sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Conferência Maranhense Extraordinária de Educação Debate o Futuro da Educação no Brasil




A Unidade Regional de Educação de Imperatriz (URE) marcou presença ativa na abertura da Conferência Maranhense Extraordinária de Educação, um evento de grande relevância que debateu o futuro da educação no país.

Com o tema "Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a Garantia da Educação com Direito Humano, com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável", a conferência aconteceu de forma remota, transmitida pelo canal do YouTube da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC).

O Sub-secretário Anderson Lindoso, representando o Secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, que assumiu interinamente o governo do estado, fez a saudação inicial a todos os participantes, destacando a importância do evento para a formulação de políticas educacionais que promovam a educação como um direito humano fundamental.

A palestra principal da abertura da conferência foi proferida por Andressa Pellanda, cientista política, comunicóloga e Coordenadora Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Pellanda trouxe à discussão os desafios para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, bem como os retrocessos observados nos índices de inclusão nas séries iniciais, a instabilidade das novas políticas educacionais e as desigualdades de acesso à educação.

Um dos pontos alarmantes abordados pela pesquisadora foi a universalização da educação para a população jovem de 04 a 16 anos com alguma deficiência, ressaltando a necessidade de avanços significativos nesse aspecto. Além disso, ela também mencionou os retrocessos nos índices de acesso à Educação Integral no Brasil.

A COMAE é um importante espaço para o diálogo e a reflexão sobre os rumos da educação no Maranhão e no Brasil, reunindo profissionais, gestores, pesquisadores e demais envolvidos na área educacional. A discussão dessas questões é fundamental para a construção de uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos.

A palestra de abertura da Conferência está disponível na íntegra no canal da SEDUC/MA: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário