quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Olimpíada Brasileira de Matemática 2014 abre inscrições


O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI) abriu nesta segunda-feira (10) o processo de inscrição para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2014. Neste ano o evento chega à 10ª edição. Todas as escolas públicas do país – municipais, estaduais e federais – com estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e médio poderão inscrever seus alunos pelo portal www.obmep.org.br. O prazo termina em 21 de março. Em 2014, serão selecionados 6.500 medalhistas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze), além de 46.200 indicados a menções honrosas.
Etapas
A Obmep é realizada em duas fases: na primeira, todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras são incentivados a participar. A prova é composta de 20 questões objetivas e é realizada nas próprias escolas. Cabe escola é responsável pela correção das provas dos níveis 1, 2 e 3 (com base em um gabarito enviado pela coordenação da Obmep) e por selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação.
Assim, os 5% dos alunos de cada escola com melhor desempenho na primeira etapa fase se classificam para a segunda. Nesta fase, que define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas, os alunos fazem uma prova com seis questões dissertativas, em que devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. A prova acontece nos cerca de nove mil centros de aplicação espalhados pelo país e é corrigida por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da olimpíada.
A prova da primeira fase será realizada no dia 27 de maio. A segunda etapa ocorre em 13 de setembro. A lista de classificados será divulgada no dia 1º de dezembro no site da Obmep. Professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos também receberam prêmios.
Portal da Matemática
Em comemoração aos 10 anos da Olimpíada, o Impa lançou hoje o Portal da Matemática (http://matematica.obmep.org.br), que reúne vídeos-aulas e outros conteúdos interativos correspondentes aos tópicos da grade curricular desde o 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano ensino médio.
O portal visa democratizar e facilitar o acesso a conteúdos de alta qualidade na área de matemática para professores, alunos e familiares. Todo o material pode ser baixado gratuitamente.
Sobre a Obmep
Criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas, atualmente a Obmep mobiliza mais de 19 milhões de alunos de aproximadamente 47 mil escolas em praticamente todo território nacional (99,3% dos municípios brasileiros). A primeira edição envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas, situadas em 93,5% dos municípios brasileiros.
Acesse o calendário completo da Obmep: www.obmep.org.br/calendario.html.
(Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário