As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 foram abertas nesta segunda-feira, 20 de maio. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o próximo dia 31.
O Encceja é o exame que o Inep utiliza para conceder a certificação de ensino fundamental e ensino médio para quem não concluiu os estudos regularmente.
- Ensino fundamental: pessoas com mais de 15 anos
- Ensino médio: pessoas com mais de 18 anos
O participante precisa ter em mãos CPF próprio e documento de identidade, além de endereço de e-mail e número de celular atualizados para a inscrição no Encceja.
Encceja Nacional 2019
O Encceja Nacional será aplicado em 25 de agosto, nos dois turnos. Confira abaixo a divisão das provas conforme o ensino: fundamental ou médio.
ENSINO FUNDAMENTAL
MATUTINO | Ciências Naturais e Matemática | 30 QUESTÕES |
VESPERTINO | Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia |
30 QUESTÕES
|
ENSINO MÉDIO
MATUTINO | Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias | 30 QUESTÕES |
VESPERTINO | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias | 30 QUESTÕES |
Cada prova objetiva do Encceja vai de 0 a 200 pontos, sendo a pontuação necessária para a aprovação de 100 pontos. É possível tirar nota de 0 a 10 na redação, mas os participantes devem alcançar a média de 5 pontos para que sejam aprovados.
Pontuação Para Aprovação no Encceja 2019
Redação: média de 5 pontos
Provas Objetivas: média de 100 pontos em cada área
A data de resultado ainda não foi informada pelo Inep, mas o ensino médio costuma ter suas notas divulgadas em novembro, enquanto a pontuação do ensino fundamental sai em dezembro.
Os participantes que alcancerem a pontuação mínima necessária para a aprovação terão que procurar os institutos federais ou secretarias de educação conveniados ao Inep para a solicitação do certificado.
Quem não conseguir a pontuação necessária em todas as provas do Encceja para a certificação, mas alcançar os pontos necessários em uma ou mais áreas poderá solicitar a declaração de proficiência. Com o documento é possível fazer somente as disciplinas em que a nota mínima não foi alcançada no exame seguinte.
Encceja Exterior e Privados de Liberdade
Brasileiros que moram no exterior podem participar do Encceja Exterior para obtenção de certificados dos ensinos fundamental e médio. Os países conveniados ao Inep são:
Bélgica: Bruxelas
Espanha: Madri e Barcelona
Estados Unidos: Boston, Nova Iorque e Miami
França: Paris
Guiana Francesa: Caiena
Holanda: Roterdã
Itália: Roma
Japão: Tóquio, Nagoia, Hamamatsu
Portugal: Lisboa
Suriname: Paramaribo
Espanha: Madri e Barcelona
Estados Unidos: Boston, Nova Iorque e Miami
França: Paris
Guiana Francesa: Caiena
Holanda: Roterdã
Itália: Roma
Japão: Tóquio, Nagoia, Hamamatsu
Portugal: Lisboa
Suriname: Paramaribo
Privados de Liberdade que cumprem pena no Brasil ou no Exterior também podem conseguir a certificação pelo Encceja. O cronograma ainda será divulgado pelo Inep.
As datas do Encceja Privados de Liberdade e da modalidade Exterior ainda não foram divulgadas pelo Inep. Privados de liberdade terão acesso ao certificado por meio de seus responsáveis pedagógicos. Já para quem mora no exterior, o Inep envia o documento ao Ministério das Relações Exteriores, o qual encaminha para embaixadas e consulados do Brasil nos países que recebem o exame.
Mais informações no site do Encceja e pelo edital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário