quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Seduc apresenta proposta de sistema de acompanhamento e avaliação das escolas

Ao abrir o 2º Seminário de Acompanhamento Integrado promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), o secretário Pedro Fernandes Ribeiro, destacou que a meta da Seduc é a criação e discussão de um instrumento de gestão e avaliação da educação maranhense. O evento realizado, no Palácio Henrique de La Rocque, teve como público alvo técnicos e chefes das secretarias-adjuntas, com o objetivo de socializar o trabalho de gestão integrada, mobilizar e engajar as equipes da Secretaria.

Pedro Fernandes ressaltou que o objetivo é implantar um sistema de avaliação em parceria com o Instituto Ayrton Sena, para que a secretaria tenha um sistema de acompanhamento do que acontece nas escolas da rede estadual de ensino e realize mudanças no que for necessário no momento adequado para melhorar os indicadores educacionais.
Pedro Fernandes destaca meta da Seduc
na criação de um instrumento de gestão e avaliação
Adjunta da Seduc, Leuzinete Pereira apresenta detalhamentos do Siama

De acordo com a secretária-adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira, que detalhou para os técnicos o Sistema de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Escolas (Siama), neste primeiro momento foram apresentadas as linhas gerais do programa, cuja proposta é implantar o novo sistema nas escolas da educação básica.

Segundo ela, com o sistema, serão avaliados os aspectos físicos, recursos humanos, gestão e aprendizagem. Ela explicou que a proposta foi criada a partir de um instrumento elaborado pelos técnicos das secretarias-adjuntas de Ensino (SAE) e de Projetos Especiais (Sape).

O Siama tem como referência a experiência da metodologia aplicada pelo Instituto Ayrton Senna, desenvolvida por meio do Programa Gestão Nota 10, alinhada às metas projetadas no projeto de cooperação técnica firmado entre a Seduc, MEC e Pnud. "A partir da implantação do sistema, o Programa Gestão Nota 10 deixa de ser um programa dentro do Estado e passa a ser política de gestão integrada ao Siama", afirmou.

FonteASCOM/SEDUC
Fotos/Lauro Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário