sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Programa Nacional Olimpíadas de Química em 2011



O Programa Nacional Olimpíadas de Química, uma atividade da ABQ (Associação Brasileira de Química), atua em todo o território nacional e é direcionado para estudantes dos Ensinos Médio e Fundamental. Seus principais objetivos são despertar vocações para a área das ciências, estimular o prazer pelo estudo da química identificando os de maior aptidão para essa ciência e valorizar, principalmente, o ensino da Química. Podem participar escolas públicas ou privadas, sendo realizadas quatro modalidades de certames:

* Olimpíada Brasileira de Química Júnior: destinada a estudantes de 8º e 9º anos (antigas 7ª e 8ª séries). As inscrições são feitas pelos representantes das escolas (professores ou coordenadores) diretamente no sítio eletrônico da olimpíada (www.obquimica.org) nos meses de junho a agosto (até 15/08/2011). Dividida em duas fases, a primeira será aplicada na própria escola em 28/08 e a segunda em 01/10/2011. 

Não há limite de inscrições por escola, os alunos agraciados com medalhas de ouro participarão, automaticamente, do processo seletivo para escolha daqueles que representam o Brasil nas olimpíadas internacionais.

* Olimpíada Brasileira de Química, Modalidade A: destinada a estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Médio. Para participar dessa olimpíada o aluno deve, primeiramente, inscrever-se na olimpíada estadual existente em sua região. Os estudantes que obtiverem melhor desempenho nos exames da OBQ 2011 modalidade A serão convocados para representar o Brasil nas olimpíadas internacionais que acontecerão em 2012, nos Estados Unidos e na Argentina. Informe-se do calendário com o coordenador do seu Estado.

* Olimpíada Brasileira de Química, Modalidade B: destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para participar dessa olimpíada o aluno deve, primeiramente, inscrever-se na olimpíada estadual existente em sua região. Informe-se do calendário com o coordenador estadual.

* Olimpíada Norte/Nordeste de Química: destinada a estudantes do Ensino Médio de escolas dessas regiões. Participam dessa olimpíada os estudantes inscritos pelo coordenador estadual o qual toma por base o desempenho do candidato na olimpíada estadual existente em sua região.

Para informações mais detalhadas acesse www.obquimica.org, onde encontrarão, dentre outras informações, os temas para orientar estudos, os endereços das coordenadorias estaduais e as páginas eletrônicas dessas coordenadorias.

As Olimpíadas de Química recebem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).



Prof. Sérgio Melo, coordenador Nacional (melo@obquimica.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário