segunda-feira, 22 de maio de 2023

URE Imperatriz promove diálogo sobre o PDDE e transporte escolar em plenária com povos indígenas do Maranhão



A Unidade Regional de Educação de Imperatriz (URE), por meio de seu Núcleo Indígena, colaborou nos dias 18 e 19 de maio para uma importante plenária com povos indígenas, diretores de escolas indígenas, coordenação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e suas Coordenações Técnicas Locais (CTL's), especialistas técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e professores não indígenas. 

O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz e teve como objetivo promover um diálogo e compartilhar experiências sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e a questão do transporte escolar nas aldeias.

A questão do livro didático nas aldeias também foi abordado. 

Durante os dois dias de plenária, os participantes tiveram a oportunidade de expor suas experiências e aprender sobre  a importância do PDDE para as escolas indígenas. 

O PDDE é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo prestar assistência financeira às escolas públicas, visando a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, bem como a promoção de ações que contribuam para a elevação dos índices de desempenho escolar.

O evento foi organizado pelo FNDE em parceria com a Funai e a Seduc - MA que na oportunidade, puderam ampliar o diálogo para uma escuta ativa aos povos indígenas e ampliação da parceria entre Funai para melhor acesso a estes povos  indígenas aos programas federais. 

Para a técnica do FNDE Larissa Lanza o encontro foi bastante positivo. “Nos estamos em um momento muito favorável para as políticas públicas que tem incidência nas terras indígenas. Há um esforço nas instituições para que a pauta dos povos indígenas seja considerada. As diretrizes curriculares nacionais da Educação indígena estabelecem o regime de colaboração e de respeito as especificidades destes povos. Porém é preciso ouvir suas demandadas e neste sentido este evento está sendo muito positivo”. Afirmou ela. 

Os diretores e professores compartilharam suas experiências e destacaram seus principais problemas tais como acesso às escolas indígenas, da gestão transparente dos recursos, o envolvimento da comunidade escolar e a valorização da cultura e da língua indígena no processo educacional.

Além disso, a plenária abordou a questão do transporte escolar nas aldeias, um desafio enfrentado pelas comunidades indígenas. 

Foram discutidas estratégias para garantir um transporte seguro e adequado aos estudantes, levando em consideração as especificidades territoriais e culturais das aldeias. 

Em termos de desafios foi discutido:  1) Melhorar o acesso aos programs federais e 2)ampliar o diálogo com as comunidades e melhorar a comunicação das instituições para com as Escolas Indígenas. 

O técnico da setor indígena da URE, Professor Carlos Viana, destacou que tanto o PDDE como o transporte escolar par as escolas indígenas são fundamentais. “Este evento reforço a importância de políticas públicas efetivas e da participação ativa das comunidades indígenas. Elas precisam ser empoderadas.  Elas podem e devem estar utilizando estes programas aqui discutidos”, informou ele. Também do setor indígena da URE esteve no evento a Professora Karitânia Araujo. 

A troca de conhecimentos e experiências entre os participantes fortaleceu a rede de colaboração e contribuiu para o aprimoramento das práticas educacionais nas escolas indígenas do Maranhão.

Ao final da plenária, ficou evidente o compromisso da URE Imperatriz em promover a inclusão e o fortalecimento da educação indígena, por meio do diálogo e da valorização da diversidade cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário