quinta-feira, 19 de setembro de 2013

COMAE 2013: Conferência Maranhense de Educação termina hoje


Fonte: Ascom

O Maranhão dá mais um passo importante rumo à II Conferência Nacional de Educação (Conae). É realizada desde terça (17) até quinta-feira (19), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, a Conferência Maranhense de Educação (Comae 2013), etapa obrigatória da Conae. O tema do encontro é "O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração". Os debates em âmbito estadual ocorrem após a etapa municipal/intermunicipal, que decorreu entre os meses de abril e junho deste ano. Ao todo foram 28 Conferências Intermunicipais de Educação para congregar as Unidades Regionais de Educação, que abrangem as 217 cidades do Maranhão.

De acordo com o coordenador do Fórum Estadual de Educação do Maranhão (FEE-MA) Fernando Silva, a Comae será um espaço democrático para debater o conjunto de propostas que subsidiará a definição de responsabilidade na implementação do Plano Nacional de Educação, que envolvem todos os entes federativos, no contexto da articulação do Sistema Nacional de Educação. "Por se configurar como uma etapa da Conferência Nacional de Educação, a expectativa é que consigamos alcançar os objetivos propostos, como discussão das melhorias para a universalização do ensino e o nível de aprendizagem nas escolas", enfoca.
 

Segundo o Fórum Estadual de Educação do Maranhão, ao longo das 28 conferências intermunicipais se fez uma espécie de levantamento das principais dificuldades encontradas, tanto pelos agentes educacionais, quanto pelos demais segmentos sociais participantes daquela etapa. De acordo com o FEE-MA, de posse dessas informações, agora na etapa estadual, o órgão irá analisá-las e propor soluções. Essas proposições escolhidas comporão o documento a ser defendido pelo Maranhão, na Conferência Nacional de Educação.
 

"Ciente disso, temos nos preparado e mobilizado o público participante para se dedicar com excelência a esse momento tão importante para a educação do Maranhão. A expectativa é que 850 pessoas participem da etapa maranhense. No último dia, será apresentado à consulta Pública o projeto do Plano Estadual de Educação, que em um momento posterior será levado à votação no Legislativo Maranhense, sendo este outro momento ímpar da Comae", detalha Fernando Silva.



Um comentário: