quarta-feira, 12 de março de 2014

Encerramento da Formação para professores "Inventar com a Diferença"

Antonio Fabrício, mediador do projeto na cidade
Encerrou na sexta-feira (28/02), a Formação para educadores selecionados no projeto Inventar com a Diferença: Cinema e Direitos Humanos nas escolas. O projeto é uma parceria da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e Universidade Federal Fluminense, tendo como objetivo a formação e o acompanhamento de educadores em escolas públicas de todo o país para realização de trabalhos audiovisuais na perspectiva dos direitos humanos. 

Professores participantes com os mediadores
Em Imperatriz, o projeto conta com o apoio da Fundação Cultural de Imperatriz, Centro de Formação de Professores (URE de Imperatriz) e da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

As escolas participantes do projeto, em Imperatriz, são Centro Educacional “Melvin Jones”, CE Nascimento de Moraes, CE União, Ifma, CE Edison Lobão, Escola Municipal Getúlio Vargas, Escola Municipal Frei Tadeu, CE Graça Aranha, Escola Municipal Luis de França Moreira, CE Jovens e Adultos, Colégio Militar Tiradentes II, CE Estado de Goias, Escola Municipalizada Jucimar Rodrigues e Escola Antonio Cardoso de Miranda. 

Durante a Formação, com a mediação de Antonio Fabrício (Fundação Cultural de Imperatriz), os professores tiveram oportunidade de se apropriar de técnicas referentes a Cinema, com foco nos Direitos Humanos e Educação, tanto na teoria como na prática, realizando produções como Minuto Lumiere, Filme Carta, entre outras atividades e dispositivos. 

Rúbia Mércia e Antonio Fabrício, à frente do projeto
Durante a Oficina, esteve presente ministrando palestra a coordenadora do Projeto Inventar com a Diferença, neste polo, Rúbia Mércia Medeiros, que é mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ser pesquisadora e produtora audiovisual.

Nesta segunda etapa do Projeto Inventar com as Diferenças, durante este primeiro semestre letivo, os professores participantes irão ministrar a Oficina, em suas escolas de origem, tendo como público-alvo os alunos, sendo desenvolvidas duas horas de atividades por semana. Durante os encontros, os alunos irão receber orientações sobre cinema, e direitos humanos, através de várias atividades a serem desenvolvidas, como produção de imagens e vídeos. 

Mais informações sobre este projeto podem ser acessadas AQUI.

Texto e fotos: Cida Marconcine

Nenhum comentário:

Postar um comentário