segunda-feira, 31 de maio de 2021

Jornada Pedagógica para as Modalidades e Diversidades Educacionais


No período de 12/05 a 04/06, acontece a Jornada Pedagógica para as Modalidades e Diversidades Educacionais, com atividades de formação para a Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação no Campo, sendo conduzida pela Supervisão de Modalidades e Diversidades Educacionais – SUPMODE. Os encontros formativos acontecem de forma virtual e são transmitidos pelo canal do YouTube da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“Na Unidade Regional de Educação de Imperatriz foi realizada uma força-tarefa para mobilização junto aos gestores escolares para que se garantisse a participação de grande número de professores que atuam nessas modalidades para os encontros formativos, a saber Educação Especial, Educação Escolar Indígena, Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo. Essas ações educacionais estabelecidas pelo Governo do Maranhão fortalece o ensino público voltado para as modalidades de Educação no Maranhão”, destaca a Profª Drª Orleane Evangelista de Santana, gestora Regional de Educação de Imperatriz

Estas atividades de formação para as modalidade e diversidades educacionais, foram organizadas e planejadas considerando o cenário atual de pandemia causada pela Covid-19, com base na Resolução CEE/MA nº 200/2020 que estabelece normas educacionais complementares para as instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino do Maranhão, enquanto permanecerem as medidas sanitárias em decorrência do novo Coronavírus. Foram consideradas também a necessidade de ampliar as discussões e auxiliar a construção de propostas pedagógicas que consolidem e permitam o desenvolvimento de competências e habilidades ao estudante e a qualidade da oferta do ensino nessas modalidades.

 Para a Educação Especial, foram três encontros, com objetivos de promover a diferentes estratégias formativas que possam atender demandas individuais e coletivas; possibilitar condições de reflexão para a formação de consenso acerca da política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; e contribuir para a construção de elementos que garantam a constituição de estruturas educacionais com perfil que valorize e acolha a diversidade, conforme preconiza os objetivos do Programa Escola Digna.

Para a Educação de Jovens e Adultos, são 6 encontros, com a última formação no dia 04/06, sendo que os objetivos: promover a formação continuada dos professores, gestores e coordenadores pedagógicos das 19 UREs na modalidade à distância; refletir sobre os fundamentos teórico-metodológicos do Ensino Remoto; e apresentar ferramentas didáticas disponíveis para o Ensino Remoto.

Para a Educação Escolar Indígena, foram 6 encontros ao longo deste ciclo, tendo os seguintes objetivos: promover a formação continuada dos professores, gestores e coordenadores pedagógicos lotados nas escolas indígenas das UREs de Açailândia, Barra do Corda, Imperatriz, Santa Inês e Zé Doca, apresentando a organização em Ciclos de Aprendizagem da Rede Estadual, as ferramentas didáticas disponíveis e refletindo na perspectiva do Ensino Remoto para o ano letivo de 2021.

Para a Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola, os objetivos são promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores na perspectiva de formulação de políticas educacionais que respeitem a diversidade da educação no campo para os povos do campo.

Jornada Pedagógica

A Jornada Pedagógica é um importante um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico, nas instituições de ensino, para a construção do planejamento do ano letivo. Também é um espaço coletivo de reflexões sobre as práticas que vêm sendo desenvolvidas na escola, tomadas de decisão e estabelecimento de metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.


Texto: Aparecida M Prestes - URE Imperatriz

Fonte: CI CIRCULAR Nº 41/2021 – SAGEA/ SEDUC


Nenhum comentário:

Postar um comentário