“Na
Unidade Regional de Educação de Imperatriz foi realizada uma força-tarefa para mobilização
junto aos gestores escolares para que se garantisse a participação de
grande número de professores que atuam nessas modalidades para os encontros
formativos, a saber Educação Especial, Educação Escolar Indígena, Educação de
Jovens e Adultos e Educação do Campo. Essas ações educacionais estabelecidas
pelo Governo do Maranhão fortalece o ensino público voltado para as modalidades
de Educação no Maranhão”, destaca a Profª Drª Orleane Evangelista de Santana,
gestora Regional de Educação de Imperatriz
Estas
atividades de formação para as modalidade e diversidades educacionais, foram organizadas
e planejadas considerando o cenário atual de pandemia causada pela Covid-19, com
base na Resolução CEE/MA nº 200/2020 que estabelece normas educacionais
complementares para as instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino
do Maranhão, enquanto permanecerem as medidas sanitárias em decorrência do novo
Coronavírus. Foram consideradas também a necessidade de ampliar as discussões e
auxiliar a construção de propostas pedagógicas que consolidem e permitam o
desenvolvimento de competências e habilidades ao estudante e a qualidade da
oferta do ensino nessas modalidades.
Para a Educação Especial, foram três encontros,
com objetivos de promover a diferentes estratégias formativas que possam
atender demandas individuais e coletivas; possibilitar condições de reflexão
para a formação de consenso acerca da política de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva; e contribuir para a construção de elementos
que garantam a constituição de estruturas educacionais com perfil que valorize
e acolha a diversidade, conforme preconiza os objetivos do Programa Escola
Digna.
Para a
Educação de Jovens e Adultos, são 6 encontros, com a última formação no dia 04/06, sendo que os objetivos: promover a formação
continuada dos professores, gestores e coordenadores pedagógicos das 19 UREs na
modalidade à distância; refletir sobre os fundamentos teórico-metodológicos do
Ensino Remoto; e apresentar ferramentas didáticas disponíveis para o Ensino
Remoto.
Para a
Educação Escolar Indígena, foram 6 encontros ao longo deste ciclo, tendo os seguintes
objetivos: promover a formação continuada dos professores, gestores e
coordenadores pedagógicos lotados nas escolas indígenas das UREs de Açailândia,
Barra do Corda, Imperatriz, Santa Inês e Zé Doca, apresentando a organização em
Ciclos de Aprendizagem da Rede Estadual, as ferramentas didáticas disponíveis e
refletindo na perspectiva do Ensino Remoto para o ano letivo de 2021.
Para a
Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola, os objetivos são promover a
melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do
campo e quilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de
professores na perspectiva de formulação de políticas educacionais que
respeitem a diversidade da educação no campo para os povos do campo.
Jornada
Pedagógica
A
Jornada Pedagógica é um importante um espaço coletivo de organização do
trabalho pedagógico, nas instituições de ensino, para a construção do
planejamento do ano letivo. Também é um espaço coletivo de reflexões sobre as
práticas que vêm sendo desenvolvidas na escola, tomadas de decisão e estabelecimento
de metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.
Texto: Aparecida M Prestes - URE Imperatriz
Fonte: CI CIRCULAR Nº 41/2021 – SAGEA/ SEDUC
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