas de todo o país para trabalho com vídeo em torno da temática do cinema e dos Direitos Humanos em suas escolas durante o primeiro semestre de 2014. 

No Maranhão, Imperatriz é a única cidade contemplada com este projeto. 
Hoje a noite, todos os alunos/alunas, professores/professoras participantes do projeto estarão, junto com a comunidade local, assistindo as produções realizadas durante a oficina, como os filmes cartas, minuto Lumière entre outros dispositivos audiovisuais. Compareçam e prestigiem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário