quinta-feira, 3 de março de 2011

Projetos de alunos da rede pública estadual de Imperatriz foram selecionados para Evento Científico Nacional


A  FEBRACE  é  uma  ação  contínua,  criada  para  estimular  a  criatividade,  a  inovação  e  o empreendedorismo  na  Educação  Básica  (Fundamental, Média  e  Técnica)  brasileira,  desenvolvendo uma  cultura  investigativa  por  meio  da  indução  da  aprendizagem  por  projetos  e  da  realização  de mostras  científicas  e  tecnológicas  nas  escolas.

A  mostra  anual  de  finalistas  da  FEBRACE  é  uma grande  feira  de  projetos  em Ciências  (Exatas  e  da Terra, Biológicas,  da Saúde, Agrárias, Sociais  e Humanas) e Engenharia e suas aplicações.  


Em  2011,  serão 670  estudantes  finalistas  e  277 professores  orientadores, correspondendo a 302 projetos finalistas, selecionados  a  partir  de  1.427 submissões diretas de 25 estados e do Distrito Federal e de participantes de 42 Feiras de Ciências afiliadas realizadas por diferentes instituições de diversas regiões do país. 

A edição 2011 da FEBRACE ocorrerá no Campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade de São Paulo – SP no período de 21 a 26 de março de 2011.

A cidade de Imperatriz / MA participará deste significativo evento. Vários Projetos da Rede Estadual de Ensino da cidade de Imperatriz foram selecionados para participarem na cidade de São Paulo da FEBRACE.



Os projetos da rede estadual que foram selecionados para a edição 2011 da FEBRACE foram:


1)    APROVEITAMENTO SUSTENTÁVEL DAS FLORESTAS NATIVAS DE BURITI (MAURITIA FLEXUOSA): UMA ALTERNATIVA AO DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES RURAIS DO OESTE MARANHENSE

Aluna Finalista: Emily Ferreira Soares
Professor Orientador: Zilmar Timoteo Soares
Instituição: C.E.E.F.M. Edison Lobão (Unidade 1), IMPERATRIZ, MA
Área do Conhecimento: Ciências Humanas  

2)    LABORATÓRIO ALTERNATIVO: UMA PROPOSTA PARA DINAMIZAR AS AULAS DE CIÊNCIAS CONSTRUINDO A BASE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Alunos Finalistas: Carlos Pereira Martins, Thiago Pinto de Abreu, Leonardo Apoliano Rêgo
Professor Orientador: Zilmar Timóteo Soares
Instituição: C.E.E.F.M. Edison Lobão (Unidade 1), IMPERATRIZ, MA
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

3)    RIO TOCANTINS: IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO PARA A CONTRIBUIÇÃO TURÍSTICA, ECONÔMICA, SOCIAL E CULTURAL DE IMPERATRIZ.
Alunos Finalistas: Luan Pablo Farias da Silva, Kenedy Leite de Queiroz, Rafael Mendes de Sousa,
Professora Orientadora: Teresinha de Jesus Chaves e Silva
Professora Coorientadora: Valdina dos Santos Aguiar  
Instituição: CEEFM AMARAL RAPOSO, IMPERATRIZ, MA
Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

4)    VIDAS SECAS: UM GRITO NORDESTINO ATRAVÉS DA ARTE.
Alunos Finalistas: Wyldiany Oliveira dos Santos, Wyldina Oliveira dos Santos
Professora Orientadora: Iodete Elias Pereira
Professora Coorientadora: Maria do Socorro Bezerra de Freitas 
Instituição: C.E.E.F.M. Dorgival Pinheiro de Souza, IMPERATRIZ, MA
Área do Conhecimento: Ciências Humanas  

5)    VIOLÊNCIA CONTRA MULHER: DA LITERATURA A VIDA REAL – UMA ANÁLISE CRÍTICA COMPARATIVA DO CONTO A CARTOMANTE DE MACHADO DE ASSIS COM A LEI MARIA DA PENHA
Alunos Finalistas: Suiá Ravel de Souza Santos, Josilane Leite Setubal
Professora Orientadora: Iodete Elias Pereira
Professora Coorientadora: Maria do Socorro Bezerra de Freitas 
Instituição: C.E.E.F.M. Dorgival Pinheiro de Souza, IMPERATRIZ, MA
Área do Conhecimento: Ciências Humanas   


Parabéns a alunos, pais, professores, coordenadores, gestores das instituições que tiveram trabalhos selecionados.

Parabéns para Imperatriz por mais esta conquista.

Parabéns para o Maranhão que vem se destacando positivamente em eventos científicos importantes.

Os projetos selecionados foram desenvolvidos nas instituições de ensino de nossa cidade em um somatório de esforços de alunos, professores, gestores, pais e que agora ganham este importante reconhecimento, a seleção para a apresentação de seus resultados juntamento com alunos de todo Brasil.

Projetos que podem ser entendidos como aprendizagem significativa por esses alunos, que podem ser traduzidos em um novo olhar para o aprendizado de Ciências.

2 comentários: